Copy
Veja esse e-mail no navegador
Ainda não é inscrito na Marmita?

Pedindo licença para chegar mais uma vez diretamente na sua caixa de email com novidades fresquinhas e ingredientes selecionados a dedo pelos nossos Dabbawalas em isolamento.

Abebe Bikila, mais conhecido como BK, colocou um disco novo na pista e, como não poderia ser diferente, está incrível. Saiu também essa semana o tão aguardado livro do Reed Hasting, CEO do Netflix e o novo EP do mestre da lírica Mahal Reis ao lado do produtor Gori Beatzz. Hilma af Klimt ganhou um merecido documentário que promete reescrever parte da história da arte que por anos simplesmente ignorou o fato da artista sueca ter desbravado o abstracionismo anos antes de nomes como Kandinsky e Mondrian.

Nosso irmão de longa data Rafael Jacinto, fotógrafo paulistano residente em Milão, nos presenteou com uma playlist sensacional só com artistas italianos de diversos estilos e gerações. Grazie mille, Rafa!

A cervejaria Colorado mandou muito com o lançamento da Amazônica, uma cerveja cheia de sabor e propósito. E no campo das collabs que tanto amamos, falamos sobre as parcerias entre Billie Eilish e a Fender e Travis Scott com o Mc Donald's.

E finalmente, tem episódio novo do nosso podcast Impulso Criativo, com o prata da casa Guilherme Guimarães - skatista, diretor, filmmaker, team manager, produtor de conteúdo e fã incondicional de Stanley Kubrick. 

PARA EXPERIMENTAR

Lançamentos fresquinhos que você não pode deixar de provar.
O TERCEIRO ÁLBUM DO ABEBE BIKILA, O BK

Pela primeira vez assinando um trabalho com seu nome de batismo - Abebe Bikila - homenagem ao maratonista etíope que foi o primeiro negro africano a ganhar medalha de ouro numa Olimpíada, correndo descalço, o rapper carioca até então mais conhecido como BK acaba de colocar pra jogo seu terceiro disco de estúdio, "O líder em movimento". Diferente de seus dois primeiros trabalhos que seguiam mais à risca a cartilha do trap, aqui a proposta é mais orgânica, dissonante e hipnótica. Leia a ótima resenha do nosso amigo Matias Maxx aqui e confira o disco aqui.

A REGRA É NÃO TER REGRAS

Foi lançado essa semana nos EUA tão esperado livro NO RULES RULES, escrito por Reed Hastings, fundador e CEO do Netflix ao lado da renomada autora Erin Meyer. De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming, em vinte anos a companhia mostrou sua incrível capacidade criativa de inovação e adaptabilidade se tornando um dos principais nomes das indústrias de entretenimento do mundo. A versão em português do livro, A REGRA É NÃO TER REGRAS, também já tem lançamento previsto para o próximo dia 18/09. Saiba mais aqui.

MAHAL REIS E GORI BEATZZ – VAPOR NEON

Pra quem ainda não conhece, Mahal Reis é filho do mestre Luiz Melodia e já vem fazendo rap há uns bons anos, tendo lançado seu primeiro disco "Áurea" em 1996, além de ter participado da clássica coletânea Hip-Hop Rio lançada por D2 em 2001. Em Vapor Neon, o rapper carioca, ao lado do produtor Gori Beatzz, chega com 6 novas faixas em um EP com produções primorosas do mais puro boom bap aliadas a lírica e flow inconfundíveis de Mahal. Confira aqui.

ALÉM DO VISÍVEL

Dirigido por Halina Dyrschka, o documentário é o primeiro longa focado na obra e legado da artista sueca Hilma af Klint, pioneira na arte abstrata no início do século 20, precedendo nomes como Kandinsky, Malevich e Mondrian. Com lançamento na Europa previsto para dia 09 de Outubro, também estão previstas premières digitais então vale ficar ligado! Assista ao trailer aqui e leia mais sobre o projeto aqui.

PARA SABOREAR

Referências, notícias e tendências do mercado para você não ficar balão.
COLORADO AMAZÔNICA

No dia da Amazônia a Cervejaria Colorado lançou a braba: A nova Colorado Amazônica é uma Witbier e além de babaçu e capová, leva casca de limão. Porém outro grande diferencial está no preço da cerveja que é influenciado por um índice flutuante baseado no desmatamento da Floresta Amazônica, ou seja, quanto mais desmatarmos nossa floresta, mais cara fica a cerveja e vice-versa. Além disso, todo o dinheiro arrecadado com a venda da cerveja será destinado à Rede de Cantinas da Terra do Meio, que é um conjunto de 14 associações de comunidades ribeirinhas e indígenas na região do Xingu, cidade de Altamira-PA. Aproveita ela que a gente não sabe o dia de amanhã aqui.

FENDER x BILLIE EILISH

A octogenária marca de instrumentos Fender acaba de lançar sua mais nova colaboração, um Ukulele assinado pelo fenômeno pop Billie Eilish. O Ukulele foi o primeiro instrumento que a Billie aprendeu a tocar, quando tinha seis anos de idade e é até hoje o seu principal companheiro nos momentos de composição. Sabendo do poder e influência da artista, especialmente com a nova geração, já dá pra imaginar a quantidade de adolescentes obcecadas por Billie que irão comprar o instrumento e começar a tocar, então ponto pra Fender nessa ótima colaboração que certamente entregará awareness de marca e resultado. Confira maiores detalhes dessa parceria e assista ao vídeo de introdução com a Billie aqui.

UM MÉQUI TRAVIS, POR FAVOR

Se tem alguém no rap e no show business em geral que está sabendo fazer parcerias de peso e colaborações (e consequentemente muito dinheiro) é o Travis Scott. Depois de Nike e Fortnite, a mais recente parceria anunciada nesta semana, através de seu misto de label e marca Cactus Jack, foi com a gigante Mc Donald's. Além de um combo especial, também foi lançada uma coleção extensa de produtos fruto dessa apetitosa colaboração. Até o clássico slogan da marca "i'm lovin it" foi substituído por "it's lit", gíria que em uma tradução livre significa algo como "é quente!". Pontos para a gigante de fast-food que se conecta com a nova geração enquanto constrói relevância cultural. Leia mais sobre a parceria aqui.

CCXP VIRTUAL PARA TEMPOS PANDÊMICOS

A CCXP Worlds: A Journey of Hope está confirmada para os dias 4, 5 e 6 de Dezembro em formato de evento virtual com conteúdo gratuito, benefícios extras pagos e presença global, com conteúdos sendo transmitidos de várias partes do planeta. Entre os nomes dos quadrinistas já confirmados estão Emil Ferris, Dave Gibbons, Scott Snyder, Kevin Eastman, Marcelo D'Salete, Andrea ‘Casty’ Castella, Margaux Motin, Trina Robbins, Jeff Lemire, Gerry Conway, Garth Ennis, Jill Thompson, Leandro Fernandez e Fabien Toulmé. Garanta o seu ingresso à partir do dia 15/09 no site oficial do evento.
 

PARA COMER COM OS OUVIDOS

Porque a música é o alimento da alma.

O décimo nono volume da Dabba Dabba Hey - Pranzo a Sacco é assinado por Rafael Jacinto, fotógrafo paulistano residente em Milão.

"Quando o Tiago me convidou para fazer uma playlist, decidi que faria uma só com músicas italianas. Desde que me mudei para Milão , há quase dois anos, a música tem me ajudado a praticar a língua e aprender um pouco sobre a cultura da Itália.

Nessa playlist, cujo nome é uma tradução livre de "marmita", coloquei um pouco de tudo que tenho escutado.

Coloquei algumas canções de protesto que gosto muito. Começo a lista com Giorgio Gaber falando sobre o dilema de não se sentir italiano mas que, por sorte ou azar, o é.

Em seguida vem Franco Battiato, um dos meus artistas preferidos. Ele aparece duas vezes na lista. Com o clássico Centro di Gravità Permanente e, para mim, uma obra-prima chamada Alexander Platz.

Na sequência vem Offlaga Disco Pax, uma banda "indie-eletrônica" da região do Reggio Emilia do início dos anos 2000. A banda terminou depois da morte do baixista em 2014. Eles também entraram com duas canções. A primeira, cheia de referências políticas e literárias chamada Robespierre, e a segunda que cita o Lula (sim, nosso presidente).

Na sequência, Nada e Loredana Bertè, duas artistas gigantes e muito conhecidas. Escolhi duas canções que falam da Lua. Loredana entra com um reggae e Nada com um clássico.

Depois coloquei uma canção mais pesada, sóbria, que conta a história de Giuseppe Pinelli, anarquista que foi morto pela polícia depois de ser acusado injustamente de ser o autor do atentado da Praça Fontana, evento que completou 50 anos em dezembro passado e é muito importante para compreender os anos de chumbo.

Pra dar uma levantada, emendei dois artistas atuais, Cosmo e Brunori Sas. Cosmo é um artista que vende muito e lota shows (pré-pandemia) mas continua ligado ao underground.  Brunori Sas, típico cancioneiro melódico italiano, falando de amor. Na canção de Brunori tem a expressão que ficou famosa na pandemia, "andrà tutto bene". Me fez bem na quarentena.

Logo depois tem Lo Stato Sociale, um grupo que tem 10 anos de existência e que, além de álbuns musicais, já lançaram também dois romances e uma "Graphic Novel".

E daí vem Piero Ciampi ao vivo no festival de San Remo em 1976 com uma sequência de "Vaffanculo" deliciosa de escutar com aquela voz gasta pela noite. 

O próximo artista é Ascanio Celestini, com mais uma canção política e um texto quase falado sobre revolução.

Alívio um pouco com Morgan, artista contemporâneo com uma canção muito bela. E já emendo num Fabrizio de Andrè, que não poderia faltar. Canção canção.

As próximas três são raps. É difícil pra mim escutar rap que não seja brasileiro. Parece que não tem o mesmo significado. Mas esses 3 são muito interessantes.

Coma Cose é um casal jovem que canta muito a cidade de Milão, as ruas, os lugares de tráfico, as baladas, etc. Me ajuda a entender a cidade.

Depois tem Margherita Vicario, uma voz nova muito interessante. Tira onda cantando em grego, francês e italiano.

O terceiro é Frankie HI NRG Mc com uma canção de 1992 sobre a máfia, guerras de família e território no melhor estilo anos 90. Vito Corleone, Sodoma e Gomorra, Napole e Palermo. Ele é de 1969 e abriu shows pro RUN DMC e Beastie Boys. Essa faixa me chamou a atenção depois que li um comentário que dizia o seguinte: "tem mais história nessa faixa do que 20 anos de governo".

Pra terminar, fui no tradicional. Ornella Vanoni interpretando uma canção de Vinicius de Moraes e Toquinho (golpista). Uma canção linda que fala de como enfrentar os medos da vida e da paternidade. Acho que pra esse ano caiu bem".


Ouça DABBA DABBA HEY VOL.19 e aproveite pra seguir a Dabba no Spotify. 

PARA ACOMPANHAR

Uma deliciosa seleção de perfis e projetos para você seguir de pertinho.

AQUAGRINGO

O artista de Hamburgo AQUAGRINGO é conhecido por suas pinturas em aquarela. Nelas ele retrata imagens do espaço público urbano, que são em sua maioria ocupados por grafites e tags. Além de pinturas, o artista também trabalha usando elementos de concreto, metal e madeira criando réplicas em miniatura de fachadas, trem, vans e mobiliários urbanos.

Acompanhe: @aquagringo

LOURENÇO GOUVEIA

O artista Lourenço Gouveia é de Recife, estuda Design e Artes Visuais, e pega referências de cordel, xilografia, lendas e personagens do cotidiano nordestino junto com animes, mangás, games antigos e cultura geek de forma geral para criar um universo de infinitas possibilidades, chamado de Xilogeek.

Acompanhe: @xilogeek

ALZIRO BARBOSA

Para os apaixonados por Cinema, Alziro é Diretor de Fotografia e atua no mercado brasileiro desde 1995, e em seu Instagram não perde a oportunidade de compartilhar seu olhar, com suas fotos e frames.

Acompanhe: @alzirobarbosa

PARA DIVIDIR

Um pouco do que botamos na rua e queremos dividir com você.

IMPULSO CRIATIVO COM GUILHERME GUIMARÃES

Salve, salve! Esse é o terceiro episódio de Impulso Criativo, projeto que busca explorar a forte relação entre skate e criatividade.

Nesta edição recebemos aqui em nosso estúdio o Guilherme Guimarães. O Gui é prata da casa (ou melhor, ouro!), trabalhamos juntos com Cons, a divisão de skate da Converse há 4 anos. Além de ser o videomaker exclusivo e assinar todas as produções audiovisuais da marca, ele também é team manager e ainda cuida do dia a dia de postagens no canal de instagram da marca.

O papo passou por sua infância no interior entre galinhas, cavalos, comandos em ação, skate e uma câmera emprestada de seu tio, sua residência de um ano em Los Angeles, os três anos nas ruas produzindo CityZen, os últimos quatro produzindo diversos projetos incríveis para a Converse Cons como Selvagem, The (L) Train, Chuck Riders e seu mais recente projeto, o documentário Verdadeiro - Um recorte da história de Biano Bianchin. 

Impulso Criativo é uma iniciativa da Dabba e tem como host seu sócio fundador e diretor criativo Tiago Moraes de Almeida, skatista desde 1986. Ouça agora no Spotify ou em sua plataforma de streaming favorita e aproveite pra seguir o projeto no Instagram e acompanhar de perto as novidades.

Website
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Vimeo
Email
Chegou na Marmita agora e quer conferir as edições anteriores? Acesse nosso arquivo

Quer dar um salve ou fazer alguma sugestão de pauta para as próximas edições? Escreva pra gente!

Se não quiser mais receber as nossas Marmitas, tá tranquilo, é só clicar aqui.

Ouça Impulso Criativo, nosso podcast sobre a relação entre skate e criatividade.

Ouça Localismo, nosso podcast sobre empreendedorismo e consumo local.

© 2020 Marmita Dabba - Todos os Direitos Reservados.

A Marmita é uma iniciativa da DABBA
+55 11 3813-1960 | Rua Aspicuelta, 91 . 1° Andar
Vila Madalena . São Paulo . SP . Brasil