Copy
View this email in your browser

Observatório imaginaRIO #32


Dezembro/2021

O Observatório imaginaRIO tem a proposta de monitorar e divulgar as principais notícias, eventos culturais e publicações sobre as temáticas do consumo, dos megaeventos e da cidade, com foco no Rio de Janeiro. Este boletim é uma realização do Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon/UERJ).

Cidade de exceção
 
No artigo "Cidade de exceção: reflexões a partir do Rio de Janeiro", Carlos Vainer aborda como o Rio, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, foi alvo de interesses privados que impulsionaram a transformação de certas áreas da cidade. Um dos objetivos era construir uma imagem positiva do Rio globalmente, apesar da crise econômica local. No trabalho, o Rio é apresentado como uma cidade de exceção, que é uma nova forma de regime urbano no qual as decisões são centralizadas, o poder é personalizado através de lideranças carismáticas e as regulações são flexíveis. Na região portuária, por exemplo, os serviços públicos foram "entregues" a um consórcio empresarial, através de uma parceria público-privada.
O Rio no cinema
 
Escrito por Michelle Sales, o livro Radiografia da metrópole carioca (2009) apresenta um panorama sobre a imagem do Rio no cinema do início do século XX e das produções contemporâneas, como Ônibus 174 (2002). Segundo a pesquisadora, o cinema foi essencial para a consolidação do projeto republicano para a cidade: "o advento do Brasil República, confirmando o Rio como sua capital, instaurou um novo ritmo para a cidade. O passado atrasado ligado à escravidão e à cidade colonial desejou-se esquecido, apagado, a fim de implantar de vez a modernidade e o progresso" (p. 15). A ideia era construir uma nova imagem de uma "cidade maravilhosa", no próprio território urbano (com a reforma de Pereira Passos) e também através das imagens cinematográficas. O livro está disponível para leitura aqui
Painel de graffiti na região portuária
 
edição de 2021 do projeto Rua Walls convidou oito artistas para desenvolverem um painel de graffiti na Avenida Rodrigues Alves, na região portuária. A obra terá 2700 metros quadrados, maior que o Mural Etnias do artista Kobra. Na primeira edição, que aconteceu no ano passado, 18 artistas trabalharam durante 30 dias na produção de diversos painéis espalhados por 1,5 km de armazéns localizados na via. O primeiro painel, que está sendo desenvolvido pelos artistas cariocas OM, Coé, Edaz, Lolly, Loo Stavale, MZ, Plano B e SRC, tem estilo bomb, letras características do universo do graffiti.
Sistema lagunar
 
projeto de limpeza do complexo lagunar da cidade está previsto para sair do papel em dezembro. A empresa Iguá, responsável pelo projeto, atuará na despoluição (remoção de resíduos sólidos e lodo) das lagoas da Barra e de Jacarepaguá e também dos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes. Essa ação mostra-se de grande importância devido à rica fauna presente no local, como capivaras, jacarés e aves migratórias. Segundo ambientalistas, os peixes praticamente desapareceram por conta da poluição.
Réveillon, uma incógnita
 
No dia 4 de dezembro, o prefeito Eduardo Paes havia anunciado em suas redes sociais o cancelamento da festa de réveillon devido ao aumento de casos da nova variante da Covid-19 (Ômicron). No comunicado, ele enfatizou que a decisão foi tomada após divergências entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro sobre as medidas a serem tomadas no evento.

No entanto, hoje (9/12) Paes anunciou em uma coletiva que o réveillon carioca irá contar com 10 pontos de queima de fogos - Copacabana, Barra da Tijuca, Recreio, Flamengo, Ilha do Governador, Piscinão de Ramos, Bangu, Praia de Sepetiba, Parque Madureira e Igreja da Penha. Os shows da virada continuam cancelados. 
Alta na reserva de hotéis para o réveillon
 
O Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) afirma que a reserva de hotéis para o réveillon superou as taxas pré-pandemia. Segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, os principais motivos para esse aumento de procura são a baixa disponibilidade de viagens internacionais, a alta do dólar e o aumento dos casos da Covid-19 na Europa. 
Conferência Rio 2030
 
A cidade do Rio iniciou os preparativos para a Conferência Rio 2030. O evento irá ocorrer em 2030, 30 anos após a ECO-92. De acordo com o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, a conferência ocorrerá em um momento em que o Rio estará ainda mais comprometido com as metas ambientais abordadas na COP26. Duas promessas são a recuperação da Baía de Guanabara e um incremento de 10% de cobertura vegetal no estado do Rio.
Niterói: a cidade mais competitiva do estado 
 
De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Niterói se manteve em primeiro lugar como a cidade mais competitiva do estado. Apesar de ter descido 15 posições da pesquisa no último ano, a cidade fluminense se destacou em três pilares do ranking: saneamento, inovação e dinamismo econômico e capital humano. A pesquisa ainda revelou que Niterói está entre as cidades com os melhores números do país em cobertura de abastecimento de água, coleta de resíduos domésticos, tratamento de esgoto e destinação do lixo. Para saber mais, clique aqui.
Rio Trends

Entre os dias 1 e 30 de novembro, os assuntos pesquisados no Google relacionados ao Rio de Janeiro que estiveram em ascensão foram: "Montevidéu - Capital do Uruguai", "Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro", "Bradesco - Banco", "Decolar - Empresa" e "Goiânia - Município em Goiás".
Para curtir na cidade
 
• O festival CINEESPORTE acontece entre os dias 15 e 20 de dezembro no CCBB.
•  A exposição "O Legado de Giorgio Morandi" apresenta obras inéditas do artista italiano no Brasil. No CCBB, de 15 de dezembro a 21 de fevereiro.
• No dia 11 de dezembro (sábado), às 18h, vai rolar a #Roda Cultural do Vidigal  no Mirante do Cantão do Vidigal.
Chamadas abertas
A revista DESIDADES convida pesquisadores e profissionais para a submissão de artigos científicos para a seção temática "Bebês". O prazo para envio de artigos é até 28 de fevereiro.
A revista Organicom está com chamada aberta para o dossiê Relações dialogais, vulnerabilidades e resistências no ambiente interno das organizações. A submissão de artigos vai até o dia 29 de janeiro. 
Gostou? Então assine o boletim e convide a galera.
Email
Facebook
Instagram
Twitter
LinkedIn
Website
Spotify
SoundCloud
YouTube
© Laboratório de Comunicação Cidade e Consumo (Lacon) 
 Rua São Francisco Xavier, 524 - 10º andar - Bloco A - sala 10.001 · Maracanã · Rio de Janeiro, RJ 20550-013 · Brasil 

Não gostaria mais de receber nosso boletim? :(
Clique aqui para se desinscrever da lista.






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Observatório imaginaRIO · R. São Francisco Xavier, 524, 10º andar - Sala 10001 · Rio De Janeiro, Rj 20010-000 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp