Copy
View this email in your browser
Sem palavras

Uma boa maneira de dizer menos asneiras e mostrar mais mundo, basta seguir os links das imagens.

Amanda Gorman — Inauguração da presidência de Joe Biden
Foto por Chris Kleponis / CNP / ABACA / Reuters

Pink Seesaws — Design of the year 2020
Instalação do estúdio de arquitetura Rael San Fratello,
na fronteira entre o Mexico e os EUA.

T.05   EDIÇÃO 06
24 JANUARY 2021
Tensão
Superficial
Uma compilação de sinais aleatórios
que permeiam os interstícios
da informação digital.

Ora viva minha gente!
É bom ter-vos mais uma vez por aqui. Espero sinceramente que estejam de boa saúde, física e mental.

Na passada edição foram os votos para o ano novo e nesta foram os votos para as eleições presidenciais.

Nós fomos logo de manhã.

Ficámos bem impressionados com a fila — afinal não ficou tudo em casa — pensámos, admitindo uma centelha de esperança. Mas apesar da espera, em vinte minutos ficámos com o assunto resolvido.

Depois da aventura matinal fora de portas, voltámos para casa e para a habitual azáfama: pois que é da cozinha para o escritório, do escritório para a sala, da sala para a cozinha, às vezes até da cozinha para o quarto, enfim, um reboliço.

Entretanto, a internet foi tomada por uma avalanche de memes do Bernie Sanders e tirando as capas de álbuns de rock com o Bernie, não houve muito que me chamasse a atenção para esta edição. Mas enquanto não chega o próximo spinoff de Game Of Thrones vão-se entretendo com mais uma edição desta vossa modesta newsletter.

Holiday in America

Mais cinema para ver em casa, desta vez da HuluThe United States vs. Billie Holiday relata a história de uma das responsáveis por modelar a cultura norte-americana e de como a "terra da liberdade" é profícua em censura e subjugação.

Como complemento, ou preparação, podem assistir ao excelente documentário Billiede 2019, ou podem simplemente desfrutar da excelente seleção da respetiva banda sonora.

CÁ POR CASA


NA TV


Lupin, temporada 1 — a nova série sensação da Netflix que já destronou em popularidade Bridgerton e até The Queen's Gambit, é protagonizada pelo galante Omar Sy daquele filme do senhor quadriplégico. A adaptação para os tempos modernos da clássica série do cavalheiro ladrão Arséne Lupin, de Maurice Leblanc almeja ser mais do que um singelo thriller de acção familiar ao colocar um subtexto social bem relevante no centro do enredo. Para além do charme de Omar, a outra arma secreta desta produção da Gaumont é George Kay um dos criadores de Criminal: UK e que já teve nas mãos Killing Eve.

A Suitable Boy, minisérie — a Netflix tem no seu arsenal algumas pérolas como esta adptação do romance de Vikram Seth. A narrativa usa a personagem central — Lata Mehra, uma jovem universitária para quem a sua mãe viúva não descansa enquanto não encontrar um pertendente adequado — como centro de um retrato politico-social de uma Índia recém-independente no início dos anos 50. Esta superprodução da BBC, realizada por Mira Nahir é sumptuosa em valores de produção e rica em detalhes de época.

Star Trek: Picard, temporada 1 — não consegui resistir ao apelo de Jean Luc — Sir Patrick Stewart, se faz favor — e usei esta série para tapar o buraco em forma de Enterprise que foi deixado pelo final desta temporada de Star Trek: Discovery. Para fãs do género.

Disenchantment, temporada 3 — a terceira parte do mais recente projeto de Matt Groening. Desta feita o enredo torna-se tão denso e pateta que chega a tirar protagonismo às sequências mais surreais e às piadas mais pueris.

30 Monedas, temporada 1 — a HBO tem a sorte de ter o mítico Alex de La Iglesia nas suas fileiras e o Alex tem a sorte de ter arranjado alguém que pague 8 mini filmes dignos dos melhores anos de Fantasporto com monstros e anti-cristos, baldes de sangue a rodos e um padre pugilista. No fundo, é isso que se quer.

› Truth Seekers, temporada 1 — uma produção da xAmazon com toda a magia da dupla Simon Pegg/Nick Frost em pequenas dentadas de 30 minutos. Desta vez optaram pelo "estilo Caça Fantasmas". Se não estão familiarizados/as com esta dupla mítica da cultura pop contemporânea... têm que tratar disso.
Espalhem a felicidade e ajudem a TS crescer.
Disseminem a Tensão Superficial por amigos e família. Podem fazê-lo em segurança, à distância, basta fazer forward deste email, ou usar os links lá de baixo.
À malta que está a visitar e que ainda não teve oportunidade — subscrevam aqui.
Aqui a minha "companheira de escritório" recomenda o excelente documentário português Deus Cérebro de António José de Almeida com a colaboração de investigadores/as de todo o mundo, que a RTP 1 tem estado a transmitir. Os episódios estão disponíveis no site RTP.

E é isto que há. Como disse no princípio, não tinha grande coisa para mostrar.
A TS volta daqui a 15 dias com mais uma mão cheia de nada.

Até lá fiquem em segurança, em casa e ocupem-se com qualquer coisa que vos dê prazer
 
Partilha Partilha
Reencaminha Reencaminha
Lê Noutro Dia Lê Noutro Dia
Goodreads — ligação direta para as minhas leituras e não só.
O arquivo da TS — para explorar edições anteriores.
Mail superficializando — para críticas, sugestões, bizarrias e pirraça. Tudo é bem vindo.
Copyright © 2021 Tensão Superficial, Todos os direitos reservados.


Já não suportas ver esta newsletter?
Podes sempre atualizar as preferencias ou cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp