Bom dia!
Aos 8 anos de idade, quando minha mãe me levou pela primeira vez a um endocrinologista, eu era uma menina gordinha. “Doutor, criança pode fazer regime?”, perguntou ela. “Quando é necessária, a dieta tem de começar na mamadeira”, foi a resposta que ela ouviu do médico. Mas não se trata, claro, de simplesmente cortar a comida do seu filho que está acima do peso. “Criança não deve fazer lowcarb, jejum intermitente ou dietas da moda”, alerta a nutricionista materno infantil Simone Ferraz.
Nesta pandemia, o ganho de peso virou realidade para muitas crianças. Tanto quanto os adultos, elas sofreram os efeitos da quarentena em casa – uma combinação perversa de piora na qualidade da alimentação com redução no nível de atividade física. Quatro em cada 10 brasileiros engordaram desde o início da pandemia – e a estatística também vale para o público infantil. Como ajudar seu filho a perder peso de maneira saudável? É sobre isso que fala Simone Ferraz numa das reportagens que destacamos hoje.
Mas se seu filho (felizmente) não está com excesso de peso, destacamos outra matéria sobre alimentação que com certeza vai interessar. Sabia que incluir determinados alimentos no cardápio da sua casa pode colaborar – e muito – para que seus filhos rendam mais na hora dos estudos? Listamos os 10 alimentos que estimulam a aprendizagem e colaboram para o desenvolvimento cerebral, o fortalecimento da memória, a assimilação e o raciocínio.
Por fim, destacamos uma reflexão pra lá de pertinente a partir de falas do historiador israelense Yuval Noah Harari. Como preparar nossos filhos para carreiras que, por ora, nem sequer existem? Afinal, o que deve ser ensinado às crianças?
Boa leitura!
saúde

Dados recentes da Fiocruz mostram que houve um aumento nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas (SRAGs) na maioria das capitais brasileiras, cerca de 98% dos casos registrados de SRAGs possuem como causa o vírus da Covid-19 (Sars-Cov-2, o coronavírus). Contudo, é importante também se atentar aos quadros provocados por Influenza. Saiba o que cada uma delas pode provocar nas crianças
Confira a matéria »
desenvolvimento

Antes do início da pandemia, o historiador israelense Yuval Noah Harari já falava sobre um dos desafios da educação contemporânea: afinal, o que deve ser ensinado às crianças? Segundo ele, a questão tem a ver com o avanço tecnológico e com o fato de que ainda desconhecemos quais serão, em grande medida, os empregos do futuro. Como preparar nossos filhos para carreiras que, por ora, nem sequer existem?
Leia a reportagem »
alimentação

Manter uma boa alimentação pode colaborar – e muito – na hora dos estudos. Isso porque existem certos alimentos que estimulam a aprendizagem e colaboram para o desenvolvimento cerebral, o fortalecimento da memória, a assimilação e o raciocínio. Saiba quais são os ingredientes que contribuem para o bom desenvolvimento do cérebro do seu filho.
Leia a matéria »
alimentação II

Quatro em cada 10 brasileiros engordaram na quarentena, mostram as pesquisas. E o mesmo ocorreu com crianças no isolamento social devido à má alimentação e à falta de exercícios físicos. Mas como combater o sobrepeso infantil sem prejudicar o desenvolvimento?
Confira a reportagem »
educação

Jogos infantis – e também livros – possuem funções que vão muito além de entreter as crianças. Eles podem ser grandes aliados na hora de educar os pequenos. Neuropsicóloga e psicóloga infantil e coach, Iara Mastine treina pais (e também profissionais) a usar essas ferramentas na educação dos pequenos.
leitura

Os livros infantis abrigam as mais diversas emoções e sentimentos. Podem acolher o medo, o espanto, o riso, e podem se rechear de afetos, ou da busca pelo afeto. Não é por acaso que muitas histórias terminam em beijos. Ou em abraços, como os dois livros que indicamos neste mês.
Obrigada por seu tempo. Até sábado!