Copy
View this email in your browser
NEWSLETTER DA COORDENAÇÃO DO ENSINO PORTUGUÊS NO REINO UNIDO E ILHAS DO CANAL - MARÇO - 2021-2022
NOTÍCIAS DA COORDENAÇÃO
Inscrições 2022-2023



 
Estão abertas as inscrições para as aulas de português, para o ano letivo de 2022-2023, até ao dia 30 de Abril.
Veja aqui como inscrever o seu educando: www.e-portugues.co.uk/cursos/.
Para mais informações, contacte cepe.reinounido@camoes.mne.pt ou info@e-portuguese.co.uk.

Veja aqui o vídeo:
https://sites.google.com/view/epe2021/videos#h.q8g6vui4tic1
Escola La Retraite oferece apoio para alunos cuja língua materna não é o inglês

Inês Alves Martins, ano 11, Escola La Retraite, ensino integrado, aluna da professora Helena Ferreira
Dyslexia Show 2022
 
A Coordenação de Ensino Português no Reino Unido e Ilhas do Canal esteve representada pela professora Vanda Araújo no maior evento europeu especializado na área da dislexia. O ciclo de conferências teve lugar em Birmingham, nos dias 25 e 26 de março, e envolveu um conjunto abrangente de profissionais do ensino e de investigadores na reflexão sobre a prática letiva e o impacto da dislexia na aprendizagem das crianças e jovens.
 
AS NOSSAS ESCOLAS
St Joseph´s Federation of Catholic Infant and Nursery Schools

As aulas de português na escola St Joseph's Federation decorrem todas as terças e quintas feiras, em duas modalidades: ensino integrado e ensino paralelo. O ensino integrado está disponível para os alunos do ano 1 e ano 2.  O ensino paralelo está dividido em duas turmas, da Reception ao ano 2 e do ano 3 ao ano 6. As aulas para os alunos mais novos decorrem todas as terças-feiras e as aulas para os alunos mais velhos decorrem todas as quintas-feiras. Ambas das 15.15 às 17:00, com a professora Teresa Rodrigues. Nas aulas de língua e cultura portuguesas os alunos aprofundam os seus conhecimentos linguísticos, bem como o seu conhecimento e relação com a cultura portuguesa. Os alunos mais velhos também se preparam para os exames de certificação do Instituto Camões. 

 Para mais informações contacte-nos por e-mail para:
NAS NOSSAS AULAS ACONTECE:
Trabalhos sobre o Dia Mundial do Livro e o Dia Mundial da Poesia
 
O Capuchinho Vermelho no século XXI.

Todos conhecem a história da Menina do Capuchinho Vermelho, uma famosa história parada no tempo. Mas como seria se a Menina saltasse do seu livro antigo para os dias de hoje? Desmaiava de espanto? Entusiasmava-se com o mundo atual? Encontraria algum lobo? Esta semana, na Wyvil Primary School, para celebrar o World book day, os alunos fizeram uma viagem com a Menina do Capuchinho Vermelho e ADORARAM!






Professora Cristina Oliveira com os seus alunos da Wyvil Primary School



 

Mariana Machado, ano 9, Escola La Retraite, ensino paralelo, aluna da professora Helena Ferreira



Letícia Gouveia, ano 9, Escola La Retraite, ensino paralelo, aluna da professora Helena Ferreira


 


Isabella Pereira, ano 8, Escola La Retraite, ensino paralelo, aluna da professora Helena Ferreira



Aluno do professor Pedro Marques
Trabalhos sobre outros temas

Alimentação - Espetadas de frutas


https://eportugues-my.sharepoint.com/personal/isabel_matos_e-portuguese_co_uk/Documents/Attachments/Espetadas%20de%20fruta.mp4

Turma de Rouge Bouillon, alunos da professora Isabel Matos


Texto sobre um dos países lusófonos - Brasil



Mariana Machado, ano 9, Escola La Retraite, ensino paralelo, aluna da professora Helena Ferreira


