Bom dia!
Talvez você não saiba, mas eu não escrevi desde sempre sobre infância. Como jornalista, as minhas pautas eram bem outras. Mas foi impossível não me apaixonar (e me jogar de cabeça neste tema) depois que comecei a ler sobre as descobertas da neurociência relacionadas ao desenvolvimento das habilidades das pessoas. Crianças são mesmo esponjas, como dizem por aí – está provado!
Antes mesmo que seu filho tenha aprendido a falar, suas interações cotidianas com ele, dentro de casa, já estavam contribuindo (ou não) para o desenvolvimento cerebral dele. A qualquer momento do dia, você pode estimular as conexões neuronais da criança.
Num dos destaques da edição de hoje, mostramos o trabalho do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard que orienta pais e mães sobre a prática de atividades que são uma verdadeira ginástica para o cérebro dos pequenos, moldando a arquitetura do órgão.
E como não poderia deixar de ser, falamos também sobre a complexa volta às aulas deste ano. Aí na sua casa, ela foi online ou presencial? A decisão, em quase todo o território nacional, está nas mãos dos pais, que podem escolher o que preferem para os filhos. Mas quantas angústias cada uma dessas escolhas nos traz, não é? A repórter Michele Custódio ouviu mães que optaram por diferentes modelos para entender como as famílias estão lidando com isso. E nossa colunista Bebel Soares compartilhou a própria experiência do primeiro dia de aula de seu filho. Como qual dos relatos você se identifica?
Boa leitura!
educação

Muitas escolas particulares já iniciaram o ano letivo no modelo híbrido de ensino, dando a escolha aos pais de optar entre aulas remotas ou presenciais, em sistema de rodízio. Seja qual for o modelo, mães relatam as angústias e incertezas da volta nestes tempos de pandemia.
Confira a matéria »
educação II

Nossa colunista Bebel Soares conta os perrengues da volta às aulas remotas de seu filho. “Olho o grupo de pais do sexto ano no Whatsapp, vejo como eles acessaram a plataforma. Saio da cama, vou tentar ajudar”, relata. “Menino tá surtando, diz que não tem acesso à aula.”
Confira a matéria »
desenvolvimento

De acordo com o Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, certas atividades ajudam a criar conexões neuronais desde muito cedo nas crianças e podem ser realizadas em qualquer momento do dia. Conheça 5 ações que são como uma verdadeira ginástica para o cérebro do seu bebê!
Veja a matéria e o vídeo »
saúde

Cientistas da Dinamarca identificaram as variantes genéticas que podem aumentar o risco da enurese noturna. O estudo, publicado no jornal científico The Lancet, comparou 3.882 crianças que faziam xixi na cama com 31.073 casos controles sem o problema.
Leia a reportagem »
saúde II

Uma nova pesquisa publicada no periódico European Respiratory Journal mostrou que a ingestão alimentar de ácidos graxos ômega-3 na infância pode reduzir o risco do desenvolvimento da asma. Veja alimentos que contêm essa gordura boa.
gravidez

O que a luz de postes, anúncios e fachadas de prédios têm a ver com partos prematuros? Tudo! Segundo cientistas, o excesso de iluminação artificial pode ter relação com um aumento de quase 13% nas chances de nascimentos precoces. Entenda o porquê.
comportamento

É comum associar autonomia às atividades que as crianças conseguem ou não realizar, como tomar banho só. Mas e ao se sentir triste ou com raiva, seu filho sabe como lidar com isso? “A criança também precisa desenvolver uma autonomia emocional”, diz a psicologa Patrícia Nolêto.
entretenimento

A maior festa popular do país foi suspensa este ano por conta da pandemia, mas quem disse que não dá para fazer um Carnaval bem divertido com as crianças sem sair de casa? Diversos blocos preparam uma folia virtual, como o “Berço Elétrico”.
Obrigada por seu tempo. Até sábado!