Copy
 
icon-email-light.png  +351 225 513 622    icon-email-light.png  cintesis.eu
Twitter YouTube
 
 
Os incentivos fiscais promovem o investimento das empresas em I&D?
 
 
 
 
 

A OCDE realizou um estudo com dados de 20 países, no período 2016-19, sobre o impacto dos incentivos fiscais no investimento em Investigação e Desenvolvimento das empresas. A resposta poderia à partida parecer simples, mas os resultados são mais complexos.

Assim, verificou-se que:

a) tanto os incentivos fiscais quanto o financiamento direto são eficazes no incentivo ao investimento em I&D das empresas; 

b) os incentivos fiscais ajudam a aumentar o nível de atividade de I&D já existente e estimulam as empresas a começar ou continuar a investir em I&D, especialmente em termos do número de funcionários a realizar I&D. No entanto, este efeito não é tão evidente em empresas grandes (comparativamente com PME);

c) o efeito dos incentivos fiscais no desenvolvimento experimental é cerca de duas vezes maior do que o efeito sobre o básico e investigação aplicada, enquanto o efeito do financiamento direto no desenvolvimento experimental é metade do tamanho do efeito na investigação básica e aplicada.

Os incentivos fiscais e o financiamento direto têm, portanto, efeitos diferenciados dependendo do tipo de investigação que se faz e as empresas parecem preferir incentivos fiscais em projetos com TRL mais avançados e financiamento direto em TRL mais baixos.

É também digno de nota que, em todos os 20 países, apenas em Portugal e na Bélgica (e na Suécia, apesar do menor efeito) é que a política de incentivos fiscais demonstrou ser eficaz na promoção de investimento das empresas em I&D.

 

António Soares, PhD
Gestor Executivo do CINTESIS
 

 
 
Outras notícias
 
 13 OUT - LUSA
Os doentes renais crónicos reportam maior sofrimento emocional devido à pandemia. Dados de um trabalho de investigadores do CINTESIS/Universidade de Aveiro, liderados por Daniela Figueiredo.
Ler mais »
10 OUT - Público
As hospitalizações por esquizofrenia têm diminuído, mas muitos doentes têm de ser reinternados, de acordo com investigadores do CINTESIS e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Ler mais »
 
30 SET - TVI
As ruturas do aneurisma da aorta abdominal matam três em quatro doentes, sendo que um terço das mortes ocorre fora do hospital. O alerta é deixado por investigadores do CINTESIS e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), na TVI.
Ver mais »
18 SET  – CINTESIS
Investigadores do CINTESIS, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário de São João participam em ensaios clínicos na insuficiência cardíaca. Ler Mais »
01 OUT – JN
Na apresentação do relatório “Portugal Mais Velho”, que coincidiu com o Dia Internacional da Pessoa Idosa, Oscar Ribeiro, do CINTESIS/Universidade de Aveiro, falou sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental. Ler Mais »
 
 
            PROFILE | EvidenS&HTA
   Sérgio

   Sampaio
         "Quero avançar na avaliação do benefício
           do rastreio nacional aos aneurismas
           da aorta abdominal "
 
 
 
Idade: 48 anos | Grupo de Investigação: EvidenS&HTA: Decisão Baseada na Evidência, Estudos de Síntese e Avaliação de Tecnologias da Saúde
Linha Temática:  LT3 Ciência de Dados, de Decisão & Tecnologias de Informação
Áreas de Investigação: Cirurgia Vascular (Doença Vascular Periférica, Doença Carotídea, Aneurismas da Aorta, Doença Venosa)

Sérgio Sampaio nasceu em 1972, na cidade do Porto, onde cresceu. Frequentou a Escola Secundária de Alexandre Herculano, onde foi um aluno exemplar. Em 1990, entrou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), tendo concluído o curso em 1996. Era ainda estudante quando começou a dar aulas, de forma voluntária, impulsionado pelo então professor e atual diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira.

Em 1997, iniciou o internato na especialidade de Cirurgia Vascular no Hospital de São João (atual Centro Hospitalar Universitário de São João - CHUSJ). Interrompeu-o em 2002 para rumar à Mayo Clinic, no Minnesota, Estados Unidos, com um “fellowship” de investigação clínica. Foi ainda nos EUA que começou a fazer investigação sobre aneurismas da aorta abdominal, que viria a ser o tema do seu doutoramento e de vários estudos que se lhe seguiram.

De regresso a Portugal, concluiu a especialidade em Cirurgia Vascular, exercendo sempre a sua atividade como médico especialista no CHUSJ. Desde 2007, alia o exercício profissional como médico à investigação e à docência. É investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, no grupo EvidenS&HTA, e investigador da FMUP, onde é também Professor Auxiliar Convidado. É ainda Fellow of the European Board of Vascular Surgery pela Sociedade Europeia de Cirurgia Vascular desde 2009 e membro de várias sociedades científicas.

Como investigador do CINTESIS, tem desenvolvido trabalho científico em várias áreas, nomeadamente em doença vascular periférica, aneurismas da aorta, doença carotídea e doença venosa. Um dos estudos mais recentes sob sua coordenação
faz uma avaliação nacional das roturas dos aneurismas da aorta abdominal entre 2000 e 2015. Atualmente, está envolvido num trabalho de avaliação do eventual benefício da realização de um rastreio nacional aos aneurismas da aorta abdominal.

Ler no site »

Ambição a um ano
Quero avançar o mais possível no trabalho de avaliação do eventual benefício da realização de um rastreio nacional aos aneurismas da aorta abdominal.

Ambição a 10 anos
Se for provado como efetivo, quero ajudar na implementação de um programa nacional de rastreio do aneurisma da aorta abdominal.

Que vida para além da investigação?
Família, música (como consumidor ávido, apenas).


 
 
 
Inovação, Eventos, Oportunidades, Notícias
 
EVENTO: O CINTESIS, com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e com a Cátedra em Bioética da UNESCO, organiza o Webinar “Eutanásia: Que Legislação”, marcado para o dia 29 de outubro, pelas 18h00.

EVENTO: A terceira edição do Workshop em Biomonitorização Humana, subordinado ao tema “Risk Assessment”, irá acontecer a 18 de novembro, online. Informações aqui.

EVENTO: É já nos próximos dias 31 de outubro e 1 de novembro que se realiza o "Hackathon HeartBits". Saiba mais no Facebook.

 
FORMAÇÃO: Encontram-se abertas até 31 de outubro as candidaturas ao 39º Programa de Intercâmbio HOPE 2021, subordinado ao tema “Boas práticas em gestão da saúde baseada na evidência”. Veja o vídeo.

PRÉMIOS: O programa Pfizer Vaccines Open Tech Awards está aberto a projetos desenvolvidos por empreendedores e startups na área da vacinação. Até 30 de outubro. Mais informação aqui.

PRÉMIOS: O prazo de candidaturas à quinta edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP, no valor de 15 mil euros, decorre até 15 de novembro. Informações no site da Fundação Rui Osório de Castro.

PRÉMIOS: Arranca a 1 de novembro a primeira fase das candidaturas ao FLAD Science Award Mental Health, maior prémio científico de Saúde Mental em Portugal. Mais informações aqui.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: Foi prolongado até 1 de novembro o prazo de candidatura ao Concurso do Programa Promove (edição 2020), numa iniciativa FCT e Fundação "la Caixa". Saiba as condições no site da FCT.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: Foi adiado para 21 de outubro o fim do prazo de candidaturas ao Business Ignition Programme (BIP). Informações aqui.
 
 
 
Footer Logo
 
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Edição: António Soares | Redação: Olga Magalhães; Cláudia Azevedo 
Infografia e Imagem: Bárbara Mota; Pedro Sacadura 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

Rua Dr. Plácido da Costa, s/n
4200-450, Porto,
Portugal
 
© 2020 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores: © 2020 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores:
Facebook  
 
 
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Center for Health Technology and Services Research · Rua Dr. Plácido da Costa · Porto 4200-450 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp