5 dicas para melhorar a relação com o ex e não prejudicar as crianças

Bom dia!
Separar não é fácil, com filhos ou sem filhos. Com ou sem pandemia. Trata-se, quase sempre, de enfrentar frustrações, desilusões. Mas adultos que têm filhos em comum precisam ter maturidade para lidar com a situação de modo a evitar que as crianças sejam as maiores vítimas do fim do casamento. Afinal, o ex-marido não será ex-pai, a ex-mulher não será ex-mãe (ou esperamos que não seja).
Decidir sobre a rotina semanal dos filhos pode ser muito desafiador quando o diálogo entre os pais está marcado por mágoas de parte a parte. Apesar de tudo, é preciso estabelecer uma convivência respeitosa para não prejudicar os pequenos. Em entrevista à repórter Érica Travain, o psicólogo Nathan Brassero Rodrigues dá 5 dicas para pais separados sobre como melhorar a relação em nome do bem-estar dos pequenos.
A pandemia do novo coronavírus fez crescer os divórcios em diferentes partes do mundo, é o que mostram as estatísticas. Não é boa notícia, certamente. Mas não precisa ser tragédia se as crianças puderem ser poupadas dos rancores dos adultos. Se você está enfrentando essa situação – ou pode aconselhar alguém que está passando por isso –, vale a pena a leitura. A causa é nobre e merece a atenção de todos.
E sejam os pais separados ou não, todos estamos sujeitos àquelas cenas embaraçosas no shopping ou supermercado, em que a criança bate o pé e dá escândalo para que o pais atendam a seus desejos – sejam eles brinquedos ou guloseimas. Para evitar situações como essa, a educadora parental Telma Abrahão indica 4 atitudes que ajudam os pais a encorajar o bom comportamentos nos filhos.
Outra colunista nossa, Laura Ladeira, especializada em brinquedos recicláveis, mostra o passo a passo para fazer uma árvore de Natal com garrafas pet. O resultado é bem bonito. Vale conferir!
Obrigada por nos ler!
saúde

Um estudo inédito recém divulgado pelo Ministério da Saúde mostra redução na anemia em crianças pequenas. A doença, provocada pela falta de nutrientes como ferro, é um problema de saúde pública no mundo inteiro. Saiba mais sobre a anemia, sintomas e alimentos para evitá-la.
Leia a matéria »
coronavírus

81% das crianças de todo o mundo disseram ter visto ou enfrentado violência em suas casas ou comunidades desde o início da pandemia. O estudo é da ONG Visão Mundial. Segundo a entidade, trata-se de um retrocesso nos esforços contra a exploração e a violência infantil.
Entenda o estudo »
|
|
conteúdo patrocinado

A falta de convívio em um espaço importante de construção de conhecimentos e de socialização – a escola – foi motivo de grande estresse neste inusitado ano de 2020. Todos foram impactados: professores, funcionários, pais e alunos. Embora o modelo híbrido de ensino (com suporte da tecnologia para as práticas presenciais) já fosse bastante conhecido das escolas, o modelo remoto de educação para crianças e adolescentes nunca tinha sido vivido com tanta intensidade como nestes tempos de distanciamento social.
Não é possível dizer que o ensino remoto é necessariamente pior (ou melhor) que o presencial. “Pode-se dizer apenas que é diferente”, diz Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, que tem duas unidades em São Paulo (Higienópolis e Granja Vianna). Esther conta que o Rio Branco soltou suas “amarras” e procurou mergulhar no ambiente remoto para explorar dele as potencialidades, encontrando condições para que os alunos aprendessem com qualidade.
Leia a matéria »
|
|
|
relacionamento

Para casais que não estão mais juntos, decidir sobre a escola das crianças ou a rotina semanal pode ser desafiador – e até prejudicar a educação dos filhos. Veja orientações de psicólogo para uma convivência respeitosa que favoreça o bem-estar das crianças no dia a dia.
Confira as sugestões »
comportamento

Diante de birras e maus comportamentos dos filhos, muitos pais recorrem ao castigo, grito e palmadas. Educadora parental e escritora, Telma Abrahão indica 4 atitudes que os pais podem adotar para evitar situações embaraçosas no supermercado, shopping e casa de amigos.
festas

Em tempos de reaproveitamento de materiais e redução de danos ao meio ambiente, até as árvores de Natal podem ser ecológicas. Na coluna desta semana, a especialista em brinquedos recicláveis, Laura Ladeira, ensina a fazer uma linda árvore de Natal com garrafas pet.
Saiba como »
inclusão

Edu, novo amigo da Turma da Mônica, faz parte do projeto "Cada Passo Importa", e mostra os desafios enfrentados pelas crianças com Distrofia Muscular de Duchenne. Gibi do personagem será lançado por Mauricio de Sousa em live na Bienal Virtual do Livro de São Paulo.
entretenimento

O serviço de streaming Disney Plus chegou ao Brasil em novembro, com ampla programação para crianças. Além dele, há opções como Globo Play, Netflix e Amazon Prime Video, entre outras. Mas, afinal, qual vale mais a pena assinar? Quais aspectos avaliar na hora da escolha?
Obrigada por nos ler! Nos vemos no sábado.
|
|
*Com Érica Travain, Michele Custódio, Norah Lapertosa e Verônica Fraidenraich.
|
|
Ivana Moreira
Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação como coach parental pela The Parent Coaching Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por seus dois meninos, Pedro e Gabriel.
|
|
Gostou da nossa news e ainda não é assinante?
Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às quartas e aos sábados, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.
Quer sugerir uma pauta?
Responda esse e-mail com a sua sugestão ou escreva para redacao@cangurunews.com.br
|
|
|
|
|