Dia da Mulher


Trabalhos feito por Olivia, A1, Leonardo A2 e Ana B1, das escolas Prendergast Vale e St. Claudine´s, alunos da professora Paula Vila cova


Daniel Vicente, da Escola St. Thomas More, Wood Green, aluno da professora Fernanda Shepherd


Natalie, ano 7, Bolder Academy, aluna da professora Fernanda Shepherd


Dia do pai


Maria Wightman, A1, Escola St. Thomas More, Wood Green, aluna da professora Fernanda Shepherd


Emilia Hunt, A1, Escola St. Thomas More, Wood Green, aluna da professora Fernanda Shepherd

Primavera

Caça ao tesouro na natureza

Dália e Beatriz, St. Christopher´s Church, Cheam, alunas da professora Sónia Brites


Alunos da Reception, ano 1 e 2, Escola St. Joseph´s Federation, alunos da professora Teresa Rodrigues

Família e corpo humano


Carlos Nóvoa, 8 anos, Manchester Communication Academy, aluno da professora Margarida Sousa


Grace Esgaio, 8 anos, Manchester Communication Academy, aluna da professora Margarida Sousa

Solidariedade com as crianças da Ucrânia


Alunos da Escola de Grainville, Jersey, da professora Dorinda Barros

Coroas de paz para a Ucrânia

Alunos de Jersey, da professora Graça Rodrigues
ESTUDOS DE CASO

"Como aproximar a comunidade das aulas de Língua Portuguesa?"

Parece impossível, mas mesmo numa pequena ilha, grande parte da população portuguesa emigrante em Jersey desconhece que existem aulas de língua e cultura portuguesas nas escolas primárias e secundárias. Colocar cartazes em cafés e supermercados portugueses a anunciar as aulas poderia resolver este desconhecimento..., poderia..., mas não tem sido suficiente.
Uma solução passa por levar o professor e os alunos até às grandes organizações de emigrantes, aos jantares, às festas populares, aos espetáculos comemorativos do dia de Portugal e do dia da Madeira. São oportunidades para mostrar  o que se faz nas aulas, mostrar o orgulho de falar, declamar, cantar na língua de Camões, esse poeta de que muitos já ouviram falar, mas que poucos ligam aos descobrimentos dos navegadores portugueses.
É importante que o professor também se envolva nas organizações dos eventos, que dê relevância à expressão “professor de português”, para que leve a grande comunidade madeirense a pensar, a perguntar “professor de português? Não sabia que havia aulas de português na ilha, que engraçado”.
Vamos então colocar algumas imagens nestas palavras, para que o caro leitor visualize esta proximidade. No dia de Portugal, Camões e das Comunidades portuguesas, alguns alunos dos ensinos primário e secundário declamam poemas. A BBC Radio Jersey associou-se a esta comunhão entre população e crianças inscritas nas aulas do Instituto Camões e patrocinará este ano de 2022 a entrega de taças aos melhores alunos de cada professor. Será a união perfeita para a divulgação do ensino português: a comunidade, os alunos e a imprensa a promover e a divulgar oficialmente essa união.
Levar os alunos a cantar é mais difícil, mas o impacto será grande na comunidade, que não deixará de sentir o orgulho a correr nas veias e o coração a bombear mais intensamente.  Este ano, o mais difícil está feito: foi criado um coro de jovens alunos de português de várias escolas. A primeira exibição será no dia 5 de maio, dia Mundial da Língua Portuguesa, e dia de um evento promovido pelo governo de Jersey para lançar o novo projeto para dar mais apoio ao estudo das várias línguas faladas nesta ilha do Canal da Mancha. Este coro irá atuar também na festa do Dia Nacional da Madeira, a 2 de julho.
“Quem são eles? Alunos de português ´after school´? Não sabia. Tenho de ver como inscrevo os meus filhos.” Estas poderão ser as questões de muitos aqueles que assistem. E são muitos. Cerca de 20% da população da ilha é de origem portuguesa, principalmente da ilha da Madeira.
O professor também tem esse papel de aproximar a comunidade à escola, de dar mais cor às frases, às apresentações, às intervenções. É isso que, enquanto professor em três escolas secundárias da ilha, tenho feito. Tenho dado a cara, a voz, veiculado a língua portuguesa e aproveitado para promover as aulas, as inscrições, as renovações das aulas do instituto Camões, tanto em eventos organizados pela comunidade, como através de um boletim de notícias quinzenal em língua portuguesa, na BBC Radio Jersey.
Serão estas ideias que aproximam a comunidade às aulas de português? Acredito que sim. Será essa proximidade o suficiente para trazer mais alunos para aprender português? Acreditamos que sim; no entanto, a última palavra é dos pais. Então pais, vamos contribuir para que a língua portuguesa continue a ser falada pelos vossos filhos, netos, bisnetos e gerações seguintes. Não deixemos os laços culturais e linguísticos morrerem. Nós não temos vida eterna, mas a língua e a cultura podem ter.

Texto do professor Rui Pires, Jersey (Escolas Haute Vallée, Le Rocquier e Hautlieu


Festa da Comunidade Portuguesa comemorativa do dia de São Valentim, em fevereiro de 2022

SUGESTÕES DE LEITURA
Crianças:
Tudo tão grande, Canção cada vez maior
de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho

Porque ficamos cada vez maiores ?
De onde virá a vontade de crescer ?
Será dos dias grandes ?  Das luas e das marés ?
Será do sol ?  Ou da montanha imensa ?

(Que grande mistério !)

Adolescentes:
Leva-me contigo
de Afonso Reis Cabral

A Estrada Nacional 2, com os seus quase 739 quilómetros, é a maior de Portugal e uma das maiores do mundo. Atravessa Portugal de Chaves a Faro, numa linha contínua que não é feita só de asfalto. Estrada mítica e com identidade própria, é o mais belo caminho para conhecer as pessoas, as paisagens - o País, em suma. O escritor Afonso Reis Cabral - autor dos romances O Meu Irmão (vencedor do Prémio LeYa) e Pão de Açúcar - decidiu percorrê-la a pé.Durante vinte e quatro dias, completamente sozinho, deixou que a estrada o guiasse: cruzou montanhas e planícies, mergulhou em rios, caminhou debaixo de tempestades e sob o sol ardente. Mas sobretudo parou para conversar com quem encontrava. No fim de cada dia, publicava na sua página de Facebook um diário escrito no telemóvel relatando os principais eventos da viagem. Com milhares de leitores, comentários e partilhas, os seus textos geraram grande entusiasmo.

Adultos:
O mais belo fim do mundo
de José Eduardo Agualusa

Entre 2018 e 2021, o que mudou na nossa vida, o que transformou — para o melhor e para o pior — o nosso mundo? Neste livro, José Eduardo Agualusa reúne contos, crónicas e apontamentos diarísticos escritos (e publicados na imprensa brasileira e portuguesa) durante esse período. São textos que refletem os tempos estranhos, convulsos e um tanto misteriosos que temos vivido, ao mesmo tempo que procuram lançar alguma luz sobre os dias que ainda não chegaram. O Mais Belo Fim do Mundo divide-se entre crónicas, contos e textos onde se fica nesse limite entre a atualidade e o futuro, entre o passado e os tempos em que refletimos sobre ele. Assim, há a memória de livros que despertam uma recordação, viagens interestelares, pastores no deserto, árvores, filmes e música, vidas de escritores, a memória da covid, cidades que não se esquecem, generais que não gostam de guerra, gatos, a presença de pessoas cuja vida dava para um romance, viagens que já são impossíveis, hipopótamos no mar, medos que esvoaçam como fantasmas. Uma ideia sobre como, apesar das tragédias, o mundo não termina.

Facebook
Website






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
education · 11 Belgrave Square · City Of Westminster, London SW1X 8PP · United Kingdom

Email Marketing Powered by Mailchimp