Bom dia!
Só recentemente comecei a prestar atenção no debate sobre Constelação Familiar. Na primeira vez que recebi o convite de um grupo de mães para uma palestra a respeito, alguns anos atrás, descartei com desdém. Imaginei uma abordagem meio esotérica, que, com todo respeito aos adeptos, não é muito a minha praia. Mas começou a me despertar curiosidade o fato de profissionais que admiro muitíssimo estarem tratando do tema.
Enfim, aceitei o convite da educadora parental Isa Minatel – que tem mais de 400 mil seguidores no Instagram e é adorada por grande parte dos nossos leitores (e também por mim) – para um evento que tinha a Constelação Familiar como tema de um dos painéis. A palestra foi com a psicóloga Dani Silvares. Difícil dizer em palavras como ela me impactou – e toda a audiência presente. Neste dia resolvi que precisávamos tratar do tema aqui, para explicar a pais tão desinformados quanto eu era sobre como esse processo terapêutico pode nos ajudar a ser melhores com nossos filhos.
A missão coube à editora Malu Delgado, que não sabia nada sobre o tema, nem como a mãe da Nina nem como a jornalista experiente que é. E a Malu saiu da entrevista mais impactada do que eu esperava. Convido você a conhecer mais sobre essa ferramenta. E a me contar se acabar descobrindo, como eu, que ela pode ser útil para a criação dos seus filhos (e também para o seu crescimento pessoal).
Talvez a Constelação Familiar possa te ajudar até mesmo a lidar melhor com o azedume matinal da sua criança, se ela for dessas, como o meu mais velho. Eu desisti de lutar contra, simplesmente aprendi a respeitar e esperar o tempo dele. A editora Verônica Fraidenraich ouviu psicólogos para orientar pais que enfrentam o mau humor do filho toda manhã.
Que o fim de semana seja leve aí na sua casa, com muito, muito bom humor.
Boa leitura!
saúde

Nossas crianças mudaram drasticamente a rotina na pandemia e estão muito mais expostas a tablets, telas de computador e smartphones. Estudos científicos na China já relacionam esse período pandêmico ao aumento de casos de miopia entre crianças.
Confira a reportagem »
comportamento

Você todos os dias tem que passar pela experiência de tirar seu filho da cama e ele te olha com aquela cara fechada? As crianças têm as suas individualidades e seu tempo que merecem ser respeitados, mas ouvimos psicólogos que dão dicas de como os pais podem lidar com esse azedume matinal.
Veja a matéria »
comportamento II

Fomos acostumados a um sistema de recompensas e castigos, em que precisamos ver as crianças sendo boas para que possam ser recompensadas ou sendo punidas quando consideradas inadequadas. Em artigo desta semana, a psicóloga Andrea Romão traz dicas de como achar o equilíbrio para ajudar a criança a ser disciplinada.
Leia o artigo »
especial

Você já deve ter escutado alguém falar sobre Constelação Familiar. A Canguru News entrevistou a psicóloga Daniela Silvares, consteladora familiar e terapeuta da criança interior, para explicar o que é essa ferramenta terapêutica, que ela chama de “filosofia de vida”. Entenda como a Constelação pode ajudar as mães e os pais na convivência com seus filhos.
Leia a matéria »
educação

A criança que tem a sensação de pertencimento na escola e conta com o apoio emocional da família terá um desempenho de matemática, leitura e ciências superior. Esse impacto pode ser provado, como revelou estudo conduzido por pesquisadores da USP.
Veja a reportagem »
leitura

A desigualdade literária também deve ser combatida, diz nosso colunista, o escritor Tino Freitas. E é por isso que ele selecionou dois livros maravilhosos que contam histórias de personagens fora do eixo Sudeste.
artes

Procurando programa online e seguro para a criançada neste final de semana? O Museu da Imaginação preparou uma oficina virtual para este sábado sobre a obra do pintor holandês Piet Mondrian.
comprinhas

Sem ideias para o presente do Dia das Mães? Preparamos uma lista com algumas dicas para você se inspirar e pesquisar com antecedência na internet aquela surpresa agradável. Afinal, todas as mães (você e as avós dos seus filhos) estão precisando de mimos que tornem os dias mais alegres.
Obrigada por seu tempo. Até quarta!
*Com Amanda Nunes Moraes, Malu Delgado, Renata Corte e Verônica Fraidenraich.