Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 17ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). 
Roda de Conversa do CPV: Educação Popular resiste!
 

Ontem (17) o CPV realizou uma importante roda de conversa sobre a Pandemia do Coronavírus, com convidados e roteiro organizado, porém foi interrompido. Cerca de cinco pessoas entraram na sala virtual e começaram a fazer piadas racistas, escrever mensagens pornográficas no chat e compartilhar vídeos com mensagens fascistas. Com um novo link de sala, foi possível dar continuidade à roda e foram abordados temas como a organização comunitária nas favelas e periferias para o enfrentamento da COVID-19, a importância da ciência no desenvolvimento de tecnologia e na produção de vacina, a necessidade de conhecermos e defendermos o SUS. Gostaríamos de afirmar que não aceitaremos ataques e nem seremos silenciadas. Esse ataque mostra que estamos no caminho certo de construção de uma educação crítica e emancipatória. Viva ao SUS! Viva a Ciência! Viva a Educação Popular!
Museu da Maré: formação de sucesso



O Museu da Maré realizou, esta semana, o curso de extensão sobre o caderno pedagógico do Museu em parceria com a UERJ, e foi um grande sucesso, com mais de 60 participantes. O curso sobre o caderno "Maré de Histórias", que explora para fins pedagógicos o acervo da exposição de longa duração do museu, foi dividido entre os temas "Museologia da Favela", "Aprender em Museus" e "Questões sensíveis para o museu", nos dias 13, 14 e 15 de abril.

Também nesta semana o Museu deu início aos agradecimentos, via redes sociais, aos doadores da campanha "O Museu é Nosso!". Realizada entre novembro e dezembro de 2020, a campanha arrecadou 116 mil reais para a reforma do galpão, e teve a colaboração de mais de 500 doadores. O texto pode ser visto no Facebook.
Registro do Oscar mareense

 
E o teatro chegou no virtual: pela primeira vez, o grupo Entre Lugares Maré realizou virtualmente seu festival de teatro, o I Festival Entre Lugares Virtuais. Na matéria de Matheus Frazão para o jornal O Cidadão, organizadores do evento, atores e atrizes falam sobre a adaptação das cenas teatrais para apresentação pelo Youtube e sobre a importância da Lei Aldir Blanc para manter os trabalhadores da cultura ativos.
Homenagem teve seu registro histórico

 
O Jornal O Cidadão também fez o registro da homenagem da Medalha Chico Mendes, realizada em 1º de abril. A tradicional homenagem do Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM-RJ) foi direcionada à Fiocruz, ao Cacique Aritana Yawalapiti e às Redes de Solidariedade nas Favelas do Rio de Janeiro. A medalha para as Redes de Solidariedade ficará sob a guarda do Museu da Maré. Leia na matéria as falas de alguns representantes dos coletivos de solidariedade e do diretor do CEASM Luiz Antonio de Oliveira, além da entrevista com um dos organizadores, Rafael Maul.
Se Liga no Corona: campanha comemora um ano e faz ações nas redes e nas ruas
 


A campanha Se Liga no Corona!, coordenada pela Fiocruz e com a participação de coletivos de favelas do Rio de Janeiro, completou um ano e marcou a data, em 09 de abril, com novos materiais digitais e uma ação de rua. No site do Jornal O Cidadão foram publicados novos materiais em imagem, vídeo e áudio sobre o uso e higienização de máscaras e também sobre a vacina. Nas ruas da Maré, Manguinhos, Morro dos Macacos e Complexo do Alemão, voluntários fizeram a distribuição de máscaras, colagem de cartazes e circulação de carro de som. Veja algumas imagens no Instagram.
 
Dona Maria Elza: mais uma história viva da Maré



A tradicional homenagem das sextas-feiras do Museu da Maré, na última sexta (16), homenageou D. Maria Elza Farias, de 82 anos, nascida no Ceará, que veio para a Maré aos 15 anos. Desta vez, ela mesma contou sua história: a origem nordestina, as ruas na Maré onde morou, e até outros bairros, a atuação na igreja, todos os filhos e netos. Ela ainda carrega a recordação de objetos que faziam parte do dia a dia mareense desde os anos 50. A homenagem completa pode ser lida no Facebook.
Fórum Favela Universidade


O Fórum Favela Universidade deu continuidade a suas ações essa semana com duas reuniões de destaque. No dia 14, o GT de Saúde Mental fez sua reunião para conversar sobre as conexões entre saúde mental e racismo, território, identidades LGBTQIA+ e outros temas. O GT será importante para o trabalho de cartografia social do Fórum. No sábado (17) foi realizado o 15º Encontro do Fórum, com informes dos GTs e sistematizações.
O Fórum é resultado da articulação entre organizações das favelas de Maré e Manguinhos com apoio da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Todos os encontros são abertos e reúnem estudantes e egressos de instituições de ensino superior e pré-vestibulares comunitários.
Ajude quem precisa: solidariedade na Maré
 

Sabemos que o desemprego, empobrecimento e fome só crescem no Brasil, e as/os mareenses não ficam de fora. Hoje o CEASM apresenta uma campanha em curso para alimentar famílias da Maré. A Frente Maré aceita tanto valores por transferência bancária quanto doação de alimentos, tendo 17 pontos de entrega. Além das Clínicas da Família na Maré, há pontos na UERJ Maracanã, Penha, Penha Circular, Bancários, Cocotá, Galeão, Jardim Carioca, Portuguesa, Tauá e Zumbi. A lista completa está em: https://t.ly/T4OX e as doações em PIX podem ser feitas para frentemare@gmail.com. Saiba mais no site.
Edições anteriores
Inscreva-se para receber a próxima edição
Facebook
Email
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Confira a próxima edição no dia 02/05. 
Copyright © 2021 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp