Copy
#58 · 22/8/2020 · ver no navegador
Logo Canguru News


   

Apoio:
Grupo Leforte

 

88% dos pediatras têm pacientes sofrendo distúrbios por causa da pandemia

Ivana Moreira

 Por Ivana Moreira*

Gif animado de uma carinha que fica feliz na esquerda e triste quando vai pra direita


Bom dia!

Dizem que jornalista gosta de dar notícia ruim. Não é verdade, posso garantir. Dá um aperto no peito quando a gente faz um apanhado da semana e descobre que ela foi marcada por histórias tristes, como aconteceu ontem (21). Todo mundo sabe que as crianças estão sendo afetadas pelo isolamento em casa. Mas ver os números da pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o impacto da covid-10 na infância brasileira dói no coração: quase 9 em cada dez pediatras têm pacientes sofrendo de distúrbios de comportamento provocados pela pandemia – casos de oscilação de humor, insônia e depressão são os mais frequentes.

Também não foi fácil ver estampado nos jornais o caso da menina de apenas 10 anos, vítima de abuso sexual do próprio tio, que foi submetida a um aborto no Recife. O tema é delicado (e doloroso), mas a saída não é fugir dele. Embora mais frequente nas camadas menos favorecidas, o abuso sexual não atinge só os mais pobres. Não por acaso, a própria SBP divulgou conteúdo para ajudar pais e educadores a reconhecer os sinais quando uma criança é vítima de abuso sexual.

E foi triste ver mais duas crianças perdendo a vida por causa de acidentes domésticos. Uma delas era um bebê de apenas 1 ano, que morreu por causa de uma panela quente (a cozinha é o ambiente mais arriscado para os pequenos, como mostra nosso infográfico do ranking do perigo doméstico). Não gostamos de notícias como essas. Mas sabemos que falando sobre elas contribuímos para mudar essa realidade: é preciso ter consciência dos problemas para enfrentá-los.

Ainda bem que a semana acabou. Estou exaurida, confesso. Quero me jogar no sofá para assistir com as crianças a um daqueles documentários do mundo animal que tem na Netflix, e aproveitar o sábado e o domingo para renovar as esperanças por dias melhores. Desejo que você possa fazer o mesmo. Não está fácil... Mas vai melhorar, só não podemos deixar de acreditar.
 
Boa leitura! 

 

 

 educação 

Mensalidade escolar das crianças pode subir 6% caso novo imposto seja aprovado

Carteiras vazia em sala de aula

O projeto de reforma tributária apresentado pelo governo federal pode aumentar o valor da mensalidade escolar na educação básica em 6%. Representantes das instituições de ensino falam sobre o impacto caso o novo imposto seja aprovado

Leia a matéria »
 



 comportamento 

Como reconhecer os sinais quando uma criança é vítima de abuso sexual (e como ajudá-la)

Ursinho de pelúcia no chão em frente à janela

Mudanças de comportamento e de hábitos de forma repentina são alguns dos indícios de que uma criança ou um adolescente pode estar sendo vítima de abuso sexual. O tema é delicado (e doloroso), mas é dever dos pais estarem atentos.

Confira aqui »  
 


 artigo 

Precisamos falar sobre isso!

Criança por trás de janela com as mãos no vidro em ambiente escuro

Estupro e aborto na infância, dois temas que escandalizam mas que não podem deixar de ser discutidos. No artigo desta semana, a escritora Bebel Soares diz que conversas sobre sexo não devem ser tabu em casa. “As crianças precisam e merecem respostas, só assim elas poderão ser protegidas.”

Leia o artigo »
 


 coronavírus 

88% dos pediatras têm pacientes sofrendo de distúrbios por causa da pandemia, diz pesquisa

Menina triste deitada na cama enquanto olha para a tela de seu smartphone

Estudo feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mediu o impacto da covid nas crianças. Quase 9 em cada 10 pediatras entrevistados têm pacientes sofrendo distúrbios de comportamento. Oscilação de humor, insônia e depressão são alguns dos mais frequentes. Mas há casos de ansiedade, irritabilidade, agressividade e aumento de apetite, entre outros.

Veja a reportagem »
   

 

 se você perdeu... 

Você sabe qual é o ambiente da casa mais perigoso para seu filho?

Criança em cima de cadeira de plástico para alcançar o topo do armário

Acidentes domésticos levaram à morte, nos últimos dias, duas crianças: um bebê de 1 ano que se queimou com uma panela e um menino de 9 anos que passou pela tela de proteção da varanda do apartamento onde morava. Temos um infográfico que indica os 7 ambientes mais perigosos da casa para as crianças – e os riscos existentes em cada um deles.

   

 

 saúde 

Entenda o que são os marcos motores nos bebês e a relação deles com as doenças raras



“O raro também pode acontecer” é o nome da campanha para conscientizar os pais da importância de acompanhar a evolução de seus filhos, por meio dos marcos motores. Isso pode ajudar na identificação de doenças raras. Quatro livros explicam o tema.

 

 

 gravidez 

Dança na hora do parto ajuda gestante a lidar com ansiedade

Ivete Sangalo dança com familiares, equipe de médicos e enfermeiras antes do parto, em 2018

Você já viu vídeos de gestantes dançando na maternidade antes de dar à luz? Eles fazem o maior sucesso nas redes sociais. Segundo especialistas, a dança na hora do parto pode trazer benefícios, amenizando a ansiedade e ajudando na dilatação e no encaixe do bebê. 

 

 

 bebê 

'Peitolé': o picolé de leite materno pode ser dado aos bebês? 

Picolé de leite materno na forminha de plástico

Mais uma das febres nas redes sociais, o “peitolé” é o leite materno congelado. Há quem afirme que ele ameniza o calor dos pequenos e o desconforto pelo nascimento dos dentes. Mas será mesmo indicado? Veja o que dizem especialistas. 

 

 

 entretenimento 

8 documentários e séries educativas da Netflix para assistir em família

Cena do documentário "Amazônia", mostrando um macaco no solo da floresta

Selecionamos documentários e temporadas que falam do mundo animal, de fatos históricos e outras curiosidades do nosso planeta – e que podem ser uma ótima opção para assistir em família. Tem desde “Mundo Mistério”, do youtuber Felipe Castanhari, que acaba de estrear na Netflix, a “Amazônia”, “Dança dos Pássaros” e “Planeta Bizarro”.

    
Lembrou de uma amiga que pode se interessar por nosso conteúdo?
Compartilhe nossa news pelo WhatsApp!
 


 uma pergunta para... 

 

Retrato de Olímpio Moraes Filho

Dr. Olímpio Moraes Filho

Diretor executivo do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros,  hospital referência no tratamento de saúde da mulher, no Recife. 

Quais os riscos físicos e psicológicos que a menina de 10 anos vítima de estupro correria se levasse a gravidez adiante?

“Acredito que o estupro destruiu a vida dela até os dez anos. Se não houvesse essa conduta [aborto] estaríamos destruindo o futuro dela: ou com a morte, porque ela poderia perder o útero, ou perdendo a saúde mental. Ela ainda poderia ter riscos de um parto prematuro, de um pré-câncer, de diabetes, de hemorragia – porque o útero de uma criança não está preparado para uma gravidez. Era uma gravidez de alto risco. O que fizemos foi dar uma chance para que ela tenha um resto de infância. E que possa viver.”

*Depoimento à Revista TPM. 
 

Obrigada por nos ler!
 


*Com Verônica Fraidenraich e Heloísa Scognamiglio.
 


Ivana Moreira

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação como coach parental pela The Parent Coaching Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por seus dois meninos, Pedro e Gabriel.


 

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às quartas e aos sábados, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.


 

Quer sugerir uma pauta?

Responda esse e-mail com a sua sugestão ou escreva para redacao@cangurunews.com.br

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2020 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos