Copy
Newsletter | LVI Portugal #8                                                                                                   Outubro 2020
Abelha só conhecida da vila da Fuzeta, no Algarve, encontrada nas zonas de sapal da Ria Formosa | Espécie Flavipanurgus fuzetus | Foto de Ian Cross
Dez abelhas endémicas potencialmente ameaçadas em Portugal Continental

Está concluída a avaliação preliminar das 33 espécies de abelhas silvestres que são endémicas da Península Ibérica. Um grupo de 13 espécies foram classificadas como “DD - Informação Insuficiente” por falta de conhecimento da sua biologia, ecologia e distribuição no nosso país. Em relação às restantes, 10 abelhas silvestres poderão estar ameaçadas em Portugal Continental: 6 espécies Criticamente Em Perigo (CR), 2 Em Perigo (EN) e 2 Vulnerável (VU). Em relação à outra metade, 5 espécies foram classificadas como Quase Ameaçada (NT), e apenas 5 foram classificadas com o estatuto de Pouco Preocupante (LC). Saliente-se a importância da conservação de habitats únicos de sapal na Ria Formosa no Algarve, que constituem os locais de distribuição de muitas das abelhas mais ameaçadas em Portugal Continental.

Participe online na atividade LVI da Noite Europeia dos Investigadores 2020

Gosta de testar os seus conhecimentos? Quer saber mais sobre os invertebrados de Portugal? No próximo dia 27 de Novembro a LVI vai estar presente online na Noite Europeia de Investigadores (NEI) com o quiz "O que sabes sobre os invertebrados de Portugal?". Aos participantes é proposto que embarquem nesta divertida atividade e explorem o mundo ​destes fascinantes organismos, cheio de curiosidades "escondidas". Acompanhe as novidades na página Facebook da LVI e na divulgação oficial da NEI 2020 onde será disponibilizada informação sobre como participar! 

Insetos da Lista Vermelha presentes no Festival de Aves em Sagres 

A participação da equipa do projeto LVI no Festival de Aves em Sagres iniciou-se a 12 de setembro com uma apresentação do projeto no webminar do festival por Patrícia Garcia Pereira, Eva Monteiro e Renata Santos. No fim de semana de 3 e 4 de outubro, os insetos estiveram mais uma vez presentes em Sagres para duas visitas guiadas por Eva Monteiro e Albano Soares na Estação da Biodiversidade de Boca do Rio, que tiveram lotação esgotada, revelando que algo está a mudar na perceção do público sobre a importância dos insetos na conservação da natureza e da biodiversidade.
 

Facebook
Website
Email
Copyright © *|2020|* *|Lista Vermelha de Invertebrados*, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp