Bom dia!
2020 passou voando pela janela do apartamento onde eu e minha família vivemos a quarentena. Mas, muitas vezes, meu sentimento foi outro: o de que este ano cheio de angústias não acabaria nunca. Não foi fácil para ninguém, mas chegamos ao fim desse 2020 que ficará marcado na história da humanidade.
Agora é hora de pensar em 2021. E em como fazer com que ele seja um tempo de reconstrução de tudo que ficou bagunçado ao longo dos últimos meses. “Aos poucos, o gosto amargo do medo será substituído pela leveza dos dias, com mais encontros presenciais – sim, eles voltarão”, nos diz a psicóloga Camila Cury, num dos destaques desta edição.
Nossa colunista, presidente da Escola da Inteligência, lembra que não podemos nos descuidar da saúde mental, das emoções, da família, das crianças, dos idosos e de todas as pessoas com as quais nos relacionamos. “Esse é nosso maior patrimônio”, resume ela.
Então, cuide do seu. Que o Natal renove as esperanças e fortaleça os vínculos aí na sua casa. E que vocês construam juntos um 2021 de muitas alegrias, sem descuidar da saúde.
Esta é a última edição da nossa newsletter em 2020. Por aqui, também vamos dar uma paradinha para cuidar do nosso patrimônio.
Nos vemos em 2021!
família

Confira quais foram os nomes de bebês mais populares neste ano. A pesquisa foi feita pela plataforma Baby Center.
Confira a lista »
educação

O governo do Estado de São Paulo decide considerar as escolas como atividade essencial. Isso significa que instituições públicas e privadas poderão iniciar o ano letivo de 2021 com aulas presenciais mesmo que a pandemia avance.
Saiba mais »
educação II

Além da decisão anunciada pelo governo estadual, o grupo de pais que criou o manifesto #escolasabertas obteve parecer favorável na ação contra a prefeitura paulistana, exigindo a volta às aulas regulares no início do ano que vem.
Veja o parecer »
natal

Depois de um ano difícil como este, aquele velho hábito de compensar nas refeições pode ser ainda mais tentador nas festas de fim de ano. A psicóloga Andrea Romão sugere um exercício mental para não abusar demais na ceia natalina – e não passar isso aos filhos.
Leia o artigo »
ano novo

“A sensação de que tudo isto é irreal, de que vivemos algo fora do normal, convidam-me a estar mais presente, a colocar a minha energia apenas naquilo que sei que me vai fazer sentir bem”, escreve a educadora portuguesa Magda Gomes Dias, em seu último artigo de 2020 para a Canguru News. Neste fim de ano, ela sugere “andar devagar, desligar e desacelerar”.
ano novo II

“A maneira com que vamos lidar com nós mesmos, nossos pensamentos e nossas emoções fará toda a diferença para passarmos por esse período conturbado de uma forma saudável e harmoniosa”, afirma a psicóloga Camila Cury, especialista em educação socioemocional. Segundo ela, isso será a chave para que o próximo ano seja feliz.
Leia o artigo »
diversão

Brinquedos que marcaram a infância de quem foi criança nos anos 1980 e 1990 ainda fazem muito sucesso entre a garotada de hoje. E podem ser uma boa oportunidade para a diversão em família.
entretenimento

Férias em família pedem uma sessão (ou várias!) de cinema, não é mesmo? Preparamos uma lista de filmes que divertem, fazem rir ou chorar e ainda oferecem muitos aprendizados para crianças e adultos.
Obrigada por seu tempo! Nos vemos novamente no dia 6 de janeiro!