Copy
Ver no seu navegador de internet

 
Provavelmente, neste momento, estará a debater-se com um misto de estranheza e curiosidade em relação ao título desta newsletter. Na verdade, as palavras são do ator Will Smith, numa das suas intervenções, no documentário "Dads". Vi este documentário recentemente e achei que reflete de forma genuína e inspiradora, na voz de vários pais, a multiplicidade de formas em que pais e mães podem fazer a diferença na vida dos seus filhos.
Gostei particularmente desta imagem de pais como mestres jardineiros, porque muitas vezes me refiro às crianças como sementes, disponíveis para brotar as mais belas flores, quando nutridas com atenção, disponibilidade e carinho.
 
Esta analogia com o mundo da jardinagem é também pertinente por outro motivo, que merece reflexão. Um jardineiro com toda a sua dedicação nutre a semente com tudo aquilo que ela necessita para se tornar na flor que ela é, e não na flor que ele gostava que ela fosse.  Exercício desafiante quando falamos em parentalidade, verdade?
 
A verdade é que a forma como os pais encaram e se dedicam à parentalidade influencia em grande medida o coração, a consciência, o pensamento dos filhos; o seu sentido de propósito e conexão; o reportório de competências que leva para a vida; e os seus sentimentos mais profundas sobre si e sobre o mundo. 
 
Tarefa exigente e repleta de momentos de stress, concorda?
 
Quando os pais (leia-se mães e pais) entram em contato com os seus valores, constroem um importante guia para uma parentalidade feliz - o outro prato da balança que transforma a parentalidade numa missão repleta de alegrias, conquistas e satisfação.
 
Convido-o a fazer um pequeno exercício de reflexão que o ajudará a sentir-se mais sintonizado com aquilo que mais quer privilegiar ao ajudar o seu filho a crescer.
 
 
 
 
Neste documentário de que vos falei, Will Smith questionava também porque razão não nascem os filhos um manual de instruções, se existe um manual com instruções para sabermos como funciona quase tudo?
 
O que é melhor fazer? Porque reage assim? Como o ajudo? Porque se comporta desta maneira? O que está ele a pensar? Como o acalmo? O que é suposto eu dizer agora? Como o motivo? Que quer ele dizer com este comportamento?
 
Trago-lhe boas notícias. A partir de 16 de Setembro, às quartas-feiras, das 14h às 15h (hora PT) temos encontro marcado em videoconferência. Nome de código para os nossos encontros? Manual de Instruções dos Filhos. Para descodificar o que se passa na cabeça do seu filho. Este será um espaço cheio de reflexões, de descobertas e de perguntas respondidas. Um espaço que o ajudará a compreender o que se passa no cérebro do seu filho, a sentir-se mais próximo dele e sentir-se mais confiante como pai ou mãe. Os encontros são independentes entre si, sendo os temas abordados diferentes todas as semanas. Consulte, para cada data, os conteúdos sobre os quais vamos reflectir e faça a sua inscrição aqui.
 
Se fosse fácil descodificar as crianças, até a mamã elefante saberia o que fazer. :)
 
Mas estes não são os únicos workshops que temos preparados para si. Espreite a agenda dos próximos encontros agendados, para o ajudarmos a cuidar da sua resiliência.
 
Conscientes de que a pandemia criou diversos problemas a quase todos: de ansiedade, stress, isolamento, conflitos familiares e conjugais, dificuldades com os mais pequenos e sabendo que na crise financeira que se está a instalar muitos irão precisar, mas não irão poder comportar o investimento na sua saúde psicológica, pela segunda vez em 12 anos, criámos uma solução para apoiar todos aqueles que estão a sofrer o impacto financeiro da recessão económica: Pack Sem Crise - intervenções rápidas e com honorários 3 vezes mais baixos. 
 
Estamos deste lado, para si!
 
Votos de uma semana serena, com o desafio de experimentar ver o mundo através dos olhos do seu filho.


Receba o meu abraço.

Até breve,
 
Inês Afonso Marques 
Coordenadora da área infanto-juvenil
Facebook
LinkedIn
Pinterest
YouTube
Website
Copyright © 2020 Oficina de Psicologia
Está a receber este email porque tem interesse em temas de Psicologia e quer manter-se actualizado em relação às ofertas e oportunidades especiais da Oficina de Psicologia

Contactos:
Oficina de Psicologia
Rua Pinheiro Chagas, 48, 4 andar
Lisboa 1050-179
Portugal


Adicione-nos à sua lista de contactos

actualizar preferências ou remover o contacto.






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Oficina de Psicologia · Rua Pinheiro Chagas, 48, 4 andar · Lisboa 1050-179 · Portugal