Copy
View this email in your browser

Arquitetura Marciana

O arquiteto português José Pinto Duarte da Penn State College of Arts and Architecture tem uma TEDx Talk onde nos fala de como o desenvolvimento de arquitetura para Marte, com o auxílio de tecnologia de impressão 3D, pode servir para resolver problemas de habitação aqui na terra. Um dos detalhes mais inovadores do trabalho que apresenta, foi a possibilidade de se mesclarem materiais durante o processo de fabricação, e desta forma resolver questões de iluminação com uma gradação para vidro nas zonas mais elevadas das estruturas. Obrigado ao nosso amigo Hugo V. por me chamar a atenção para esta talk.
 
Não há dúvida que o desenvolvimento de habitats para Marte é altamente excitante, mas mais ainda, será descobrir como tirar partido desta tecnologia para melhorar a vida na terra. Quer seja para a fabricação de escolas em zonas remotas, habitats no meio do deserto para hipsters em isolamento profilático ou modestos chalés de férias em Itália como este, desenvolvido pelo arquiteto Mario Cucinella e os especialistas em impressão 3D, WASP.
T.05   EDIÇÃO 12
18 ABRIL 2021
Tensão
Superficial
Uma compilação de sinais aleatórios
que permeiam os interstícios
da informação digital.

Saudações calorosas do fundo do confinamento, é bom ter-vos de volta para mais uma edição desta vossa modesta newsletter.
 
Esta edição fala de coisas! Vamos diretamente a elas.
 

Mas antes de começar...

Não é segredo nenhum que a Amazon está há uns anos a desenvolver uma série de TV que se desenrola no universo do Senhor dos Anéis, do nosso querido JRR Tolkien. O que ainda não se sabia é que a Amazon prevê gastar, só para a primeira época desta promissora nova série, a modesta quantia de 465 milhões de dólares.
Só para fins de comparação, de acordo com este artigo, vamos por tópicos:

 A última e mais dispendiosa temporada daquela outra série de fantasia, Game Of Thrones, apenas custou $90 milhões, $15 milhões por episódio;

 A “casa do rato” gastou à volta de $100 milhões na primeira a temporada de The Mandalorian;

 As séries da Marvel custam, alegadamente, qualquer coisa como $25 milhões por episódio, o que faz com que uma temporada de WandaVision custe uns míseros $225 milhões;

 O governo norte-americano planeia gastar em 2021, $451 milhões a desenvolver o programa de exploração lunar, ou seja, sensivelmente uma temporada de O Senhor dos Anéis da Amazon.

Coisas Avulso

Como sei que está toda a gente com saudades de coisas avulsas, cá vai uma mão cheia de assuntos desconexos!
 
 uma hora ao sol será suficiente para três horas de música, é o que a Urbanista anuncia para os seu novos headphones carregados por energia solar;

 a propósito de sol: investigadores da Purdue University apresentaram a tinta mais branca de sempre, o ultra branco, que reflete cerca de 98% da luz solar promete reduzir a necessidade de ar condicionado. Não se admirem que se suje com facilidade.

 veio à luz uma patente submetida pela Disney em 2018, que deixou os aficionados a salivar, e que promete uma lâmina luminosa extensível, ou por outras palavras, um “verdadeiro” sabre de luz... de brincar, não é “verdadeiro” como este...;
 
 uma webcam que simula um olho humano, literalmente!

Trailer da Semana

Nesta edição, deixo-vos apenas com o novo trailer da próxima iteração dos Caça FantasmasGhostbusters: Afterlife – realizado por Jason Reitman, o filho do realizador original de Ghostbusters, e com o querido Paul Rudd.

CÁ POR CASA


NA TV


 Small Axe, miniserie — esta produção da BBC, disponível na Amazon Prime, não é uma série comum. Magistralmente realizada pelo mítico Steve McQueen, este conjunto de filmes retrata a vida de imigrantes das ex-colónias britânicas das Caraíbas no Reino Unido entre 1969 e 1982. Histórias de luta e detalhes do quotidiano da comunidade, numa produção superior com um ponto de vista excecionalmente cuidado. Obrigado à nossa fiel amiga Marta C. pela fantástica recomendação.

 Made for Love, temporada 1  — uma produção da HBO, baseada na obra homónima de Alissa Nutting. Mais uma fantástica interpretação de Cristin Milioti, que já nos tinha encantado com Palm Springs. Desta feita a atriz protagoniza uma espécie de episódio gigante de Black Mirror, mas melhor.

The Nevers, temporada 1 — a nova série da HBO marca o regresso à televisão do lendário Joss Whedon – que pelos vistos é uma besta – não foi excecionalmente bem recebida. Confesso que, acusar um autor de se plagiar a ele próprio não é um bom argumento para não ver o seu trabalho. Mas uma catrefada de senhoras (e uns quantos senhores) com superpoderes misteriosos, a aviarem porrada em gente privilegiada na Londres vitoriana, é o meu tipo de cena. Eu gostei do primeiro episódio. Venham mais, a ver se mudo de ideias.
Espalhem a felicidade e façam já forward deste email para amigos e família, ou usem os links lá de baixo, para ajudar a Tensão Superficial crescer.
À malta que está a visitar e que ainda não teve oportunidade — subscrevam aqui.

... antes de ir embora

Quero deixar-vos com um trabalho recente do famoso compositor de bandas sonoras épicas Hanz Zimmer, desta feita para um meio menos épico: o compositor criou uma série de toques, sinais e alarmes para o novo telemóvel da Oppo.
 
E o momento Zen desta quinzena vem diretamente de The Falcon and The Winter Soldier e é protagonizado pelo excelente Daniel Brühl. Uma hora de Barão Zemo a dançar. Desfrutem.

Pronto, já não incomodo mais. Isto hoje foi um exagero!
 A TS está de volta em maio com mais combustível de procrastinação. Tenham uma excelente quinzena e aproveitem o melhor que puderem a “desconfinamentalização”, mas sem exageros.

Partilha Partilha
Reencaminha Reencaminha
Guarda no Instapaper Guarda no Instapaper
Goodreads — ligação direta para as minhas leituras e não só.
O arquivo da TS — para explorar edições anteriores.
Mail superficializando — para críticas, sugestões, bizarrias e pirraça. Tudo é bem vindo.
Copyright © 2021 Tensão Superficial, Todos os direitos reservados.


Já não suportas ver esta newsletter?
Podes sempre atualizar as preferencias ou cancelar a subscrição

Email Marketing Powered by Mailchimp