Bom dia!
“Na casa da vovó pode tudo”. Minha mãe instalou na entrada da casa dela uma placa com essa frase logo que chegou o primeiro neto. Eu poderia gastar vários parágrafos traduzindo esse “pode tudo”, mas vou ficar num único exemplo. Fui buscar meu filho, certa vez, e o encontrei construindo uma “obra de arte” na parede da sala. Com qual material? Retalhos de salame - isso mesmo, salame! Sentada no sofá, a avó só observava. E desconfio que o sorrisinho no rosto dela era de orgulho do neto artista.
Até os 2 anos de idade, foi na casa dela que meu primogênito passou os dias para eu poder trabalhar. E não tenho do que me queixar (pelo contrário), mas muitas mulheres não têm a mesma sorte. Reclamações sobre as intromissões das avós na educação das crianças lideram o ranking das queixas mais frequentes nas rodas de mães.
Dá para conciliar a responsabilidade de educar uma criança com o desejo legítimo de querer mimar um neto? A psicóloga Cristiane Rayes garante que sim. Em entrevista à reporter Érica Travain, ela explica como pais e avós podem construir combinados. Um pouco mais sobre o assunto falamos também na matéria sobre pesquisa recém-divulgada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que avalia como mães, pais, tios, avós e outros responsáveis atuam em relação aos cuidados e relacionamento com os pequenos.
Analisar essas relações é sempre importante – pelo bem das crianças. Afinal, quando as coisas funcionam mal entre os adultos, são sempre elas que pagam o pato. E a julgar pelos dados divulgados nesta semana pelo IBGE, um grande número de pais e mães estão com dificuldade de relacionamento. Pelo quarto ano consecutivo, a taxa de casamentos no país diminuiu, assim como o tempo de duração. E os divórcios tendem a aumentar. Por aqui, a gente torce muito pelos casais que estão tentando contrariar as estatísticas.
Obrigada por nos ler!
saúde

A osteopatia é uma especialidade da fisioterapia muito usada para tratar dores musculares em adultos e problemas como cólica e refluxo em bebês. Mas ela também pode ajudar crianças maiores, em questões relacionadas à postura, ao sono e à digestão.
Leia a matéria »
saúde II

Parte do projeto “Mais que um palpite”, que combate as fake news em saúde, o clipe “Hora de tomar vacina”, do Mundo Bita, explica às crianças que a picadinha de agulha é sinônimo de cuidado e proteção.
Assista ao clipe »
família

Pesquisa recém-divulgada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal analisa como mães, pais, tios, avós e outros responsáveis atuam em relação aos cuidados e relacionamento com as crianças.
Confira o estudo »
família II

Quando os avós passam a cuidar dos netos – seja porque vivem juntos ou não –, podem surgir desavenças com os pais. A psicóloga Cristiane Rayes explica como pais e avós podem chegar a acordos sobre a educação dos pequenos.
Leia a reportagem »
coronavírus

Estudo da Universidade do Sul da Califórnia mostra como o sistema “casa-escritório" levou a um aumento nos problemas de saúde dos trabalhadores, em especial, entre mulheres e pais de crianças pequenas.
comportamento

Quando os pais explicam ao filho a razão dos limites impostos, ele incorpora melhor esses limites, adotando-os como seus. Especialista em psicologia positiva, a colunista Adriana Drulla explica a importância de oferecer escolhas e tornar a criança capaz de regular a si mesma.
Leia o artigo »
educação

O Ministério da Educação enfim homologou parecer emitido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), liberando as aulas remotas até dezembro de 2021. Entenda em que implica essa autorização.
alimentação

A introdução alimentar é um momento único na vida de um bebê. Nutricionista materno infantil, Letícia Oliveira explica alguns sinais que indicam o momento certo de oferecer a primeira refeição e também dá dicas sobre como apresentar os alimentos.
entretenimento

Lousa dupla para desenhar e/ou escrever, blocos de montar magnéticos, casinha de papelão, cubo eletrônico… Selecionamos 10 brinquedos criativos e diferentes para crianças de variados gostos e idades.
Obrigada por seu tempo. Até quarta!