Copy
 
icon-email-light.png  +351 225 513 622    icon-email-light.png  cintesis.eu
Twitter YouTube
 
 
Quais são as consequências do Brexit
na investigação?
 
 
 
 
 

 

A Comissão Europeia e o Reino Unido assinaram um acordo pós-Brexit que define algumas condições para a participação de instituições britânicas e investigadores baseados no Reino Unido no Horizonte Europa, mas ainda existem algumas áreas por definir.

O Reino Unido tem um forte track-record no financiamento competitivo da UE. Por exemplo, entre 2007 a 2013, o país participou em mais de 10.000 projetos com mais de 18.000 participantes. No total, o Reino Unido garantiu cerca de 7 biliões de euros em financiamento (15% do financiamento total concedido) durante esse período - a segunda maior parcela de participações e de financiamento da UE, atrás da Alemanha em ambos os casos. No geral, o Reino Unido garantiu cerca de 5,9 biliões de euros em financiamento do Horizonte 2020, de acordo com os números de junho de 2019 (13,5% do total, atrás novamente da Alemanha).

No entanto, a partir de 2015, com o advento do Brexit e com a crescente incerteza acerca do futuro da participação, estes números começaram a baixar.

O que ainda não se sabe:

- O papel do RU nos projetos financiados do Horizonte Europa. A discussão centra-se na questão da contribuição que cada Estado deve fazer para o budget e as regras específicas de participação. O RU ambiciona adquirir um estatuto semelhante a outros países bem-sucedidos a nível científico, tal como a Suíça ou a Noruega, e obter um estatuto de ‘third country’ que permite a entrada em consórcios de projetos colaborativos na maioria das calls (mas com limites de budget).

O que se sabe até agora:

- O programa Erasmus+ vai deixar de ter a participação do RU;

- O RU vai continuar a ter um papel em alguns programas europeus, e.g. Euratom, mas ficará fora de outros, e.g. financiamento de desenvolvimento regional, agricultura e segurança;

- Termina a liberdade de movimentos entre países da EU e o RU, assim como passa a ser necessário que cidadãos britânicos tenham de obter vistos para estadias superiores a 90 dias na EU.

 

António Soares, PhD
Executive Manager
 

 
 
Outras notícias
 
6 JAN - LUSA
Investigadores do CINTESIS e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão a avaliar o potencial de aceitação e a adesão dos portugueses à vacina para a COVID-19, através de um inquérito online. Ver mais »
13 JAN - CINTESIS
A pandemia terá acentuado o medo do parto nas grávidas portuguesas, diz Ana Paula Prata, investigadora do CINTESIS/Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). Ler mais »
 
12 JAN – CINTESIS
Em 2020, o CINTESIS voltou a ser presença habitual nos órgãos de comunicação social (OCS). Ao todo, registaram-se mais de um milhar de referências nos jornais, rádios e televisões portugueses.
Ler mais »

15 DEZ – PORTO CANAL
Daniela Figueiredo, investigadora do CINTESIS/Universidade de Aveiro, explicou os impactos da pandemia nos doentes renais, um grupo de risco para a infeção por SARS-CoV-2, no programa “Mentes que Brilham”, do Porto Canal.
Ler Mais »
13 JAN – LUSA
Investigadores do CINTESIS e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluem que os coletes ortopédicos "não aparentam ter vantagens" no tratamento de fraturas da coluna.  
Ler Mais »
 
 
PROFILE | Micromed                
Acácio    

Rodrigues    
"A pandemia trouxe para a ribalta             
a noção do imprevisível,             
do imponderável, do incontornável "            
 
 
 
Idade: 56 anos | Grupo de Investigação: MicroMed – Microbiologia Médica
Linha Temática:  LT2 – Investigação Clínica e de Translação
Áreas de Investigação: Microbiologia, Doenças infeciosas, Microrganismos emergentes, Infeção Associada a Cuidados de Saúde

Chama-se Acácio Gonçalves Rodrigues e é coordenador do grupo de investigação MicroMed, do CINTESIS, Professor Associado, com Agregação, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), onde lidera o Laboratório de Microbiologia, e médico especialista no Centro Hospitalar Universitário de São João, onde coordena a Unidade de Queimados do Serviço de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética desde 2006.

Nascido e criado no Porto, a sua família é oriunda maioritariamente do Douro e de Trás-os-Montes. Sente-se “um homem de campo e do campo”. Em 1982, com 18 anos, ingressou na FMUP, tendo concluído o curso de Medicina em 1988. Queria ser investigador na área da Microbiologia, mas o curso ensinou-o a gostar de ver doentes. Especializou-se em Anestesia e Cuidados Intensivos em 1995 e fez a subespecialização em Medicina de Emergência em 2002. Passou pelo Institute of Clinical Bacteriology of the University of Uppsala e chegou a estar inscrito como aluno de doutoramento nessa universidade sueca, mas foi Portugal que o ganhou. Doutorou-se em 1999 pela FMUP, sob orientação do Professor Per Anders Mardh, de Uppsala, e optou por se dedicar sobretudo à docência e à investigação, mas mantendo sempre atividade clínica.


Quando integrou o CINTESIS, pertencia a outra unidade de investigação. Hoje afirma-se como “um cintesiano dos quatro costados”. Em tempos de pandemia de COVID-19, o grupo MicroMed, que lidera, enfrenta novos desafios, tendo em conta as limitações impostas ao trabalho laboratorial. A sua equipa tem-se dedicado à investigação em Microbiologia Médica, nomeadamente dando resposta a microrganismos emergentes, bem como ao desenvolvimento de novos meios ou ferramentas de diagnóstico, com base em novas tecnologias disruptivas, numa ponte com a FASTinov, spin-off da Universidade do Porto e do CINTESIS de que é cofundador. Alguns dos principais trabalhos têm sido feitos em áreas como a resistência aos antimicrobianos, o controlo da infeção em contexto hospitalar, a sustentabilidade e a segurança alimentar. Além de alguns microrganismos emergentes, que não poderiam estar mais na ordem do dia, a equipa assesta baterias contra outros perigosos inimigos da saúde pública e da vida humana.

Ler no site »

Ambição a um ano
Quero robustecer cada vez mais a equipa e robustecer cada vez mais o CINTESIS. Gostava de ver constituído o RISE. Era bom para a investigação biomédica.

Ambição a 10 anos
A longo prazo, prefiro não fazer planos: a pandemia trouxe para a ribalta a noção do imprevisível, do imponderável, do incontornável.

Que vida para além da investigação?
Gosto de passear no campo, de ler e de escrever. Sempre gostei muito de ler e, de alguns anos a esta parte, gosto de escrever. Portanto, vou acumulando escritos. O que lhes vou fazer? Ainda não sei.


 

 
 
Inovação, Eventos, Oportunidades, Notícias
 
EVENTO: O projeto AIRDOC, promovido pela MEDIDA e copromovido pelo CINTESIS, FMUP e ISEP, com financiamento Norte2020 (Portugal2020) e parte do PHE, organiza o evento “Mobile Health for Smart, Patient-centred Support”, que inclui “webinars” e duas sessões integradas na Winter School 2021. Mais informações no site do CINTESIS.

EVENTO: Realizar-se-á no dia 27 de janeiro, entre as 15h00 e as 17h00, a Sessão Horizonte Europa “A U.Porto rumo à Saúde no Horizonte Europa”. A participação está sujeita a inscrição prévia.

EVENTO: A ANI vai promover uma Innovation Talk dedicada à inovação transfronteiriça, em parceira com o More CoLAB – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, no dia 29 de janeiro, pelas 12h00, em direto, na sua página do Facebook.

 
OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: Está aberta a quarta edição do concurso de estímulo ao emprego científico individual, destinada a doutorados. Saiba mais.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO:  O prazo do concurso para submissão de candidaturas a projetos de IC&DT em todos os domínios científicos decorrerá entre 28 de janeiro e 10 de março, ao abrigo do aviso de abertura publicado pela FCT. Mais informações aqui.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: Decorrem até 28 de fevereiro as candidaturas às Bolsas Fullbright para Investigação. Todos os documentos, links e datas importantes podem ser vistos no site da FCT.

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO: Já abriu o concurso para projetos transnacionais de investigação em perturbações do neurodesenvolvimento, no âmbito da ERA-NET NEURON/FCT. A data limite para submissão de pré-proposta é 9 de março.

OUTRAS NOTÍCIAS: Portugal assume a presidência do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021. Conheça aqui as prioridades da PPUE21, nomeadamente em termos de I&I.

OUTRAS NOTÍCIAS: A Horizon (The EU Research & Innovation Magazine) começa o ano com uma perspetiva dos grandes desafios para a ciência em 2021. Saiba quais são aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS: A pandemia pode ter dado origem a uma “inundação de ciência inútil”, enquanto as “boas investigações” ficam na fila, à espera para serem publicadas. O alerta é dado na Science | Business.

OUTRAS NOTÍCIAS: Os Estados-Membros concordam numa solução de interoperabilidade para aplicações de rastreamento e alerta de infeções por coronavírus. Veja mais.

OUTRAS NOTÍCIAS: O European Institute of Innovation and Technology (EIT) quer aumentar o foco na educação e em regiões “menos inovadoras”, a partir de 2021, revela o seu diretor, Martin Kern.

OUTRAS NOTÍCIAS: A pandemia de COVID19 alterou os hábitos de consumo alimentar dos europeus, segundo um estudo realizado em 10 países. Alguns dos resultados podem ser encontrados neste site.
 
 
 
 
Footer Logo
 
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Edição: António Soares | Redação: Olga Magalhães; Cláudia Azevedo 
Infografia e Imagem: Bárbara Mota; Pedro Sacadura 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 

Rua Dr. Plácido da Costa, s/n
4200-450, Porto,
Portugal
 
© 2021 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores: © 2021 Center for Health Technology and Services Research . All Rights Reserved. A equipa editorial do CINTESIS reserva-se o direito de selecionar os conteúdos informativos | Sugestões para cintesis@cintesis.eu 

Patrocinadores:
Facebook  
 
 
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Center for Health Technology and Services Research · Rua Dr. Plácido da Costa · Porto 4200-450 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp