Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram

notícias do ICOM << 

 

Consulta sobre a Nova Definição de Museu tem 1.604 participações


A consulta pública realizada pelo ICOM Brasil sobre a Nova Definição de Museu superou todas as expectativas e foi concluída com 784 respostas individuais e 62 de grupos, dos quais participaram 820 pessoas. No total, mais de 1.600 profissionais, estudantes, voluntários e pesquisadores se envolveram no processo, em todos os estados brasileiros. 

"A participação dos grupos foi especialmente surpreendente, não só pela quantidade, mas pelos relatos que recebemos, de que a consulta proporcionou um momento importante de debate sobre os museus brasileiros na sua diversidade", diz a presidente do ICOM Brasil, Renata Motta. Desde o começo, o GT formado para acompanhar o processo decidiu que a consulta deveria ser o mais abrangente possível. 

Agora, os dados estão sendo tabulados e analisados para se chegar ao grupo de 20 palavras-chave e conceitos que serão a contribuição brasileira ao debate global sobre a Nova Definição de Museu.   

PERFIL DOS RESPONDENTES 

Formulário individual
65% são mulheres
41% têm entre 25 e 39 anos 
23% são de São Paulo 
20% são educadores 
20% são estudantes 
82% não são membros do ICOM Brasil   

Formulário para grupos
62 grupos no total 
45% reuniram até 5 pessoas
73% dos grupos já existiam antes da consulta pública
O maior grupo teve 74 pessoas 
Minas Gerais foi o estado com maior participação de grupos (9), seguido do Mato Grosso do Sul (8).


Nova Definição nos países de Língua Portuguesa


Um dos destaques do processo foi o debate intercontinental promovido por ICOM Brasil, ICOM Portugal e ICOM Moçambique para debater a Nova Definição à luz dos desafios específicos dos países de Língua Portuguesa. Participaram Bruno Brulon, coordenador do ICOM Define e presidente do Comitê Internacional para Museologia (ICOFOM); Renata Motta, presidente do ICOM Brasil; Lucília Chuquela, presidente do ICOM Moçambique; e Maria de Jesus Monge, presidente do ICOM Portugal. A mediação ficou a cargo de Joana Sousa Monteiro, presidente do Comitê Internacional para as Coleções e Atividades de Museus de Cidades CAMOC. Você pode assistir a este debate aqui.

Várias outras instituições brasileiras realizaram discussões abertas nas redes sociais que continuam disponíveis para visualização - duas delas também foram transmitidas pelo ICOM Brasil e continuam disponíveis: o debate da Rede de Gestão Museal de Pernambuco e o promovido pelo Museu Câmara Cascudo.

 

Conselho consultivo do IBRAM tem nova composição


O Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico (CCPM) se reuniu pela primeira vez após a sua nova composição no dia 24 de março. O Conselho é presidido por Pedro Mastrobuono, presidente do IBRAM, e inclui representantes do Conselho Internacional de Museu (ICOM), do Conselho Federal de Museologia (COFEM), da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), além dos representantes da sociedade civil - Eduardo Saron, Evaristo Martins de Azevedo, J.Peter Cohn, Marcelo Mattos Araújo e Max Perlingeiro -, membros da Diretoria Colegiada do IBRAM e técnicos do Instituto.

Entre os pontos tratados na reunião, estavam a revisão do Regimento Interno do CCPM; a destinação de bens culturais apreendidos pela Receita Federal; a Declaração de Interesse Público; o Acórdão nº 1243/2019-TCU-Plenário, que determinou a adoção de várias medidas para preservação do patrimônio museológico brasileiro; o Acordo de Cooperação Técnica entre o IBRAM e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM). As próximas reuniões do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico estão previstas para junho de outubro de 2021. Saiba mais.

 

ICOM Brasil emite nota sobre a CNIC 


A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), instância de avaliação dos projetos que requerem incentivo fiscal federal, teve o mandato dos atuais conselheiros da sociedade civil encerrado entre os dias 16 e 18 de março. Os representantes do ICOM Brasil na comissão - Adriana Mortara e Marcelo Cunha - se prontificaram a continuar realizando as análises até uma nova comissão ser formada. Confira a nota na íntegra.
 

Edital para projetos de solidariedade


O ICOM abriu inscrições para uma nova rodada da iniciativa Projetos de Solidariedade 2021, que irá contemplar projetos relacionados aos desafios da pandemia, resiliência dos museus e novas práticas no contexto da Covid-19. O ICOM subsidiará até 90% do valor dos projetos, desde que a contribuição da entidade fique entre 10 mil e 30 mil Euros. Para evitar sobreposição de esforços, o ICOM recomenda que os postulantes conheçam os projetos aprovados na primeira chamada.

As propostas devem ser apresentadas por meio dos Comitês Nacionais, Alianças Regionais e Organizações Filiadas (veja as informações completas em inglês, francês e espanhol). Tem uma ideia? Fale com a gente em icom.bra@gmail.com.      

DESCONTOS EXCLUSIVOS PARA MEMBROS  
- 30% nos cursos do Instituto Pachamama de Conservação e Restauro 
- 20% no curso Criatividade e Estratégia para Mídias Sociais do UseMuseu e Eye Design (válido para os três primeiros membros que enviarem mensagem para usemuseu@gmail.com).  
- 20% no curso de Identificação Técnica de Obras de Arte do Givoa Art Consulting.
 

Quer fazer parte do ICOM? 

As inscrições para novos membros ficam abertas o ano inteiro. Conheça as vantagens de associar e fale com a gente por email (icom.bra@gmail.com) ou por WhatsApp (11 97380-5381).  

temas do momento << 
 

Museus voltam a fechar no Brasil


Enquanto a pandemia de coronavírus se intensifica e o Brasil ultrapassa a marca dos 300 mil mortos, os museus voltaram a fechar em vários estados. Em São Paulo, a instituição da fase vermelha (a mais restritiva) do plano de controle da pandemia foi acrescida da antecipação de feriados municipais pela Prefeitura de São Paulo, e os espaços culturais devem permanecer fechados pelo menos até o dia 5 de abril. No Rio de Janeiro, MAM Rio, Museu do Amanhã e MAR resolveram fechar por conta própria, por três semanas.

Tendo em vista que a segurança das equipes e visitantes deve estar em primeiro lugar, o ICOM Brasil relembra que as atividades essenciais aos museus fechados devem acontecer seguindo os protocolos sanitários contra  a Covid-19. Reveja as nossas orientações para a área de conservação de acervos.    

 

O que o museu pode fazer por sua comunidade? 


Além do evidente risco sanitário e do caos nos hospitais, o recrudescimento da pandemia deixa em situação alarmante milhões de famílias brasileiras que se viram novamente sem renda. Mesmo fechados, os museus podem atuar em favor de suas comunidades - por exemplo, ajudando a divulgar campanhas de arrecadação e solidariedade. Existem várias em andamento.       
 

Museus devem vender obras para se manter?


Na esteira dos efeitos da pandemia, a American Association of Art Museum Directors estuda tornar permanente a flexibilização de uma norma que proibia instituições de vender obras para pagar custos operacionais. O Met é uma das instituições que considerou fazer uso dessa flexibilização. Há opiniões completamente divergentes entre os diretores e o medo de que a prática prejudique o sistema das organizações não lucrativas. A instituição decidiu postergar a decisão indefinidamente, relata o The New York Times.  
 

Criptoarte e tecnologia blockchain


A tradicional casa de leilão Christie's realizou um pregão inédito voltado especificamente à arte digital e arrecadou R$ 387 milhões em um arquivo em .JPEG do artista Beeple, chamando a atenção para o mercado de criptoarte, que opera em sites especializados por meio de criptomoedas em transações registradas em blockchain - uma espécie de livro contábil digital (e público). Dias depois, o comprador do trabalho de Beeple declarou ter a intenção de criar um museu virtual para proporcionar uma experiência imersiva na obra. É um mundo novo surgindo? 
 

Conheça o projeto do novo Museu do Ipiranga 


A aula inaugural de 2021 do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP teve como foco a apresentação e debate sobre o projeto do Novo Museu do Ipiranga, que passa por um processo completo de restauro. Assista no YouTube
 

Estamos no LinkedIn.
O ICOM Brasil tem uma página oficial na maior rede social de relacionamentos profissionais do mundo. Mostre que você é membro da entidade nos incluindo em seu currículo.

publicações << 

 

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material - V. 29, 2021

Revista CPC v. 15 - Dossiê Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões - parte I


 

vagas << 

 

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro - Diretor/a (candidaturas até 11/6)

MASP, São Paulo Estágio em Leis de Incentivo à Cultura para Relações Institucionais (inscrições até 7/4)

MASP, São Paulo Assistente curatorial de mediação e programas públicos - posição PJ (inscrições até 5/4) 



 
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
Copyright © 2021 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp