Bom dia!
Tempo demais na frente das telas. Esta parece ser a marca da infância nos dias atuais. Tenho certeza que você já leu várias reportagens sobre os malefícios desse hábito no desenvolvimento dos pequenos. Mas o que talvez você não saiba é que o excesso de TV do seu filho não faz mal só a ele… faz a você também. Pelo menos foi isso que mostrou um estudo realizado pela Universidade do Arizona. Quanto mais as crianças assistem à TV, mais os pais se tornam estressados. Em reportagem desta edição, explicamos como foi realizado o estudo e as conclusões dos pesquisadores.
Mas as telas não são os únicos agentes do estresse familiar. Determinadas atitudes das pessoas que convivem na mesma casa – e isso vale para adultos e crianças – conseguem acabar com qualquer clima de “lar doce lar”. São as chamadas “atitutes tóxicas”, sobre as quais fala a educadora parental Telma Abrahão. No artigo desta semana, nossa colunista fala sobre 3 atitudes tóxicas que contaminam o ambiente familiar.
E, sejamos francos, não está fácil manter o ambiente familiar descontaminado – do mau humor, não do vírus – depois de tantos meses de pandemia. Talvez por isso tantos pais estejam aderindo a movimentos que pedem a volta às aulas presenciais. Em outro destaque do dia, contamos sobre as carreatas de pais e educadores que estão previstas para ocorrer neste fim de semana em diferentes partes do país.
O que você acha desses movimentos? Você também acredita na necessidade das crianças voltarem a frequentar escolas (pelo bem da saúde emocional delas) ou você está no grupo dos que acham que ainda é temerário tirar os pequenos da quarentena? Conta pra gente! Queremos muito saber sua opinião.
Obrigada por nos ler!
educação

Grupos de pais, médicos e escolas se articularam para realizar uma carreata nacional, que acontece neste fim de semana em diversas cidades do Brasil. A mobilização reivindica a volta das aulas presenciais.
Saiba mais »
alimentação

A nutricionista clínica Tatiana Almafi dá sugestões de lanches simples e nutritivos para a garotada consumir na praia, na piscina ou mesmo no parque. Além de mais saudáveis, eles são uma opção mais segura em tempo de coronavírus, que torna importante evitar o consumo de ambulantes e quiosques.
Veja as opções »
relacionamento

Muita gente associa a “comunicação não violenta” à uma maneira “fofa” de falar – mas não é isso. “O modo como falamos é o resultado de uma nova forma de olhar para a vida, que envolve a mudança de foco”, diz a psicóloga Raylla Andrade. Ela e o marido, Rodrigo Lolato, explicam como funciona essa forma diferente de interpretar e agir no dia a dia não só com os filhos.
Entenda o assunto »
família

Pesquisa americana mostra que o aumento de exposição das crianças à tela, além de nocivo para elas mesmas, também pode contribuir para o estresse dos pais. Veja por que isso acontece e saiba formas de evitar o problema.
Leia a pesquisa »
comportamento

Muitas vezes, sem nem perceber, adotamos atitudes que só prejudicam as relações – com o parceiro (a), os filhos ou amigos. Por exemplo, ao reclamar de tudo e de todos. “Temos de parar de buscar culpados e focar em soluções que resolvam a situação e nos aproximem uns dos outros”, escreve a educadora parental Telma Abrahão.
artigo

Depois de um ano preocupados com a saúde – nossa e dos nossos entes queridos – como estamos agora? A pediatra Talita Rizzini sugere aos pais uma análise de sete dimensões da saúde – da física à mental e intelectual. “Nos cabe também fazer esse balanço da vida dos nossos filhos e, dependendo da idade, COM os nossos filhos”, diz ela.
volta às aulas

Com a previsão de retorno das aulas presenciais em breve, as mochilas voltam à pauta nas listas de material escolar. E além do uso no dia a dia, elas também podem ser utilizadas em passeios e de outras formas. Confira sugestões de opções em diferentes formatos e estilos.
Entretenimento

Haja pique e criatividade para entreter a criançada nesse verão, não é mesmo? Pensando nisso, separamos 12 dicas para criança nenhuma botar defeito! Elas foram organizadas por faixa etária, dos 9 meses aos 9 anos de idade.
Obrigada por seu tempo. Até quarta!