Bom dia!
Com apenas 13 anos, o pernambucano Murilo Gun criou seu primeiro site e levou o prêmio iBest de melhor site pessoal do Brasil. Isso foi em 1996, quando a internet ainda estava engatinhando por aqui. De lá para cá, Murilo inventou mais um mundo de coisas – como empresário e como comediante. Hoje, é um dos mais requisitados palestrantes sobre criatividade e inovação no país.
Murilo Gun costumava falar sobre adultos para adultos até a paternidade bater à sua porta e o fazer entender que era preciso falar também sobre as crianças. Foi quando idealizou o CriCriCri (Criando Crianças Criativas), que faz o maior sucesso na internet e acaba de ganhar uma versão gratuita em parceria com as educadoras Bianca Solléro e Isa Minatel. “Todos os pais nasceram criativos e desaprenderam a ser”, diz ele, em entrevista à Canguru News. “Mas podem reaprender.” Segundo Murilo, para educar filhos que possam se tornar adultos inovadores é preciso passar por um processo de transformação pessoal.
Outro destaque na edição de hoje é para o vídeo do professor e psicólogo Leonardo Breno Martins, que trata de forma bem didática sobre os distúrbios de sono na infância. Você sabe qual a diferença entre terror noturno e pesadelo? E tem mais: 3 orientações da respeitada revista Science para uma volta às aulas segura; os sintomas que podem levar a um diagnóstico precoce de câncer infantil; as dicas para identificar os temperamentos da sua família; e uma lista de sugestões de brinquedos pouco convencionais, mas que podem fazer sucesso no Dia das Crianças.
Boa leitura!
vídeo

O pesadelo é um distúrbio do sono que pode fazer a criança despertar e ficar assustada. Já no terror noturno, em geral, ela não acorda – parece estar em transe. Chora, fica agitada, sua. Professor do Instituto de Psicologia da USP, Leonardo Breno Martins explica os distúrbios e dá várias dicas de como ajudar os filhos.
Assista ao vídeo »
educação

A revista Science, uma das publicações científicas mais respeitadas do mundo, sugere três estratégias que as escolas devem adotar para uma volta às aulas com segurança, com base no que se sabe até agora sobre a Covid-19 e nas experiências internacionais.
Leia a reportagem »
saúde

Em 80% dos casos de câncer infantil há cura se a doença for descoberta rapidamente. Por isso o diagnóstico precoce é tão importante e é o mote das campanhas do "Setembro Dourado", o mês de conscientização sobre o câncer infantil. Especialistas chamam a atenção sobre os sintomas da doença.
Conheça os sintomas »
comportamento

As crianças não são educadas para serem criativas. E isso não vem apenas da escola, mas também da própria família. É o que diz o palestrante e professor de criatividade Murilo Gun. Idealizador do curso gratuito CriCriCri (Criando Crianças Criativas), ele diz que os pais nasceram criativos e desaprenderam a ser. Mas podem reaprender!
Confira a matéria »
artigo

Temperamento vem do latim – temperare – e significa equilíbrio. "É uma combinação de características que podem influenciar hábitos básicos como sono, preferências alimentares e o modo como nos relacionamos", diz a psicóloga Andrea Romão. Ela explica 4 tipos de temperamentos com os quais você e sua família podem se identificar.
shopping

Quem está pensando em comprar o presente de Dia das Crianças pela internet – e quer que ele chegue a tempo – já deve começar a pesquisar. Preparamos uma lista com 10 opções de brinquedos diferentes do convencional que fazem sucesso entre os pequenos.
lições da pandemia
Os colunistas da Canguru News contam como estão enxergando esses tempos desafiadores de Covid-19.

“Eu moro com a minha mãe idosa (91 anos). Na minha casa, tal como no mundo todo, a rotina foi bem afetada. Mas há efeitos positivos da pandemia e observá-los me faz enxergar muitos bons legados". A educadora Bete P. Rodrigues, uma das principais referências em disciplina positiva no Brasil, destaca o que a pandemia trouxe de bom para a sua vida e reflete sobre como a crise sanitária afetou as famílias e as relações entre mães, pais e filhos, apontando aspectos positivos e negativos deste momento.
Leia o depoimento »