Bom dia!
Você garante que seu filho não mente? Olha que seu nariz vai crescer... Crianças mentem, é fato. Em cada etapa do desenvolvimento, por um motivo diferente. Quando são bem pequenas, mentem simplesmente porque têm dificuldade em distinguir o que é real do que é fantasia. E quando já são maiores, mentem porque temem as repreensões dos pais quando fazem algo que sabem que não deveriam ter feito. O mais importante não é a mentira – mas como você reage a ela. Reportagem da editora Verônica Fraidenraich explica a motivação da mentira em cada faixa etária e as orientações dos educadores sobre como os pais devem lidar com ela.
Não dá para dizer que foi uma mentira o que nos contaram sobre a necessidade de fechamento radical das escolas por causa do coronavírus. Mas, talvez, um equívoco (cheio de boas intenções). O fato é que cresce o coro dos especialistas ao redor do mundo pela reabertura dos portões dos colégios. “Em vez de ficar discutindo qual a data da reabertura, deveríamos estar preparando os protocolos”, diz Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, ONG voltada para a melhoria da educação. Em entrevista que destacamos na edição de hoje, ele fala da necessidade de reabrir as escolas o quanto antes.
Na mesma linha, um relatório divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) faz uma análise assustadora sobre o efeito do fechamento das escolas por causa da pandemia. Em linhas gerais, a organização acredita que as perdas no processo de aprendizagem terão reflexos até o fim deste século.
Outro destaque é a estreia de Telma Abrahão como colunista da Canguru News. A brasileira que vive nos Estados Unidos figura há sete semanas consecutivas na lista dos livros mais vendidos no país (categoria não-ficção) com a obra “Pais que Evoluem”, lançada em plena pandemia. Em seu primeiro artigo, ela fala sobre os pilares da “educação positiva” – uma evolução no modo de criar filhos.
Boa leitura!
saúde

Pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas indicadas a crianças de até 1 ano. É o que relata o Programa Nacional de Imunizações. Entenda o que aconteceu.
Saiba mais »
educação

No Dia Mundial da Alfabetização, ontem (8), foram destacados dados que mostram que só 45 em cada 100 crianças chegam aos 9 anos lendo no nível esperado. Como podemos contribuir para mudar essa realidade? Pedagogos falam sobre ações simples que os pais podem fazer com os filhos que contribuem nesse processo de aprendizagem.
Leia a reportagem »
educação II

Estudo realizado no Brasil e publicado na revista científica Early Childhood Research Quarterly (dos Estados Unidos) mostra os efeitos do incentivo ao hábito da leitura em crianças cujos pais têm poucos anos de estudos.
Confira a pesquisa »
volta às aulas

Relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) diz que o fechamento de escolas por causa da pandemia do novo coronavírus vai afetar a produção global pelo resto deste século.
Leia a reportagem »
volta às aulas II

Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, ONG voltada à melhoria da educação no país, fala sobre a necessidade de reabrir escolas o quanto antes. "Em vez de ficar discutindo qual a data da reabertura, deveríamos estar preparando os protocolos", afirma.
comportamento

Crianças mentem. E em cada etapa do desenvolvimento, por uma motivação diferente. Quando muito pequenas, porque têm dificuldade em separar realidade e fantasia. Quando maiores, porque temem repreensões. O mais importante é como os pais reagem à mentira. Confira as orientações de educadores para aprender a lidar com ela em cada circunstância.
finanças

Alguns especialistas usam o “comportômetro” para gerenciar as mesadas dos filhos. Se as crianças não cumprem com suas responsabilidades diárias, recebem desconto no valor da semanada. Especialista em educação financeira, Carlos Eduardo Costa explica por que esse método não é bom.
artigo

Se o filho não quer obedecer, muitos pais logo pensam em deixá-lo de castigo para “ensinar a lição”. A "educação positiva", porém, propõe outro caminho. “Os erros não são motivos para castigo, mas sim grandes oportunidades de aprendizado”, escreve a escritora e educadora parental Telma Abrahão.
pós-parto

Mudanças bruscas de humor, sentimentos de solidão, tristeza e felicidade. Quando os sentimentos dos primeiros dias após o nascimento do bebê são sinais de depressão pós- parto? A pediatra Talita Rizinni falta sobre o assunto no artigo da semana.