Bom dia!
É bem provável que você tenha se surpreendido nos últimos meses com a notícia do divórcio de algum casal conhecido que, aparentemente, vivia super bem. Sim, é fato. Não é conversa de comadre. O número de pedidos de divórcio vem crescendo mês a mês desde o início da pandemia do coronavírus, batendo recordes. Muitos casais não estão suportando a pressão da crise que vivemos: estão jogando a toalha.
Na reportagem que destacamos hoje, a repórter Amanda Nunes detalha as estatísticas que comprovam esse cenário e relata a opinião dos especialistas sobre o tema. Como encarar um divórcio em plena pandemia? Como administrar as crianças nesse processo, num momento em que elas já estão tão impactadas pelo isolamento social, pelo fechamento das escolas?
Claro que ninguém deve ser obrigado a ficar preso num casamento ruim, mas, pessoalmente, vejo nessas estatísticas um retrato triste: sempre torço por finais felizes. Lamento muito que essa crise que enfrentamos esteja tirando de muitas famílias a chance de retomar a conexão.
E conexão é justamente o que propomos em outro destaque de hoje. Dez oportunidades para fortalecer seus vínculos com as crianças: é sobre isso que falamos no e-book gratuito, preparado em parceria com a empresa Box Cambalhota. Você vai ver que a rotina da casa, mesmo nesses tempos doidos de pandemia, sempre nos dá várias chances para construir elos duradouros com os pequenos.
Boa leitura!
saúde

Com o surgimento de novas variantes e colapso do sistema de saúde em praticamente todos os estados do país, o Ministério da Saúde recomendou que as famílias analisem a possibilidade de adiar a gravidez.
Leia a matéria »
saúde II

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, realizaram estudos e conseguiram comprovar os efeitos negativos da poluição do ar na saúde das crianças. Entenda como isso pode afetar os pequenos.
Veja a matéria »
comportamento

Sim, é fato. O número de divórcios alcançou recordes na pandemia. As estatísticas confirmam uma intuição que muitos tinham sobre relacionamentos: o desgaste do convívio diário, agravado pelo isolamento social e práticas de home office, tornou muitas rotinas inviáveis. Mas as crianças são sempre o elo mais vulnerável nessas situações. Consultamos especialistas que dão dicas sobre como enfrentar um divórcio em plena pandemia.
Leia a reportagem »
comportamento II

A empatia anda em baixa nos grupos de pais no WhatsApp, e a decisão de retomar ou não as aulas presenciais, que pesa sobre os ombros dos pais, tem sido foco de inúmeras brigas. A Canguru News já abordou as dificuldades que envolvem essa decisão sobre a retomada. O desgaste que o assunto gera nos grupos de pais chamou a atenção até da grande mídia, com reportagem na Folha de S.Paulo.
Leia a matéria »
coronavírus

Estamos testando nossa resiliência, sem previsibilidade sobre o futuro. A barra está pesada aqui e também em Portugal, como conta a nossa colunista Magda Gomes Dias, educadora parental e escritora portuguesa.
Leia o artigo »
diversão

Famosos em todo o mundo, "Os Gêmeos", os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, estão em alta também na pandemia. A tão cobiçada exposição da dupla pode ser acessada num tour virtual. Aproveitem a dica!
diversão II

Se você já conhece o grupo Barbatuques e é fã, não pode perder essa. E, se ainda não conhece, será a chance de ouvir esses artistas da música corporal que farão, do dia 21 ao dia 24, apresentações gratuitas no canal do Youtube.
leitura

Você ainda se recorda da Série Vaga-Lume? Das aventuras do Sítio do Picapau Amarelo? Devorou cada página de Harry Potter? Elaboramos uma lista dos clássicos inesquecíveis e livros que marcaram as últimas décadas. São obras que nunca saem de moda e que você pode sentir muito prazer em reler com seus filhos.
leitura II

Você precisa de ajuda para pensar em ideias e atividades que possam melhorar a conexão familiar na pandemia? A Canguru News, em parceria com a Box Cambalhota, preparou um e-book gratuito que vai te ajudar nesta travessia.
Obrigada por seu tempo. Até sábado!
*Com Amanda Nunes Moraes, Malu Delgado, Renata Corte e Verônica Fraidenraich.