Bom dia!
Autora dos livros “Mal-estar na Maternidade” e “Criar Filhos no Século XXI”, Vera Iaconelli tornou-se uma das vozes mais respeitadas da atualidade quando o assunto é parentalidade. Nas palestras e entrevistas que dá, a psicanalista sempre cobra mudança de mentalidade da sociedade em relação ao papel das mães. E não foi diferente na entrevista que deu ao jornalista Roberto Gazzi, co-fundador da Canguru News. “Para criar esta geração, estamos triturando as mulheres”, disse Vera.
Para ela, a responsabilidade pela formação das novas gerações não pode ser uma responsabilidade total das mães, como ocorre há séculos na nossa cultura. “O amor às crianças tem de ser dividido entre pais, famílias e sociedade”, alerta.
Não por acaso, a especialista destaca a “economia do cuidado” como um dos eixos fundamentais para políticas de proteção à infância. E o que é “economia do cuidado”? É ter, por exemplo, empresas que concedam licenças remuneradas aos pais, para que eles também possam cuidar de seus bebês – e não apenas para as mães.
Essa não é realidade comum no Brasil. Felizmente, porém, há exceções à regra. Existem por aqui empresas que já entenderam porque devem apoiar funcionárias e funcionários com filhos pequenos. Que sabem que quem tem crianças em casa tem a missão de criar o futuro – para todos.
Cinco dessas companhias acabam de ser premiadas pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e pelo instituto Great Place to Work (GPTW). Criado em 2019, o ranking das Melhores Empresas na Atenção à Primeira Infância mede quão amigáveis as empresas são com os colaboradores que são pais e mães.
É um começo (e é muito bom). Mas o que Vera Iaconelli e nós, da Canguru News, desejamos é ver o conceito de “family friendly” levado a sério não apenas pelas exceções.
Obrigada por nos ler!
comportamento

Os pais precisam saber que choros e comportamentos agressivos podem ter outras motivações que não a birra. Este é o tema abordado pela psicóloga Patrícia Nolêto, em sua coluna desta semana.
Leia o artigo »
saúde

Em TED Talk recém lançado que viralizou nas redes, a jornalista mineira Larissa Carvalho conta a história do filho Théo, que teve paralisia cerebral devido à demora no diagnóstico de uma doença rara.
Saiba mais »
mães

Em conversa com a Canguru News e artigo para a Folha de S. Paulo, Vera Iaconelli, psicanalista e diretora do Instituto Gerar, fala da dificuldade de governos e da sociedade para tratar de forma correta o desafio da criação das gerações futuras.
Confira a matéria »
carreira

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e o instituto Great Place to Work (GPTW), autoridade mundial em avaliar a qualidade do ambiente de trabalho, criaram em 2019 o ranking das Melhores Empresas na Atenção à Primeira Infância. A ideia é medir quão amigáveis as empresas são com os colaboradores que têm filhos. As premiadas 2020 acabam de ser divulgadas.
Confira as vencedoras »
criança

A guru da arrumação defende que as crianças também devem seguir o seu método e descartar todos os pertences que não lhe trazem alegria.
entretenimento

Quem diria que, um dia, ele iria virar um homem. Há 40 anos, celebrados neste sábado (24), “O Menino Maluquinho” chegava às livrarias, dando vida a um personagem único na literatura infantil, que conquistou as crianças do país com seu jeito travesso, alegre, sapeca e sorridente
Leia a matéria »
entretenimento II

Depois do sucesso do documentário “O começo da vida”, lançado em 2016, para falar da importância da primeira infância no desenvolvimento de uma criança, estreia globalmente no dia 12 de novembro “O Começo da Vida 2: Lá fora”.
entretenimento III

Foi lançado ontem (23), na Netflix, o longa-metragem "A Caminho da Lua", que mostra a história de uma garotinha chinesa que tem de lidar com o luto. O filme é desses que leva às lágrimas pequenos e grandões. Mas ajuda muitos pais a falar com as crianças sobre um tema que não é fácil nem mesmo para adultos.