Copy
View this email in your browser

Podemos gostar de reuniões familiares festivas, mas também as podemos considerar verdadeiramente stressantes. E então quando a elas se junta a época do Natal……
Como é que vamos sobreviver ao Natal?  

Quantas vezes os nossos desejos para a época do Natal e a realidade se encontram a uma distância enorme? Stress, ansiedade, compras, azáfama, multidões, trânsito, correrias…. Será que estamos verdadeiramente a viver o Natal? Será que estamos a usufruir e a deixarmo-nos levar pelo que o momento presente nos pode oferecer? E se experimentarmos estar Mindful e permitirmo-nos saborear esta época natalícia e sentir estes momentos sem juízos ou avaliações?
Há sempre novas sensações e se lhe dedicarmos a nossa atenção e,  o nosso olhar curioso,  percebemos toda a sua riqueza. Experimente!
Tenha um Natal Presente, um Natal Consciente e ligue-se ao que é importante. Também as suas crianças beneficiam com a prática de Mindfulness e do cultivar de uma atenção voltada para o momento presente. E a propósito de crianças, o seu filho ainda escreve cartas ao Pai Natal? Até quando é que pode acreditar que o Pai Natal existe? Não há uma idade certa, verdade? Afinal acreditar no Pai Natal faz também parte da magia de toda esta época.
Bem sei que é fácil falar, dizer para parar, para usufruir, para prestar atenção mas,  há tanto para fazer, tanto que esperam de nós, tanto a que nos comprometemos.... As prendas para comprar, a ceia para organizar e tanto que falta fazer porque tanto adiamos, tanto procrastinamos. Não haverá solução?
Que cansaço, tanto stress! É-lhe familiar? Imagino que sim. No entanto o Natal não tem que ser uma época de stress. E sim, eu sei, eu sei que nem sempre apetece viver o Natal, como dizem que é suposto. Como o quer viver? Procure as respostas onde elas estão. Pergunte-se: O que quer hoje? O que precisa para se sentir bem? O que quer para si? O que precisa dos outros? Que necessidades está a satisfazer? As suas ou as dos outros? Nesta quadra proponho que dê tanto a si próprio quanto dá aos outros. Que tal, parece-lhe bem?
E quando não é assim que se vive o Natal? E se estiver deprimido nesta época festiva? E se neste Natal estiver sozinho?
Não fomos feitos para estar sozinhos e no Natal, que se celebra habitualmente em família, é ainda mais difícil! Crie o seu próprio Natal e festeje, festeje a vida e as pequenas ou grandes coisas de que está grato. Esta é uma época em que se pretende manter vivo o espírito de partilha, compaixão, generosidade e respeito. Como os pode trazer à sua vida? Como os pode viver? Experimente entregar-se a esta magia, “Afinal de contas é Natal”.
E porque Natal também é alegria e divertimento deixo-lhe aqui dois jogos para fazer em família com miúdos e graúdos:
Jogo de Memória
Junte alguns acessórios de Natal e coloque-os numa bandeja.
Forme duas equipas e mostre-lhes os objetos durante 30 segundos. Tape a bandeja e retire dois dos objetos.  Ganha a equipa que adivinhar os objetos em falta.
Caça ao Tesouro.
Esconda alguns objetos de Natal pela casa. Preparar , estar pronto.....  agora é só partir à descoberta. Ganha quem encontrar o maior número de objetos.
Ainda não chegámos ao Natal e já estamos também a pensar no fim do ano, no balanço  dos últimos 12 meses e a pensar no que fizemos bem, o que alcançámos, e quais as nossas frustrações. Vem aí um ano novo que queremos limpinho e radioso com novas decisões, novos planos, novos sonhos. E como foi o seu ano? Portou-se como um Super-herói ou um Pai Natal?
Como quer recomeçar a partir daqui? Deixamos-lhe aqui 8 resoluções parentais. Aceita a proposta?
Não o quero stressar com mais informação. Despeço-me aqui com um vídeo,  uma canção e um Feliz Natal para si e toda a familial
 
Estaremos deste lado, preparados para dar resposta àquilo que melhor responde às suas necessidades e aos seus desafios.
Por agora é tudo. Não lhe quero roubar mais momentos de prazer com a azáfama do seu Natal.
 
Receba o meu  abraço e de toda a equipa da Oficina de Psicologia
Twitter
Facebook
Website
Copyright © 2019 Oficina de Psicologia, All rights reserved.
Está a receber este email porque tem interesse em temas de Psicologia e quer manter-se actualizado em relação às ofertas e oportunidades especiais da Oficina de Psicologia

A nossa morada principal
Oficina de Psicologia
Rua Pinheiro Chagas, 48, 4 andar
Lisboa 1050-179
Portugal

Add us to your address book

actualizar preferências ou remover o contacto.






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Oficina de Psicologia · Rua Pinheiro Chagas, 48, 4 andar · Lisboa 1050-179 · Portugal