Bom dia!
Onde há fumaça, há fogo. Por isso sou obrigada a concordar com o empreendedor social Leandro Ziotto. Há uma revolução paterna ocorrendo – ainda que seja um tanto silenciosa e lenta. Leandro é o nome por trás do site “4Daddy” e por lá convoca homens a terem uma nova relação com a paternidade – realmente compartilhada com as mães.
Você pode achar que Leandro é uma exceção à regra. E certamente é. Mas, definitivamente, não é a única. Ao longo dos últimos cinco anos, conheci muitos pais ativistas dessa causa: Bruno Santiago, do “Pai Tem de Fazer de Tudo”, Fernando Dias, do “Vou Ser Pai e Agora?”, Thiago Queiroz, do “Paizinho Vírgula”, e Marcos Piangers, autor de “Papai é Pop”, só para citar alguns poucos exemplos. Existem muitos outros espalhados pelo país.
E uma pesquisa acaba de registrar esse movimento em curso. Num dos destaques desta edição, a repórter Thainá Zanfolin detalha as conclusões apontadas pelo relatório que teve a participação das especialistas em estudo de gênero Camila Pires Garcia e Tayná Leite.
A pesquisa não revela que os pais estão dedicando tanto tempo aos filhos quanto as mães, mas ela aponta uma melhora nos indicadores. E não foi assim que começaram todas as grandes revoluções da humanidade? Silenciosas e lentas, a princípio.
Obrigada por nos ler!
saúde

A poliomielite, também chamada paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, que pode infectar crianças e adultos. De modo preocupante, as taxas de vacinação estão caindo, elevando o risco de os índices da doença voltarem a correr. Veja quem deve se vacinar gratuitamente na campanha que dura até sexta (30).
Saiba mais »
saúde II

Estudo feito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e publicado na revista “International Journal of Pediatric Dentistry” mostrou que houve uma queda de 88% no atendimento de crianças por dentistas no país por causa da pandemia da covid-19. Dentistas alertam para riscos que as crianças correm pela falta desse acompanhamento.
Entenda o estudo »
família

Apesar das mulheres gastarem mais tempo que os homens com as demandas da casa e cuidado dos filhos, os pais aos poucos vão mudando essa realidade. É o que revela a pesquisa "Pais em Casa", coordenada pelo site "4Daddy" e pelas pesquisadoras de gênero Camila Pires Garcia e Tayná Leite.
Conheça a pesquisa »
educação

Nove a cada 10 novos inscritos no ensino infantil da rede municipal de São Paulo, até setembro, são egressos de escolas particulares. Prefeitura teme uma corrida às pré-escolas públicas no fim do ano em proporção nunca vista.
Leia a matéria »
educação II

Cidades como São Paulo já autorizaram a reabertura dos portões das escolas para atividades extracurriculares. Mas apenas 25% das instituições particulares voltaram a oferecer algum tipo de aula presencial, como revelam os números da capital paulista. Na rede municipal, apenas 0,5% das unidades reabriram.
educação III

Ao revisar a tarefa de casa do filho, quem nunca ficou com vontade de dar aquela “mexidinha” no texto ao ver que a resposta não estava correta? Para muitos pais, é mesmo difícil resistir à tentação e deixar de corrigir possíveis erros. Mas será que é indicado fazer isso? Veja o que dizem especialistas em educação.
Leia a matéria »
entretenimento

Ele já foi entrevistado em várias matérias e já foi palestrante em eventos da Canguru News. Em homenagem a esse aniversariante pra lá de especial, resgatamos o “legado” do cartunista nas nossas páginas, o que inclui uma entrevista exclusiva e super fofa que o pai da Mônica deu a uma de nossas repórteres.
Obrigada por nos dedicar seu tempo. Vejo você no sábado!