Copy
23 | SETEMBRO | 2022

Ao escrever A matemática é política, a italiana Chiara Valerio pareceu se antecipar aos acontecimentos dessa semana.

Ao longo do livro, Valerio descreve as semelhanças entre a matemática e a democracia. A autora afirma que “a disciplina não admite princípios de autoridade, uma vez ninguém possuiu a verdade sozinho”. Ele ainda escreve que não é necessário “levar jeito” para estudar matemática, basta estudar: somos todos iguais perante os números.

No Brasil, poucas novidades nas principais pesquisas divulgadas durante a semana. Publicamente, os dois candidatos que estão na dianteira demonstram confiança na vitória, e a uma semana da votação ainda restam dois debates entre os presidenciáveis. É sempre prudente recordar que debates podem alterar votações, como em 1989, e a semana que antecede o pleito costuma ser marcada por intensificações de tendências, como em 2018.

Chiara, indiretamente, também escreveu sobre os juros americanos, que subiram mais 0,75% nessa semana, alcançando 3,25% ao ano. Aos alunos que lhe perguntavam para que servem os logaritmos, a italiana costumava responder que “os logaritmos não servem. Eles comandam”.

Em entrevista, o presidente do FED, Jerome Powell, indicou que os juros permanecerão mais altos por um período maior, contrariando as expectativas do mercado. O dólar se fortaleceu – o euro, libra e yen negociam em seus níveis mais baixos em décadas –, e as ações sofreram com as revisões de lucros das empresas. O mercado agora especula qual será a magnitude da recessão nos países desenvolvidos. A taxa básica de juros determinada pelo FED não serve. Ela comanda.

🙋‍♀️ 🙋🏾 Você ficou com alguma dúvida? Faça uma pergunta!

NÚMEROS & FECHAMENTO DA SEMANA

 IBOVESPA: +2.20%
 Dólar: -2.52%
 NASDAQ: -5.20%
 FTSE 100: -3.06%
 GOLD: -1.83%
 S&P 500: -4.76%
 Treasury Yield 10Y: +6.97%
 USS AGGregate Bonds: -1.66%

ICYMI

  • World’s Central Banks Race to Raise Rates After Fed Increase – WSJ
  • Mortgage Rates Rise for Fifth Week in a Row, Hitting 6.29% – WSJ
  • Facebook whistleblower launches nonprofit to make social media ‘healthier’ – The Hill 

NO RADAR

O mais recente rosnado da cadeia de suprimentos da Ford: emblemas ovais azuis insuficientes. A montadora dos EUA reteve os embarques de alguns veículos devido a dificuldades em obter placas de identificação de modelos e logotipos da empresa. WSJ
(Imagem: Friedemann Vogel/Shutterstock)

"É uma tragédia." Vinicultores franceses enfrentam devastação após o pior clima em 30 anos. CNN Business
(Imagem: Sebastien Salom-Gomis/AFP/Getty Images)

Pacientes imersos em realidade virtual durante a cirurgia podem precisar de menos anestesia: Minimizar o uso de sedativos durante as operações pode encurtar o tempo de internação e reduzir o risco de complicações. MIT Technology Review
(Imagem: Pexels)

O QUE ESTAMOS LENDO

Livro: Incerteza quântica: Os mistérios de uma teoria e a nova era da informação
Autor: Rafael Chaves

Editora: Zahar

Concebida há mais de um século, a teoria quântica é a mais bem-sucedida teoria física, capaz de explicar desde os constituintes fundamentais da matéria até fenômenos astrofísicos e cosmológicos. Nenhuma outra foi tão exata na predição de resultados. Hoje testemunhamos uma segunda revolução quântica, que busca entender como efeitos quânticos podem ser utilizados para processar, armazenar, criptografar e transmitir informação – e de forma tão segura que mesmo o melhor dos hackers com o maior dos supercomputadores não poderia violá-la. Seria esse o começo da tão esperada era da computação e da informação quânticas?

Do famoso experimento que revelou a dualidade onda-partícula à realidade do chip quântico da Google, Rafael Chaves – especialista de renome internacional – percorre mais de cem anos de evolução científica. Com um texto envolvente e nada hermético, consegue transpor para palavras o vasto, elegante e incerto universo quântico. Amazon

ANTES DE VOCÊ IR

PARA VIAJAR: Viajo porque preciso! Duas viajantes se encontram para falar de mulheres que viajam sozinhas. Gaía Passarelli, autora de Mas você vai sozinha?, e Paula Carvalho, que acaba de lançar Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt, conversam sobre como a viagem sempre esteve mais associada ao gênero masculino e como as mulheres precisaram lutar pelo seu direito de ir e vir. Quatro Cinco Um

QUOTE DA SEMANA

"Kind words do not cost much, yet they accomplish much."

– Blaise Pascal
(Matemático, físico, inventor e escritor francês)

 

Obrigada pela leitura!

Um ótimo final de semana e Stay Invested


#VitaInvestimentos
#ValorizeSeuPatrimônio
#StayInvested 


Copyright © 2022 Vita Investimentos, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

A Vita Investimentos se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Ao fornecer seus dados você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 
☕ Siga nossas redes e fique por dentro das novidades da Vita Investimentos :)
LinkedIn
Twitter
Link
Website

Este material é apenas para informação geral e não se destina a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. Não há garantia de que as visões ou estratégias discutidas sejam adequadas para todos os investidores ou que produzam resultados positivos. Investir envolve riscos, incluindo a possível perda de capital. Quaisquer previsões econômicas estabelecidas podem não se desenvolver conforme o previsto e estão sujeitas a alterações. As referências a mercados, classes de ativos e setores geralmente referem-se ao índice de mercado correspondente. Os índices são compostos estatísticos não gerenciados e não podem ser investidos diretamente. O desempenho do índice não é indicativo do desempenho de qualquer investimento e não reflete taxas, despesas ou encargos de vendas. Todo o desempenho referenciado é histórico e não garante resultados futuros. Os nomes de empresas aqui mencionados são apenas para fins educacionais e não são uma indicação de intenção comercial ou uma solicitação de seus produtos ou serviços. Não fornecemos pesquisas sobre ações individuais. Acredita-se que todas as informações sejam provenientes de fontes confiáveis ​​na data da publicação; no entanto, não fazemos representação quanto à sua integridade ou precisão.