Copy
EDIÇÃO #006 — JANEIRO 2021
Chegou 2021! Uma página ainda em branco, que esperamos ser mais bem escrita que a anterior. Assim começa um novo ciclo, trazendo consigo a necessidade de fazer balanços e projetar intenções para este novo ano, que acarreta um desejo forte de mudança, deixando para trás uma realidade que nos abalou a todos. 

Ansiamos pela transformação positiva do nosso atual modo de viver, para que a distância encurte e o abraço volte. Estamos esperançosos e confiantes que o desejo que todos partilhamos se vai concretizar em 2021 e queremos contribuir para que assim aconteça. 
 
Todos temos um papel nesta transformação, desde a escolha da nossa alimentação ao que vestimos, a torneira que mantemos mais fechada que aberta, como e quanto nos movemos, como nos relacionamos com os seres que nos rodeiam, e quanto amor damos e nos damos. 

Boas transformações e navegações por esta nova década, 
Equipa AK! 🖤
AQUELA RETROSPECTIVA
2020 EM REVISTA
JANEIRO 
A montagem da fábrica conclui-se e começamos a fermentar Aquela Kombucha.
FEVEREIRO 
Realizamos sessões fotográficas com as nossas estrelas para o grande lançamento que prevíamos. 
MARÇO
Desligamos as luzes da fábrica e fomos para casa repensar e trabalhar um novo modelo de lançamento.
ABRIL
Voltamos à fábrica, cheios de vontade de engarrafar os nossos sabores clássicos. 
MAIO
Lançamos oficialmente Aquela Kombucha, em formato online como pediam os tempos.
JUNHO 
Desenvolvemos os nossos expositores de garrafas, criados com os desperdícios do marmorista do nosso bairro, o Sr. Manuel.
JULHO 
Fomos a banhos, carregar baterias com a nossa nova família.
AGOSTO 
Lançamos aquela magazine, a nossa revista em formato newsletter, onde partilhamos o que fazemos e os projetos que nos inspiram.
SETEMBRO 
Lançamos Aquela Kombucha de Mirtilo, através da qual plantamos 100 árvores nativas na Serra do Alvão.
OUTUBRO 
Abrimos as portas da nossa casa, Aquela Kombucharia, o primeiro tap room de kombucha do país.
NOVEMBRO
O mês d´Aquela Kombucha a granel, promovendo a nossa velha máxima: quanto menos lixo melhor.
DEZEMBRO
Lançamos e partilhamos uma serigrafia intitulada “aquela”, em parceria com a artista Eva Evita. 
AQUELA KOMBUCHA
X
AMÉLIA & NICOLAU
Propuseram-nos o desafio de produzir Aquela Kombucha para a família Amélia e Nicolau. Aceitamos!! E cheios de entusiasmo propusemo-nos a responder aos desejos destas duas figuras citadinas e requintadas, que adoram viver do bem e do melhor. 

A elegante Amélia escolheu a Framboesa como o seu sabor preferido e atribuiu Aquela Kombucha a missão de concretizar o seu sonho, de ter uma garrafinha cor de rosa em sua honra. Repleta de coisas boas e produzida de forma natural, Aquela Kombucha de Framboesa é "love in a bottle” - mais conhecida como o elixir de beleza da Amélia!

O bon vivant Nicolau aprecia o que há de bom na vida citadina mas também na Natureza, e não descura a sua toma diária de elixir da vida. O seu nível de exigência não é fácil de satisfazer mas Aquela Kombucha conseguiu conquistá-lo com o "power couple" de curcuma e pimenta preta, para se sentir radiante por dentro e por fora!

Estes novos sabores estão disponíveis:
@amelialisboacafe
@nicolaulisboa
@nicolauportocafe
@basiliolisboacafe
N´Aquela Kombucharia e muito em breve na nossa loja online.
Sediada no Porto, é uma plataforma pedagógica e de investigação internacional que visa investigar a expansão do papel do ilustrador como investigador, editor e mediador. Desde que foi fundada em 2016, a escola tem proporcionado um ambiente para examinar e explorar uma variedade de abordagens diferentes para ilustração e construção de narrativas visuais com atenção às mudanças disciplinares no campo da comunicação visual, como caligrafia, arquitetura, encadernação , tipografia, comida, colagem, design têxtil, escrita criativa, gravura e autopublicação.

O melhor mesmo é visitarem o site e explorarem este maravilhoso projeto, fundado e desenvolvido pela Karen Lacroix. 


https://illustration.school/
@illustration.school
Foto de Matilde Viegas

FERNÃO MENDES

FERMENTAÇÃO ALIMENTAR, ALIMENTAÇÃO NATURAL, AGRICULTURA URBANA



@the_fernmenter

FERMENTAÇÕES SAUDÁVEIS EM CASA
 
A fermentação de vegetais e frutos (fermentação lática) tem sido utilizada por muitos povos desde há vários séculos, sendo muito útil não só para tornar certos alimentos mais seguros na ausência de refrigeração, como também para aumentar a estabilidade de produtos perecíveis e melhorar seu sabor.

Durante a fermentação, temos essencialmente bactérias (e por vezes leveduras) que transformam os açúcares dos vegetais em ácido orgânicos (por exemplo, ácido lático, daí o nome “fermentação lática”), dióxido de carbono e outros compostos aromáticos. 

O ácido produzido garante a acidez e sabor característicos dos alimentos fermentados, mas também mantém os alimentos seguros, prevenindo o desenvolvimento de bactérias patogénicas. Este efeito de conservação e estabilização dos alimentos é um dos maiores poderes da fermentação! 

A fermentação altera quer o sabor dos vegetais e frutos, quer o seu conteúdo nutricional (aumenta-o!), produzindo vitaminas e compostos benéficos e aumentando a digestibilidade, ao “pré digerir” algumas fibras vegetais.

Se nunca tentaste fermentar vegetais em casa, gostava de partilhar contigo a receita mais fácil que conheço, que é praticamente infalível!

 

Fermentação Lática de Frutos e Vegetais:
1   Coloca um frasco vazio numa balança e tara-a.
2   Introduz os vegetais no frasco.
3   Opcionalmente, junta algumas especiarias para ter um produto mais aromático (grãos de pimenta, folhas de louro, sementes de mostarda, etc.).
4   Adiciona água suficiente no frasco para submergir os vegetais e anota o peso total (peso da água + vegetais)
5   Calcula 2% desse peso e pesa essa quantidade de sal numa taça (pesa, no mínimo, 2% e nunca menos do que isso).
6   Despeja a água do frasco na taça com o sal e misture até que o sal esteja dissolvido.
7   Despeja a solução no frasco com os vegetais.
8   Tapa o frasco e fecha-o levemente, de forma a não permitir que nada entre, mas solto o suficiente para que o gás produzido na fermentação possa escapar livremente
9   Coloca o frasco num armário e espera alguns dias. Normalmente 3-7 dias é o suficiente, dependendo daquilo que estás a fermentar e da temperatura ambiente. No final do dia 2, podes começar a provar, para garantir que está no ponto certo.
10   Quando atingir o sabor e acidez desejados, fecha bem o frasco e coloca no frigorífico para uma melhor conservação!
 

Seguindo esta receita, vais conseguir transformar mirtilos, tomates, beterrabas, figos, pepinos e muito mais em deliciosos alimentos fermentados.

Dica de amigo: Aproveita a Primavera e o Verão, quando há maior abundância de produtos biológicos frescos, para os fermentar. Assim vais ter muitas conservas saudáveis para desfrutar durante o resto do ano. 
 
Boas fermentações,
Fernão Mendes

 
Link
Facebook
aquelakombucha.pt
aquela magazine - fonte Karte desenhada por Diogo Rapazote
Copyright © 2021 AQUELA KOMBUCHA, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.