Copy
Clique para ver no navegador
1 de abril de 2022

Água contaminada, McDonald's na mira e outros descalabros

Em março, a Repórter Brasil publicou uma série de reportagens denunciando como o descaso do atual governo e de diversos órgãos públicos está colocando em risco a saúde da população.

Revelamos que a água tratada que sai da sua torneira pode carregar agrotóxicos e outras substâncias químicas e radioativas. Está tudo detalhado no Mapa da Água, uma ferramenta simples em que você pode consultar seu município e checar se houve fornecimento de água imprópria entre 2018 e 2020. As informações são de testes feitos pelas próprias empresas de abastecimento e enviados ao Sisagua, banco de dados do Ministério da Saúde.

Nossa equipe fez várias descobertas a partir desses dados. Uma delas mostra como uma em cada quatro cidades que fizeram testes encontraram substâncias acima do limite fixado pelo Ministério da Saúde. E pior: o risco de câncer e outras doenças crônicas é maior para quem bebe, de forma contínua, o líquido com subprodutos do cloro.

Ainda na área de saúde pública, revelamos dados inéditos mostrando a queda histórica na vacinação infantil, o que abre caminho para retorno de doenças já erradicadas. A pandemia prejudicou a aplicação de todas as vacinas do calendário pediátrico. Assim, o recomendado por especialistas era reforçar as campanhas de vacinação, mas isso não foi feito. Nosso levantamento aponta que o governo de Jair Bolsonaro (PL) reduziu pela metade as verbas para campanhas incentivando a imunização. A decisão ajudou a levar o país à pior cobertura vacinal em 3 décadas. Mostramos ainda como lentidão do governo faz com que pacientes do SUS fiquem sem acesso a remédios eficazes contra a Covid.

Violência e trabalho escravo no campo: quem são as vítimas?

A fazenda São Sebastião, em Cidelândia, Maranhão, foi palco de dois crimes: tentativa de assassinato e trabalho escravo. Ao cobrar uma dívida trabalhista do patrão, um funcionário foi baleado. Mas ele sobreviveu e, após sua denúncia, autoridades resgataram outros três trabalhadores em condições análogas à escravidão. Com a repercussão das denúncias, a Suzano, empresa do ramo de papel e celulose, anunciou rompimento de contrato com a fazenda.

Mostramos ainda como crianças e adolescentes também são alvos da violência no campo. Análise inédita aponta que 2021 foi o ano mais violento para filhos de lideranças rurais em 5 anos, com 68 casos de agressões, ameaças e estupros.

Fast food com desmatamento ilegal e trabalho escravo

Para fechar março, publicamos a reportagem ‘McDonald’s tem fornecedores ligados a desmatamento ilegal e trabalho escravo’. Uma investigação inédita mostrou que a rede de fast food tem fornecedores com histórico de desmatamento, queimadas, trabalho precário e até mesmo uso de mão-de-obra escrava. 

Nosso relatório ‘McDonald's: as pegadas de um gigante’ aponta os impactos associados à carne bovina, ao café, à soja e à laranja utilizados pela empresa em seus restaurantes. A investigação engloba produtos vendidos no Brasil, mas também as operações da rede de fast-food em outros países das Américas, na Europa e na Ásia.

Outras denúncias feitas pela Repórter Brasil em março

Apoie o jornalismo independente 

Repórter Brasil investiga e denuncia trabalho escravo, conflitos socioambientais e violações de direitos humanos em grandes reportagens que dão visibilidade aos mais vulneráveis do país. Em duas décadas, nossas investigações e documentários ganharam mais de 20 prêmios. Basta um clique para doar qualquer valor, seja com uma contribuição mensal ou única. Obrigada! 

Apoie o jornalismo investigativo da Repórter Brasil
Quer receber a newsletter da Repórter Brasil? Cadastre seu e-mail aqui. Não custa nada.
Website
Twitter
Facebook
Instagram
YouTube






This email was sent to <<Endereço de e-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Repórter Brasil · Rua Bruxelas, 169 · Sumaré · São Paulo, SP 01259-020 · Brazil