Copy
#121 · 14/4/2021 · ver no navegador
Canguru News

 

Vera, a assistente virtual que ajuda a diagnosticar o autismo

Ivana Moreira

 Por Ivana Moreira*
Foto de Juliane Ferreira

Bom dia!

Conheci Andressa Roveda num evento para startups de educação. Foi conexão imediata. Como jornalista e também como mãe de um menino portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), compreendi em poucos minutos o potencial de impacto da tecnologia desenvolvida pela empresa da qual a neuropsicóloga é co-fundadora: V.E.R.A, um assistente virtual que consegue, através do movimento ocular, fazer uma triagem de crianças autistas. E por que isso é tão revolucionário? 

Porque muitos milhares de crianças autistas, sobretudo as que têm autismo leve, estão “perdidas” em salas de aula do país inteiro sem receber o atendimento que poderia transformar a vida delas. Estima-se que existam no Brasil entre 2 e 4 milhões de portadores de TEA. Mas apenas 3 mil (0,15% deles!) são diagnosticados e assistidos em suas necessidades. 

Meu filho pulou de escola em escola – e de consultório em consultório – até chegar à psiquiatra que conseguiu fechar seu diagnóstico. E ter um diagnóstico é fundamental para que os pais e os professores saibam como lidar com a criança. Uma orientação adequada na infância pode fazer toda a diferença na vida de um autista – e na família dele.

Por isso, é com imensa alegria que destaco na edição de hoje a reportagem de Amanda Nunes Moraes, sobre a V.E.R.A (Virtual Empathic Robot Assistant). O desenvolvimento de uma tecnologia dessas no Brasil é uma grande notícia num mês dedicado às campanhas de conscientização sobre o autismo: o Abril Azul.

Andressa concedeu entrevista falando de Dubai, nos Emirados Árabes, onde está a convite do governo para implementar a tecnologia nas escolas de lá. No Brasil, a solução começou a ser testada em escolas de Florianópolis. E fico na torcida para que possa chegar logo às escolas do país inteiro, acelerando o processo quase sempre difícil até o diagnóstico. E, principalmente, abrindo oportunidades para os autistas. Como todos nós, eles têm dificuldades e habilidades. Se aprendermos a lidar com as dificuldades, temos muito a ganhar com suas habilidades.

Boa leitura!

 

 

 saúde 

Vacina contra a gripe ganha mais importância na pandemia: entenda



Começou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, vírus da gripe. É recomendável a vacinação de crianças de 6 meses até 6 anos. A imunização ajuda a reduzir a sobrecarga do sistema de saúde, o que é crucial neste momento de intensificação da covid-19. Preparamos esta reportagem sobre as recomendações para vacinar e orientações gerais.

Leia a reportagem »
 


 

 saúde II 

Crianças com altas habilidades: o desafio de diagnosticar e educar



Há muitos mitos sobre crianças superdotadas. Nesta reportagem, contamos o difícil percurso de pais para fazer o diagnóstico de filhos com altas habilidades, quais as características destas crianças e como possibilitar uma educação acolhedora e que incentive o desenvolvimento desses pequenos.

Confira a matéria »
 



 exclusivo 

A assistente virtual que ajuda a identificar se seu filho tem autismo



Muitas famílias enfrentam o desafio de diagnosticar filhos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A CogniSigns, uma startup de Florianópolis, desenvolveu um “chatbot” (assistente virtual) inteligente e amigável que facilita o reconhecimento do diagnóstico. E gratuito. Saiba tudo sobre o assunto.

 Leia a reportagem »  
 


 pandemia 

O home office te aproximou do seu filho?



Muitos pais estão confinados com os filhos há mais de um ano em casa. Será que essa nova rotina com os adultos em home office e crianças e adolescentes com aulas online melhorou o relacionamento entre pais e filhos? A psicóloga Camila Cury, nossa colunista, avisa: a construção de laços afetivos não depende só da quantidade de tempo que estão juntos. Ela explica o que está acontecendo com muitas famílias.

Leia o artigo »
 


 comportamento 

Quando os erros ajudam a criança a ter sucesso no futuro



Qual é a sua reação diante dos tropeços do seu filho? A colunista Adriana Drulla, especialista em psicologia positiva, conta histórias sobre o papel dos pais na construção de um “mindset” que admite os tropeços e cria resiliência com fracassos. Isso pode ser crucial para o futuro das crianças. Saiba como.

Leia o artigo »
   

 

 entretenimento 

Pipoca e curtição: saiba sobre as últimas pessoas que podem salvar o mundo



A família mais estranha do mundo, robôs tentando dominar a humanidade. Às vezes parece que o apocalipse nem é ficção, não é mesmo? Se você gosta desses temas, não pode perder a estréia de “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”, na Netflix. Contagem regressiva...

 
Obrigada por seu tempo. Até sábado!


Lembrou de alguém que pode se interessar por nosso conteúdo?
Compartilhe nossa news pelo WhatsApp!


Siga-nos no Instagram:

 

*Com Amanda Nunes Moraes, Malu Delgado, Michele Custódio e Verônica Fraidenraich.
 


Ivana Moreira

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em grandes redações. É colunista de educação do jornal Metro e tem certificação como coach parental pela The Parent Coaching Academy, de Londres. É uma mãe apaixonada por seus dois meninos, Pedro e Gabriel.


 

Gostou da nossa news e ainda não é assinante?

Clique aqui e assine agora. É grátis!
Receba, às quartas e aos sábados, informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.


 

Quer sugerir uma pauta?

Responda esse e-mail com a sua sugestão ou escreva para redacao@cangurunews.com.br

Facebook
Instagram
Twitter
YouTube
Copyright © 2021 Canguru News, Todos os direitos reservados.



Coloque nosso e-mail na sua agenda de contatos