Copy
ano XXXI • 23 janeiro 2022 • nº 1478
Tempo Comum • 3º Domingo

Somos o povo do Deus Vivo!

Temos passado por um longo e difícil tempo de pandemia. Quantas ameaças, dúvidas, fobias, ansiedades foram despertadas. Nesse tempo conturbado, até momentos de solidão chegaram a apertar o coração. Mas, apesar de tudo isso, sempre tivemos a certeza da poderosa presença do Deus Vivo. Hoje, quero relembrar que como Povo De Deus, temos um Deus que é vivo e atuante. Um Deus que cuida e nos fortalece e as lutas da vida não diminuem em nada sua glória e amor.

Moisés, mesmo no deserto em tempos de luto, aprende sobre o Deus Vivo e age das seguintes formas:

1. Deus não se esquece da história de Moisés

Moisés já estava morto, mas Deus continua no trono. – v. 2 A obra continua, a história continua, e Deus honra seus servos.

Mesmo Moisés já morto, a promessa não morreu. Deus é Senhor, mesmo que a morte nos alcance. A morte levou Jesus, mas o Mestre não ficou preso na morte, Ele ressuscitou e voltará. A promessa do Deus Vivo permanece.

1 Cor. 15:19 - “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”

Sendo assim, precisamos assumir o nosso papel como povo de Deus. Isso é estar dispostos a viver por Cristo. Às vezes, damos desculpas, dizendo para Deus que não estamos preparados para cruzar o nosso Jordão e tomar posse da terra prometida. E nos esquecemos de que a promessa está firmada no poder do Deus Vivo e não em nossas condições e forças para continuar.

2. Moisés morreu, mas o projeto do Reino Permanece – v. 2

João Wesley disse: “Senhor, dá-me 100 homens que não temam outra coisa senão o pecado, não amem ninguém mais do que a Deus, e eu abalarei o mundo”.

Ashbell Green Simonton ao morrer aos 34 anos disse para sua irmã: “Deus levantará os seus próprios instrumentos para continuar a sua obra.”

Pessoas morrem, mas o Reino permanecem.

  • v. 2 - Dispõe-te - o Senhor já deu a terra, basta seguir em frente.
  • v. 3 - Deus nos dá um novo tempo, OU FICAMOS NO DESERTO OU SEGUIMOS PARA A TERRA PROMETIDA

O deserto estéril não é o nosso paradeiro, é preciso seguir em frente. No máximo o deserto é lugar de passagem e preparo.

Josué ainda não sabia como e o que fazer, mas ele precisa olhar o deserto pelo retrovisor, e olhar para promessa do Senhor. O Jordão precisa ser atravessado, passo a passo. Se você não se posicionar, ficará amargando no deserto.

3. As cidades fortificadas precisam ser conquistadas - v.5

Alguém já disse: “A luta é grande e a derrota é certa.” Opa! Tem algo errado aqui. Deus não nos chamou para passear com os inimigos, mas para vencê-los.

Sempre existirão batalhas que deverão ser travadas, em campos de batalha, não em campos de passeio. Veja como a Palavra de Deus sempre nos foi clara sobre essa questão:

  • Bíblia King James Atualizada - “Aquele que vos chama é fiel, e Ele também o fará.” - 1 Tess. 5:2
  • Is. 54:17 - “Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justificação que de mim procede, diz o Senhor.”

Precisamos assumir o que Cristo já fez na Cruz. O preço foi muito alto, para agora andar de marcha ré e viver a retroceder. Podemos até reconhecer que não podemos nada, mas é preciso afirmar:

  • Fil. 4:13 - tudo posso naquele que me fortalece
  • Gál. 2:20 - “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”
  • Heb. 12 - “olhando firmemente para o autor e consumador de nossa fé.”

4. O tempo de agir é agora - v. 6-7

A vida não é um ensaio. As pessoas não assistem ensaios, mas sim apresentações. A vida não espera, a vida segue, a vida acontece.

Não dá para lutar no deserto, e parar na porta da terra prometida. Ledo engano pensar que desistir é o melhor. A vida  não se repete. A vida não espera. O que você precisa fazer, deve fazer agora é seguir em frente e enfrentar o que for preciso.

Precisamos lembrar lembrar que a vitória vem de Deus, mas somos nós que atravessar o Jordão. Precisamos desromantizar a vida, pois entre a promessa e a terra prometida há um Jordão

Entre nós e os nossos sonhos há sempre um Jordão. Sempre haverá um Jordão a atravessar para tomarmos posse da terra prometida. 

5. Temos a Revelação da vontade do Deus Vivo - v. 8

Não há vitória sem luta. Deus nos promete força e consolo e não ausência de lutas e até lágrimas. A Palavra nos orienta e nos fortifica e passar o Jordão.

Charles Spurgeon

Ele sempre exerceu suas múltiplas atividades quando estava doente. Sofria de gota e atravessava crises terríveis de depressão. Houve época em que sua saúde se achava tão abalada que teve de passar a maior parte do tempo no sul da França para se recuperar. Sua esposa, que ficou inválida após o nascimento dos filhos gêmeos, também superou suas limitações . Embora paralítica, ela dirigiu da cama, um trabalho pioneiro de distruibuição de livros do seu marido. Com 20 anos Spurgeon atraía pessoas de longe para ouvi-lo. Então decidiu construir um templo para 5.500 pessoas. Chamou sua liderança e disse que, se alguém duvidasse de que Deus poderia realizar aquele plano, que saísse. 23 líderes de Spurgeon o deixaram e só ficaram 7. Veja o Jordão de Spurgeon. Ele levou o seu sonho adiante com aqueles 7 líderes. Construiu o templo e durante 30 anos, lotou manhã e noite o Tabernáculo Metropolitano de Londres.

As Palavra de Deus nos ajuda a discernir a visão de Deus para nossa vida. Portanto, abra a sua Bíblia:

a) Medite (v. 8) – Quando? Dia e noite.
b) Faça (v. 7-8) – Como? Não se desviando nem para direita…
c) Fale (v. 8) – De que forma? Sem cessar.
d) Conquiste (v. 8b) – Sucesso e prosperidade.

6. Foi o Deus vivo que te chamou e te capascitou - v. 9

Nos versos 6,7 e 9, Deus falou três vezes para Josué ser forte, ter coragem e renovar o ânimo.

Deus sabia que o desânimo é algo contagioso e poderia contaminar todo o povo. Foi por causa dele que toda uma geração morreu no deserto. Sem ânimo ninguém se levanta na crise.

Sem ânimo ninguém cruza o Jordão. Sem ânimo ninguém enfrenta o inimigo. Sem ânimo ninguém toma posse da terra prometida.

Sem coragem, até podemos ter visão, mas não sairemos do lugar.

Quem passa o Jordão é quem crê corre riscos, quem confia e sai para batalha em nome do Senhor, quem crê no Senhor vence os Golias, os desertos, os rios da vida. Josué ganhou tremendas batalhas. Ele pode até ter sentido medo, mas confiou que do Senhor viria a vitória.

O desânimo nos impede de cruzar o nosso Jordão. O que é que te desanima hoje?

O ânimo precisa ser cultivado no coração. O texto nos mostra que o ânimo é gerado no coração de 3 formas:

a) O que produz o ânimo é a promessa de Deus – v. 6 “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento prometi dar a seus pais”.

b) O que gera o ânimo é agir de acordo com a vontade de Deus – v. 7 “…”. O ânimo é resultado da obediência.

c) O que mantém o ânimo é a consciência da presença de Deus – v. 9: “Porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Deus oferece a Josué uma base histórica para a sua confiança: “Assim como fui com Moisés, assim serei contigo” (v. 5). Deus também oferece a ele sua presença contínua e manifesta: “Eu serei contigo, eu não te desampararei”.

Sim, os tempos estão difíceis e longos, mas Deus não saiu do trono glória, e não deixar de cuidar de cada um de nós:

SOMOS O POVO DO DEUS VIVO!

Pastor Carlos Oliveira

A Vida Nova está presente para amar e apoiar os membros da nossa comunidade, seguindo o modelo de Cristo (Mc 12.29:31). Como Pastor dessa Igreja quero orar por você e com você. Não hesite em contactar-me quando precisar de cuidados, seja uma palavra de encorajamento ou apoio em um período de incertezas. Estou à disposição para visitar os enfermos, em casa ou no hospital. Que Deus nos abençoe!

Pr. Carlos Augusto
pastorcarlos71@gmail.com
(11) 97030-5731

Agenda Semanal

quartas
    20h30    Conexão da Fé na página www.facebook.com/ipividanova
quintas

    15h00    Reunião de Oração via whatsApp
sábados

    14h30    Impacto
    17h00    Escola Bíblica Jovens
domingos
    9h30    Culto online na página www.facebook.com/ipividanova

Agenda online em www.vidanovaonline.com.br/agendaonline
 

Datas Comemorativas

25/janeiro (ter.)
Adoção, em 1987, pelo Supremo Concílio, da atual logomarca da IPIB.
28/janeiro (sex.)
Organização, em 1999, da Assembleia Geral da IPIB, substituindo o antigo Supremo Concílio.
29/janeiro (sáb.)
Aprovação, em 2007, da reforma das Ordenações Litúrgicas pela Assembleia Geral da IPIB.

Chave PIX

68486737000108

Atualização Cadastral

Estamos disponibilizando a Ficha de Atualização Cadastral que todos os membros precisam preencher por solicitação do presbitério.
Ela pode ser preenchida online através do link http://bit.ly/atualizaDadosIPIVN ou com um dos diáconos no domingo.

Mais informações em

website
website
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Instagram
Instagram
Email
Email
PodCast (Spotify)
PodCast (Spotify)
CONTATOS
+55 (11) 5542-7131
www.vidanovaonline.com.br
vidanova@vidanovaonline.com.br
IPI Vida Nova
Rua Princesa Isabel 1123
Sao Paulo, SP 04601-002
Brazil

Adicione o nosso contato na sua agenda de endereços
OFICIAIS

    Pastor
       Carlos Augusto Prado de Oliveira
    Presbíteros
       Alexandre do Vale Bon
       Marcelo Augusto Pessoa
       Paula Fava Bon
       Romeu Borges Júnior
       Stelleo Passos Tolda
Copyright © 2022 IPI Vida Nova, Todos os Direitos Reservados.


Deseja alterar como receber seus emails?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber esses e-mails.

Email Marketing Powered by Mailchimp