Copy
24 de dezembro de 2020
Feliz Natal!

Esse ano foi cheio, acreditamos que todo mundo quer descansar e aproveitar a família (por videochamada) então preparamos uma versão curta, rápida, com o que rolou de melhor, notável, pior, ou o que gostaríamos de compartilhar com vocês deste ano.

Tentamos fazer com que tudo fosse um pouco mais leve, não pesando a mão em notícias sobre a pandemia, tratando o assunto (como todos os outros) com algum humor e a ideia de que tecnologia, cultura digital, negócios (e esta newsletter), possam ter algum impacto em sua vida - Samir e Henrique
Eletrônicos de consumo
SMARTPHONE QUE CABE NO BOLSO
Samsung Galaxy A51/71 (porque abriram a porta para todo smartphone intermediário de 2020, com mais RAM, armazenamento e câmeras boas)
Galaxy A51: Conjunto da obra agrada e pode ser encontrado por cerca de R$ 1.700 (Henrique Martin/Interfaces)
SMARTPHONE QUE NÃO CABE NO BOLSO (em vários sentidos)
iPhone 12 Pro Max. É a melhor câmera hoje em um aparelho à venda no Brasil. 
iPhone 12 Pro Max: tão lindo, fotos tão nítidas, mas tão caro (Henrique Martin/Interfaces)
SMARTPHONE PREMIUM QUE NÃO DOBRA
Ficamos quase divididos entre o Samsung Galaxy Note 20 Ultra e o Motorola Moto Edge+, mas é difícil não concordar que a sul-coreana tem o melhor e mais versátil aparelho, seja em funções (amamos a canetinha), seja em um sistema que se mostra cada vez melhor e versátil para uso de lazer, consumo de conteúdo, fotos ou trabalho mais pesado.

Vale lembrar que o mercado brasileiro hoje se divide basicamente entre essas três fabricantes mencionadas - Apple, Samsung e Motorola no high-end/premium e o resto pulverizado nos intermediários e básicos (os trocentos aparelhos da Xiaomi estão aí para isso, afinal).
SMARTPHONE PREMIUM QUE DOBRA
Galaxy Z Fold2. Design incrível, engenharia que recuperou as falhas da versão original, é o futuro dos telefones. Menção honrosa para o Z Flip, que conseguiu chegar às lojas antes do Motorola razr (que… sumiu).
NOTEBOOKS
Dell XPS 13 (agora fabricado no Brasil!) é nosso amor eterno. E os MacBooks com M1 que "quebraram o paradigma" do x86 na Apple.
Dell XPS 13, sonho de consumo (Henrique Martin/Interfaces)
VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
Nokia no Brasil. A HMD Global finalmente chegou ao nosso país, mas ainda não mostrou a cara direito - o Nokia 2.3 é abaixo da média, mas o Nokia 5.3 é um intermediário decente (e recomendável).
CHEGADA DOS QUE NUNCA TINHAM VINDO
Roku no Brasil - o modelo Express populariza o streaming fácil e simples para TVs velhas (ou espertas que já perderam um pouco de memória).
TECNOLOGIA DESNECESSÁRIA DO ANO
O 5G DSS (=4G turbinado pelo marketing para dizer que é 5G) das operadoras brasileiras.
MELHOR ALEXA COM ALEXA
Os Amazon Echo novos (o Echo grande tem som ótimo!). E hoje tudo tem Alexa, então tá tudo em casa.
TV
Linha Samsung Crystal (TU8000) porque é boa e tem preço interessante. Se cabe no seu bolso, vá de LG OLED CX.
MELHOR FONE DE OUVIDO
Sony WH-1000XM4 - e maior decepção do ano com a Sony indo embora do país. E os Samsung Galaxy Buds Live por inventarem o formato de feijão para fones sem fio.
COMPRA NECESSÁRIA DA PANDEMIA
Máscaras de proteção da Insider Store. Confortáveis e feitas com proteção antiviral. 
Seleção Amazon do ano
Olhamos os produtos mais interessantes que passaram por aqui nos últimos meses para fazer a penúltima curadoria do ano:
CULTURA DIGITAL
MELHORES COISAS DO STREAMING
The Mandalorian - O começo da virada de conteúdo de Star Wars e da Disney+, que anunciou dezenas de novas séries para os próximos anos e chegou no Brasil (apesar do catálogo limitadíssimo, promete).

Tiger King - No começo da quarentena, no meio do surrealismo das notícias algo mais bizarro tomou conta da Netflix, a briga pelos felinos e pelo dinheiro protagonizada pelas pessoas mais insanas que poderíamos imaginar.

Um Reality Show ruim a sua escolha - Sinta-se livre para escolher o programa ruim da sua preferencia, já que esta modalidade caiu no gosto do brasileiro consumidor de streaming em 2020 - A Netflix foi campeã de títulos do tipo: lá você pode acompanhar títulos como Love is Blind, The Circle e Selling Sunset. A Amazon pegou gosto após exibir De Férias com o Ex e o pavoroso Soltos em Floripa e começou a desenvolver mais títulos próprios.

Noite na Terra em Cores - A Apple TV+ tem um catálogo pequeno, mas primoroso. O novo documentário filmado à noite com equipamentos especiais leva o conceito de "vamos ver a vida dos bichos na TV" a outro nível. Mas não conseguimos ver Ted Lasso ainda. 
Grogu, ou o "Baby Yoda" é o símbolo da virada de Star Wars e da Disney no streaming (Reprodução / Disney)
PODCASTS
Decoder Ring - Questões da cultura popular são explicadas e aprofundadas neste podcast que explica o que foi o Mullet, o Metrosexual, ou a razão de ser de patinhos de borracha nas banheiras. O episódio da Sad Jennifer Anniston e a história dos vídeos de ginástica da Jane Fonda são imperdíveis. 

The Rewatchables - Cada episódio se aprofunda em um filme diferente, indo desde clássicos como "Tubarão" a mais recentes como "Perdido em Marte". (Se você gosta de histórias interessantes de filmes antigos, dÊ um pulo no You Must Remember This)
TIKTOKER BRASILEIRO
Pequena Lô - Com os vídeos mal-humorados, Lorrane virou celebridade e em poucos meses passou a estrelar campanhas publicitárias, mantendo a qualidade do seu conteúdo. Seus fãs se nomeiam os "pequeniners". Conheça também a Arquiteta Sheyla Christina.
TIKTOKER GRINGO
O cara que faz review de pias. (Sim, é ótimo)
NEWSLETTERS
Garbage Day - Uma newsletter divertida demais, para você aproveitar o que há de melhor na internet.

MargeM - Curadoria jornalística nacional de alto nível, com um pouco de tudo que gostamos e precisamos saber.

Homework (do chapa André Forastieri) - Dicas para trabalhar melhor (e uma comunidade bem divertida junto).

Thingtesting - site/newsletter/plataforma de novidades e tendências em um monte de áreas, de acessórios para smartphones a cremes orgânicos benzidos por monges tibetanos. 

 
GAMES
LAMBANÇA DO ANO
O que era para ser o lançamento do ano se tornou o próprio falso show do Patati Patatá. Cyberpunk 2077 se tornou referência em como um estúdio não deve criar um hype se não consegue entregar o que promete (e no caminho ficar conhecido por explorar a mão de obra de seus empregados).
JOGO DO ANO (DE 2018)
Dois anos após seu lançamento, Among Us se tornou relevante em meio da pandemia, jogado por grupos de amigos, por milhares de pessoas em lives e por políticos no Brasil e nos EUA, extrapolando o nicho com sua jogabilidade simples e direto ao ponto. Bônus para Animal Crossing também.
LANÇAMENTO DO ANO
As novas placas NVidia RTX 3000 chegaram causando impacto na indústria, demonstrando poder de processamento e entrega acima da geração anterios pelo mesmo preço - agora só falta baratear (duvidamos que isso aconteça tão cedo).

Consoles? Deixa a poeira da nova geração baixar e aí falamos deles. 
Compartilhe