Copy
#60 · 29/8/2020 · ver no navegador
Logo Canguru News


   

Apoio:
Grupo Leforte

 

“Tudo que aprendi de mais nobre na vida foi observando mães”, diz pe. Fábio de Melo

Ivana Moreira

 Por Ivana Moreira*

Gif animado de mãe com múltiplos braços segurando diversos objetos representando as tarefas diárias


Bom dia!

Mesmo que você não tenha o catolicismo como religião (e mesmo que não tenha religião), você provavelmente sabe quem é o padre Fábio de Melo. Ele é um sacerdote-celebridade, que arrasta 21,6 milhões de seguidores só no Instagram. Gente de todos os credos e de todos os estilos. Em diferentes anos, a organização do Seminário Internacional de Mães (da qual orgulhosamente fiz parte) considerou convidá-lo. Nunca dava certo. Mas a pandemia permitiu o que parecia impossível: o padre aceitou o convite! Ele sabe que, mais do que nunca, é preciso falar sobre esperança para as mães.

“Nesse momento a fé em Deus não basta”, disse na última quinta-feira, numa transmissão pelo Instagram – pela primeira vez desde 2015, o maior evento de maternidade do país aconteceu em versão virtual, por causa da covid-19. “Ter religião não é garantia de ultrapassar bem esse momento.” Segundo o padre, é a esperança que precisa nos mover agora. No bate-papo com a respeitada pediatra Filomena Camilo (a dra. Filó), ele falou também sobre o exemplo de vida que as mães têm sido para ele – como homem e como padre.

Foi inspirador ouvi-los falando sobre esperança. Concordo com eles. Só essa chama pode nos fazer atravessar o túnel escuro da pandemia – e sem a menor noção de quão distante ainda estamos da saída. Nesta semana, a maior capital do país, São Paulo, reconheceu que as escolas talvez não sejam mais reabertas em 2020. Testes sorológicos realizados com crianças e adolescentes jogaram mais dúvidas sobre o tamanho do risco que é a retomada das aulas presenciais em outubro (como estava previsto em São Paulo). E uma simulação mostrou que até 46% dos alunos e professores podem ter infecção por coronavírus após dois meses de aulas.

O jeito é alimentar as esperanças de que o próximo ano será melhor e que vamos conseguir colocar tudo nos eixos - inclusive a rotina entre pais e filhos. Por ora, enquanto o mais seguro é manter nossos filhos distantes dos colegas e amigos, que tal animar os aniversários em quarentena com um parabéns especial, cantado pelos personagens mais queridos? Esses vídeos estão fazendo o maior sucesso desde que ficaram disponíveis na Netflix.
 
Boa leitura! 

 

 

 coronavírus 

Até 46% dos alunos e professores podem ter infecção por coronavírus após 2 meses de aula, diz estudo

Sala de aula

A simulação da dispersão do coronavírus em escolas de São Paulo mostrou que, após 60 dias de aulas presenciais, entre 11% e 46% dos alunos e professores seriam infectados. Segundo os pesquisadores,o controle da transmissão da doença só seria possível se as escolas recebessem menos de 7% de seus estudantes.

Leia mais »
 



 educação 

São Paulo já considera a possibilidade de escolas só serem reabertas em 2021

Sala de aula vazia

A decisão será tomada em setembro, após nova etapa do inquérito sorológico, que analisa o número de crianças que já tiveram contato com o coronavírus. Só depois dessa etapa é que a prefeitura vai decidir se as aulas serão retomadas em outubro. O prefeito Bruno Covas já admitiu que existe a possibilidade de as escolas serem reabertas somente em 2021.

Leia a matéria »  
 


 tecnologia 

Você sabe se seu filho já foi abordado por estranhos na internet?

Pai acompanha o filho navegando na internet

Estudo realizado pela Kaspersky apontou que cerca de um em cada oito pais brasileiros desconhece se as crianças já foram abordadas por desconhecidos na internet. A pesquisa mostra ainda que 12% dos pais já flagraram um estranho entrando em contato com seus filhos pela web. 

Leia a matéria »
 


 família 

‘Tudo que aprendi de mais nobre na vida foi observando mães’, diz pe. Fábio de Melo

Pe. Fábio de Melo fala para platéia

“A maternidade é o lugar onde aprendo tudo sobre gratidão, generosidade, entrega e amor.” A fala é de um dos religiosos mais famosos do país, o padre Fábio de Melo. “Eu sou mais gente porque vocês, mães, me ensinam. Eu sou mais padre porque vocês me ensinam.” O bate-papo entre o sacerdote e a pediatra Filomena Camilo foi uma das principais atrações da 6ª edição do Seminário Internacional de Mães, que neste ano aconteceu online por causa da pandemia.

Confira a matéria »
   

 

 vídeo 

Como cuidar melhor da alimentação das crianças

Irmães comem frutas na cama

Marina Felice, especialista em nutrição da criança e do adolescente, dá dicas relacionadas à rotina da família para garantir uma alimentação mais saudável para os pequenos. O vídeo é da Phitters, nossa produtora de cursos online.

   

 

 entretenimento 

Na Netflix, personagens infantis podem cantar parabéns no aniversário do seu filho

Personagens de desenhos Netflix cantam parabéns

Você sabia que a plataforma de streaming tem vídeos com personagens infantis parabenizando o espectador pelo seu aniversário? São 14 vídeos curtos, com personagens de vários desenhos, que podem ser uma surpresa legal para os pequenos aniversariantes.

 

 

 música 

Palavra Cantada lança projeto ‘Concerto para Bebês’ na internet

Cena do clipe Palavra Cantada para bebês

A dupla que faz o maior sucesso com a criançada lançará um novo vídeo a cada 15 dias, até o fim do ano, com melodias feitas especialmente para os bebês. Na seleção, há composições conhecidas do público, como "Sopa", e também músicas novas.

 
    
Lembrou de uma amiga que pode se interessar por nosso conteúdo?
Compartilhe nossa news pelo WhatsApp!
 


 uma pergunta para... 

 

Retrato de Luiza Possi

Luiza Possi

Cantora

Como foi sua relação com a gravidez?

“Quando estava grávida de Lucca, que está com 1 ano, engordei 25 quilos. A quantidade de comida ingerida no período foi muito maior do que o habitual. Tudo o que se pode imaginar, eu comia o dobro. A pergunta que eu me fazia era: 'por que não dois?'. Nem foi meu filho, foi comida mesmo. Eu fui muito feliz comendo bastante e faria tudo de novo se engravidasse novamente. Mas agora estou em paz, comendo de tudo, mas com equilíbrio e sem culpa. Já emagreci os 25 quilos, até mais, e minha relação com a comida virou uma relação gostosa, talvez pela primeira vez. Na minha infância havia muitas regras em casa quando o assunto era alimentação. Não podia comer açúcar, chocolate. Se eu dissesse que estava com fome, minha mãe falava para eu comer maçã. Eu odeio maçã.”

*Depoimento ao “Conexão VivaBem”, do Uol.  
 

Obrigada por nos ler!
 


*Com Verônica Fraidenraich e Heloísa Scognamiglio.
 


Ivana Moreira

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação como coach parental pela The Parent Coaching Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por seus dois meninos, Pedro e Gabriel.


 

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às quartas e aos sábados, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.


 

Quer sugerir uma pauta?

Responda esse e-mail com a sua sugestão ou escreva para redacao@cangurunews.com.br

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2020 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos