Bom dia!
Eu e Valdirene, minha ajudante em casa, costumamos começar o dia tomando um café juntas na cozinha. Papo de mulheres, quase sempre sobre maridos e filhos. Nesta semana, a pauta foi a mesma todos os dias: no atual momento da pandemia, com as mortes diárias no Brasil passando de 3 mil todos os dias, deixamos ou não nossos filhos voltarem para as aulas presenciais? “Eu não vou mandar o João, não”, me comunicou ela nesta sexta-feira. “Depois que o tio da perua morreu, estou com muito medo.”
O “tio” era o motorista da van que levava o filho dela para a escola até março, quando as escolas de São Paulo foram fechadas mais uma vez. O rapaz morreu poucos dias depois de avisar aos pais das crianças que transportava que havia testado positivo para a covid-19. “Pois eu decidi mandar o Gabriel”, respondi a ela. “Estou com muito medo do que vai acontecer a ele se continuar no ensino remoto.”
Não foi a primeira vez que eu e Val tivemos essa conversa. No início do ano, estivemos em posições contrárias: eu contra, ela a favor. E já estivemos ambas perdidas, sem saber que decisão tomar. Certeza só temos é de que a responsabilidade sobre essa decisão está, mais uma vez, entregue aos pais. São eles que terão de assumir os riscos da escolha.
Na redação da Canguru News, somos três jornalistas-mães vivendo esse conflito. Uma está frustrada porque o número de crianças que voltariam para as aulas presenciais não chegou a 35% e a escola preferiu não abrir essa possibilidade, mantendo os professores em suas casas para as aulas online.
Outra está angustiada porque os pais da escola de sua filha foram quase unânimes na defesa da volta ao presencial e ela acabou isolada no ensino remoto. Para ela, é difícil aceitar que esses pais não estejam levando em consideração a saúde dos professores e dos funcionários. Já a terceira decidiu aguardar que a situação melhore um pouco para enviar o filho à escola, apesar dos efeitos emocionais que o isolamento tem causado no menino. Somos, neste trio, um retrato das muitas angústias que apertam o coração dos pais em diferentes cidades do país.
Mas, afinal, o que é preciso considerar antes de tomar uma decisão? Quais questões devem ser analisadas? Todo o nosso time se envolveu na apuração de informações para dar essa resposta. Passamos os últimos dias conversando com especialistas da saúde e da educação para levantar os 10 aspectos que pais devem analisar antes de tomar uma decisão, com prós e contras de cada ponto.
Já adianto: não há verdades absolutas nem mesmo entre os especialistas. Não há consenso. A decisão está mesmo nas suas mãos. Mas tenho certeza que, lendo os argumentos que elencamos nesta reportagem especial, você terá subsídios para fazer uma escolha consciente. A que for mais apropriada para o seu filho, para sua família, de acordo com seus valores e suas prioridades.
Boa leitura!
comportamento

Por que nos dedicamos com tanto empenho a uma profissão ou à gestão de um negócio mas não fazemos o mesmo na educação de nossos filhos? A biomédica e educadora parental Telma Abrahão levanta esse questionamento para chamar a atenção dos pais à importância de construir relações duradouras com seus filhos.
Confira o artigo »
comportamento II

Nos grupos de mães, a queixa é recorrente: crianças mais agressivas, nervosas, dormindo mal, impacientes, ansiosas… Tudo ao mesmo tempo. “Na minha casa não foi diferente”, conta a arquiteta e colunista da Canguru Bebel Soares. Embora ela não goste de dar receitas para criar filhos, no artigo desta semana ela diz como conseguiu ajustar as coisas com o filho, deixando-o inclusive mais calmo.
Leia o artigo »
educação I

Profissionais da saúde e educação apresentam argumentos contra e a favor da retomada das aulas presenciais num momento em que o Brasil atravessa a pior fase da pandemia do novo coronavírus. Confira o que pais precisam considerar antes de decidir se deixam seus filhos voltarem às escolas ou se os mantêm no ensino remoto na atual conjuntura.
Leia a matéria »
educação II

Monitoramento feito pela Federação Nacional de Escolas Particulares mostra posição dos governos estaduais e das prefeituras das capitais do país sobre a reabertura das escolas para aulas presenciais.
Veja a situação no seu estado »
educação III

Pesquisa realizada pela Rede Escola Pública e Universidade (Repu) em 299 escolas da rede estadual paulista revela que a incidência de Covid-19 entre professores é quase o triplo da registrada na população de 25 a 59 anos de São Paulo.
Leia a reportagem »
entretenimento

O que é uma orquídea híbrida? O que acontece dentro de um formigueiro? O cantor e compositor Itamar Assumpção adorava contar histórias para suas filhas com a mesma intensidade com que amava observar a natureza. As histórias, segundo a cantora Anelis Assumpção, filha de Itamar, refletiam a “tradição da oralidade dos pretos”, as experiências de criança do pai e seu olhar cuidadoso sobre o meio ambiente.
Obrigada por seu tempo. Até quarta!
*Com Amanda Nunes Moraes, Malu Delgado, Renata Corte e Verônica Fraidenraich.