Bom dia!
Você já pensou em se mudar para um lugar melhor, onde pudesse criar seus filhos com mais qualidade de vida? Eu pensei, muitas vezes. E me mudei (embora muita gente não considere que foi para melhor). Troquei Belo Horizonte pela agitada São Paulo. Cada família tem sua própria noção de “qualidade de vida”, não é? Se, pensando no futuro dos seus filhos, você pudesse mudar não de cidade, mas de país, para onde iria?
A "US Reports", dos Estados Unidos, acaba de divulgar um ranking dos melhores e piores países onde criar filhos. Foram analisados 73 países com base em oito critérios. Se você quer o melhor, comece a preparar a viagem para a Dinamarca, líder absoluta no ranking, considerada o país mais feliz do mundo. O Brasil…. bem, nosso país poderia estar melhor na fita. Mas o que o estudo revela é que tem muito lugar pior. Ficamos com a 25ª posição no ranking.
Então, talvez, seja melhor ficar onde está e contribuir para melhorar a realidade a sua volta. Tempos difíceis, como os de uma pandemia, sempre provocam reflexões, boas reflexões. O papel da escola infantil no desenvolvimento das crianças, por exemplo, nunca foi tão debatido quanto agora.
A cada dia, novas vozes surgem em defesa da educação infantil e básica. Como a do sociólogo Demétrio Magnoli, que anda preocupado com o que chama de “Geração Covid” – milhões de crianças que levarão vida afora o impacto de um ano sem aulas. Em São Paulo, pais estão se unindo em torno de um abaixo-assinado para cobrar a retomada das aulas regulares.
Muitas mães e pais não vão se sentir seguros para mandar os filhos às escolas antes que uma vacina para o coronavírus esteja disponível (o que é compreensível). Mas será que este é o caminho? Em outro destaque da edição de hoje, especialistas de diferentes países explicam por que as crianças deverão ser as últimas a receber a vacina contra a Covid-19. Confira para entender (e se planejar).
Obrigada por nos ler!
educação I

A advogada e mãe de dois meninos, Vera Rezende Vidigal foi quem teve a iniciativa de criar um abaixo-assinado de mães e pais para pressionar a prefeitura de São Paulo, capital onde vive, a retomar as aulas regulares presenciais. Quase 8 mil pais já aderiram. “Existe uma angústia comum com o sofrimento das crianças por estarem tanto tempo em casa", disse ela, em entrevista à Canguru News.
Veja a matéria »
educação II

Mais um intelectual respeitado no país saiu em defesa da volta às aulas presenciais. Em artigo para a “Folha de São Paulo”, o sociólogo Demétrio Magnoli se preocupa com a "Geração Covid" – milhões de crianças e adolescentes que vão carregar, vida afora, o fardo de um ano sem escola.
Saiba mais »
educação III

Estudo encomendado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal mostra que assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários nas mais de 80 mil escolas de educação infantil do país exigirá um alto investimento. "Precisamos de uma mobilização dos diferentes segmentos da sociedade para apoiar o município a viabilizar o retorno seguro", afirma Mariana Luz, CEO da fundação.
Entenda o estudo »
comportamento

Sobrecarregados com tantas obrigações, fica fácil para os pais explodir e se tornar um mau exemplo de controle emocional. “Muitos pais acabam negligenciando algo que é fundamental aos filhos: atenção de qualidade”, diz Telma Abrahão. No artigo desta semana, a autora do best-seller “Pais que evoluem” dá 5 dicas para lidar com os desafios comportamentais dos filhos.
Leia o artigo »
saúde

Especialistas de diferentes países acreditam que apenas os adultos serão imunizados contra a Covid-19 numa primeira etapa. Por serem um grupo de menor risco para o novo coronavírus, só há pouco tempo as crianças começaram a ser incluídas em testes clínicos pontuais.
família

Uma lista divulgada pela "US Reports", dos Estados Unidos, reuniu os melhores e os piores países do mundo para criar os filhos. O ranking dos 73 países (que inclui o Brasil) leva em conta oito critérios, como, atenção aos direitos humanos, igualdade de renda e educação pública. A Dinamarca lidera o ranking, como melhor país para quem quer criar filhos.
Leia a matéria »
entretenimento

O serviço de streaming está cheio de atrações neste mês de outubro, em que se celebra o "Dia das Crianças". Estão previstas novas temporadas de séries como "Carmen SanDiego" e "Kipo e os Animonstros", além de "Lego Ninjago – O Filme". O destaque principal porém é o musical "A Caminho da Lua", que conta a história de uma garota que constrói uma nave espacial e parte para a lua.
Confira as estreias »