Copy
View this email in your browser
É com muita alegria que abrimos essa newsletter com uma novidade! Vamos abrir a nossa primeira turma Arte IN FORMA. Serão quatro encontros online para falar sobre as rupturas do século XIX. Para mais informações, clique aqui


Falando em século XIX....
A Casa: Uma ideia de conforto nesse século

Nestes tempos atuais, estamos repensando a nossa própria casa, para torná-la mais funcional e confortável. Este interesse remonta ao século XIX com a separação de espaços sociais e outros mais íntimos da casa. 

No Brasil existem muitos exemplares, uns bem conservados, outros nem tanto, mas um bom exemplo é a Casa da Hera, localizada em Vassouras, no Rio de Janeiro. Esta Casa, hoje um Museu, foi moradia da família Teixeira Leite, constituída pelo pai, rico comerciante de café e político influente, Joaquim José Teixeira Leite, sua esposa Ana Esméria Correia e Castro e as filhas do casal Francisca Bernardina e Eufrásia Teixeira Leite, esta segunda uma visionária empreendedora.

A casa em si, possui diversos objetos, como mobiliário, prataria, quadros, além de uma coleção de indumentária francesa que corresponde ao padrão de moda das últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX. Este conjunto ajuda a contar a história do apogeu das plantações de café no Vale do Paraíba do Sul, durante o século XIX.

Na área íntima da Casa predomina uma decoração mais simples, porque o importante era o conforto e a privacidade. Cama, cômoda, cadeira e penteadeira são os equipamentos suficientes para aquele cotidiano. Água e esgoto não faziam parte desse enredo, entretanto, havia um quarto contíguo ao dormitório que funcionava como quarto de banho, o que era considerado uma inovação para a época, pois anteriormente, tudo acontecia no mesmo local – dormir, tomar banho, comer, fazer as necessidades.
A área social é marcada pela suntuosidade e requinte, os ambientes eram pensados para mostrar o poder de seu proprietário. Era composta pelos salões de receber, onde ocorriam os bailes e saraus de música e poesia, salão de música e salão de recepção dos homens.
A sala de jantar é um espaço híbrido: a riqueza do lugar, com papel de parede floral e uma elegante mesa de 16 lugares, nos dá indícios de que esta sala seria usada para recepcionar convidados, e não necessariamente para as refeições da família.

Cadeiras, mesas e paradores com tampo de pedra, sobre piso de pinho de riga e jacarandá, papel de parede e lustres com muitas gotas de cristal, compõe este cenário refinado e cuidadoso.

Pode-se dizer que esse foi o projeto de conforto no século XIX: proteção, bem-estar, comodidade e adequação a um “novo tempo”.

Para Ler

Este livro mostra ao leitor um pouco mais sobre a "sociedade do café" no Brasil, no século XIX
Autora: Sonia Sant'Anna

Para Ler

História da Vida Privada no Brasil - Volume 3
O livro conta a vida privada e os laços de família no Império no século XIX.
Autores: Fernando A. Novais e Luiz Felipe de Alencastro

Para conhecer

 


Quem somos 
João Torres - Katia Souza - Lourdes LuzNosso objetivo é mostrar a arte e arquitetura através de narrativas do passado e estabelecer uma interação ativa e criar correlações estéticas e estilísticas. A Arte (que) IN FORMA e TRANS FORMA.

Temos um livro (guia cultural) Lisboa & Arredores
e consultorias/mentorias em formatos customizados.
Email
Instagram
Copyright © 2020 Arte In Forma
Todos os direitos reservados

Se não quiser mais receber essa newsletter, cancele 
aqui
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arte In Forma · 35 Faro Street · Rio De Janeiro, Rj 22461020 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp