Copy
ECO Economia Online
Flávio Nunes

ECO Tecnologia

por Flávio Nunes, Editor

Funding secured


Elon Musk quer o Twitter. Depois de comprar mais de 9% da rede social no início do mês, tornando-se no principal acionista da empresa, o fundador da SpaceX, que também é líder da Tesla, ofereceu 43 mil milhões de dólares pela totalidade da companhia.

Os mercados receberam a notícia com alguma desconfiança. Desde o anúncio da proposta, as ações do Twitter ainda não atingiram os 54,20 dólares que Musk oferece por cada uma. Mas estão lentamente a aproximar-se dessa fasquia.

Ainda assim, o desconto indicia que alguns investidores têm dúvidas de que ele consiga mesmo tirar este coelho da cartola. O desfecho da oferta é, por isso, totalmente imprevisível, tal como o comportamento do próprio Musk.

Por exemplo, depois de anunciar a entrada no capital do Twitter, a empresa ofereceu-lhe uma cadeira no Conselho de Administração. Elon Musk aceitou. Dias depois, recusou.

Também existem alegações de que o gestor terá violado o código dos valores mobiliários ao não revelar atempadamente a sua posição na empresa. Com isto, terá poupado alguns milhões de dólares na compra de ações, sem que o mercado soubesse o que se estava a passar.

Os fãs mais acérrimos de Musk não têm dúvidas de que, não tarda, o Twitter será dele (afinal, se o homem mais rico do mundo não consegue comprar tudo o que quer, de que serve ser assim tão rico?). A realidade é um pouco mais complexa do que isso: apesar do património de Musk estar avaliado em mais de 260 mil milhões de dólares, não é fácil encontrar a liquidez necessária para completar este tipo de operação.

Esta quinta-feira, Musk voltou a surpreender, garantindo que tem financiamento assegurado no valor de 46,5 mil milhões. Deste montante, 33,5 mil milhões será dinheiro do próprio, parte em dívida, parte em capital.

Terá mesmo? A pergunta não é descabida. Basta lembrar o tweet polémico de Musk, no qual garantia, em 2018, ter “financiamento assegurado” (funding secured) para tirar a Tesla da bolsa. Isso veio a revelar-se falso - anos depois, a fabricante automóvel ainda está na bolsa. Por isto, Musk e a Tesla tiveram de pagar uma multa de 20 milhões cada um, o que, visto à escala do CEO, são apenas trocos.

Por fim, para que quer Musk o Twitter? Apesar de ainda não ter apresentado formalmente uma estratégia, o gestor tem feito críticas ferozes à atual administração e à política de moderação de conteúdos da rede social.

Esta semana, Musk prometeu "lutar" contra os bots (contas automatizadas que publicam mensagens em massa, nem sempre agradáveis de ler), um dos grandes flagelos da plataforma. Mas o investidor também se diz um "fundamentalista da liberdade de expressão". Lido assim, parece uma causa muito nobre, mas levanta sérias questões do ponto de vista do assédio e do discurso de ódio na internet.

Para quem está de fora, talvez o melhor seja esperar para ver. A única certeza parece ser a de que a compra do Twitter por Musk não é, para já, trigo limpo, farinha Amparo.

 

 
____
 
Pub

Tecnologia

​​​​​​

Afinal, o que se passa com a Netflix?

Plataforma de streaming foi castigada pelos investidores e perdeu mais de um terço do seu valor em apenas um dia. Crescimento das assinaturas está ameaçado pela partilha de contas e saída da Rússia.

Uma novidade

​​​​​​

Novos serviços Meo desentopem canos e até dão banho ao cão

Meo Care é a mais recente novidade da Altice. São cinco pacotes de serviços - Casa, Animais, Saúde, Seniores e Tecnologia - que, através de uma mensalidade, ajudam nas coisas básicas lá de casa.

Mobile

​​​​​​

Net móvel é mais rápida nos Açores e mais lenta no Algarve

Dados da Anacom, extrapolados dos testes dos próprios utilizadores, indicam que a região dos Açores registou os débitos de download mais altos do país, enquanto o Algarve teve o pior resultado.

Siga-nos

Follow us on Facebook    Follow us on tiwter    Follow us on Linkedin   

ECO - Economia Online

Av. Dom Carlos I, nº 44 2º

1200-649 Lisboa


Está a receber esta newsletter depois de a subscrever em http://www.eco.pt.

Copyright © 2022 Swipe News, S.A., Todos os direitos reservados.

cancelar subscrição desta newsletter    alterar preferências de subscrição