Bom dia!
Eu costumava ser uma pessoa muito ativa, cheia de gás para enfrentar os pepinos do cotidiano. Depois de encarar longas jornadas de trabalho, voltava para casa com disposição para curtir os meninos. Onde foi parar essa energia? Não me reconheço, às vezes. Hoje em dia já levanto cansada e a cada dia parece mais difícil dar conta da rotina do trabalho, dos filhos, da casa. Se você anda se sentido como eu, tenha certeza que é “normal”. Pais e mães estão exaustos ao redor do mundo inteiro, como já constataram diferentes pesquisas sobre impactos da covid-19.
Precisamos de estratégias para encarar esse sentimento de exaustão porque não dá para “tirar férias da pandemia”. É preciso seguir em frente! E é sobre isso que fala a educadora e escritora portuguesa Magda Gomes Dias: 3 atitudes que pais e mães devem adotar para enfrentar esse turbilhão.
Em muitos lares, infelizmente, o turbilhão envolve também um impacto radical nas finanças da família. Não é simples explicar aos filhos que vai ser preciso mudar o padrão de gastos, que certos hábitos terão de ser excluídos da rotina da casa. “O pai sente dor ao ter de negar pedidos dos filhos que antes podiam ser realizados”, diz Reinaldo Domingos, especialista em educação financeira. Mas é importante compartilhar isso com as crianças.
A conversa, porém, não pode virar uma “aula de economia”. Autor do livro “Meu Dinheirinho”, nosso colunista Carlos Eduardo Costa lembra que é preciso considerar o limite de maturidade e compreensão do filho para dosar a mensagem. Num dos destaques dessa edição, esses dois especialistas explicam como fazer isso.
E outro destaque vai para… nossa seleção de filmes-família que estão concorrendo ao Oscar deste ano! Se tem algo que me ajuda a relaxar e aplacar esse sentimento de exaustão é uma sessão de cinema em casa com meus meninos. Adoro!
Boa leitura!
educação

Coordenador do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância, o economista, professor e pesquisador do Insper, Naércio Menezes Filho analisa, em entrevista à Canguru News, o impacto da pandemia no desenvolvimento infantil. Para o especialista, a retomada das aulas presenciais, com segurança, só ocorrerá após a vacinação dos professores e a imunização em massa.
Confira a entrevista »
educação II

Apesar da sobrecarga de tarefas na pandemia, as famílias não deixaram de fazer atividades com as crianças que auxiliam no desenvolvimento. Uma delas, em especial, aumentou nesse período de isolamento: ler e folhear livros com os filhos. É o que indica estudo do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais, o LaPope, da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ).
Veja a pesquisa »
educação financeira

Redução salarial, demissões, falências. A retração econômica provocada pela pandemia chegou a muitos lares. E quando a coisa aperta e você precisa reduzir o orçamento doméstico e cortar despesas, como contar para a criança? A conversa com os pequenos pode ser muito importante.
Leia a reportagem »
coronavírus

Crianças e adultos com Síndrome de Down têm maior probabilidade de desenvolver uma forma grave de covid-19. A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down lidera a campanha “Uma Dose de Respeito” para agilizar a vacinação deste grupo de risco.
Confira a reportagem »
família

O que mais queremos é a volta do equilíbrio. Nós, pais, estamos todos completamente exaustos nesta pandemia, muitas vezes ultrapassando limites, perdendo a noção do tempo, alimentando angústias sem fim. A colunista Magda Gomes Dias destaca uma tríade de atitudes que precisam estar presentes na nossa vida para que possamos seguir adiante neste turbilhão.
Leia o artigo »
saúde

Ok, fazer exercícios físicos em casa não é tão prazeroso para as crianças quanto uma corrida em um parque, mas o importante é se movimentar! A Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Mauricio de Sousa Produções criaram cards com dicas da Mônica, do Cebolinha, Cascão e outros personagens para estimular a criançada a fazer atividades físicas.
leitura

Qual é a criança que não gosta de pintar, desenhar, fazer colagens, esculpir? O escritor Leo Cunha, nosso colunista, fala sobre a fascinação infantil pelas artes visuais e sua permanência na nossa memória afetiva. Veja as dicas de livros sobre o tema!
filmes

O Oscar 2021 está chegando! Selecionamos 5 filmes que estão concorrendo à premiação para você assistir com a família toda. As animações estão disponíveis em canais de streaming. Você tem até 25 de abril para ficar por dentro dos filmes mais badalados!
Obrigada por seu tempo. Até sábado!