Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 18ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). 
Museu da Maré completa 15 anos


 
No dia 8 de maio de 2021 o Museu da Maré completa 15 anos, mas essa história começou muito antes de 2006, ano de sua fundação. Em 1989, alguns jovens moradores da Maré criaram a TV Maré. O projeto tinha o objetivo de gravar em vídeo o dia a dia das comunidades e os depoimentos dos moradores. O material que a TV Maré produziu foi o início do acervo de outro projeto chamado Rede Memória da Maré, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), criado em 1997. Esse trabalho de valorização, preservação e divulgação das histórias e memórias dos moradores levou os integrantes da Rede Memória a conhecer várias pessoas que trabalhavam em museus, particularmente no Museu da Vida da Fiocruz e no Museu da República, no bairro do Catete. O encontro com esses profissionais de museus, que aconteceu entre 1998 e 2001, foi o início do processo de constituição de um museu na Maré.




Em 2004, a Rede Memória fez uma exposição no Museu da República. Alguns moradores emprestaram objetos pessoais para fazer parte da exposição e, quando ela foi desmontada, não aceitaram seus objetos de volta, dizendo que queriam ver na Maré o que tinham visto no Palácio do Catete. Depois disso, foi só uma questão de tempo e de muito trabalho para que o sonho do Museu da Maré se tornasse real.
Nas fotos podemos ver o início da criação da exposição de longa duração “Os Tempos da Maré”, com o barraco sobre palafitas, a peça central da exposição, ainda despido de seus característicos tons de azul. Vemos também o dia da inauguração do Museu, com a comunidade presente e o barraco já finalizado, aguardando os visitantes. Ao completar 15 anos, em meio à pandemia de Coronavírus, o trabalho de preservação e divulgação das histórias e memórias dos moradores de territórios periféricos se torna um desafio ainda maior para o Museu. Esse é o nosso compromisso: vencer o esquecimento! Vida longa ao Museu da Maré!
NEPS participa de seminário sobre Política da Educação

 
Na próxima semana, entre os dias 05 e 07 de maio, membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré (NEPS) apresentam um trabalho acadêmico no XI Seminário de Política e Administração da Educação - Região Nordeste e XI Encontro de Política e Administração da Educação do estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um trabalho de Humberto Salustriano da Silva e Francisco Overlande, membros do NEPS, em parceria com a socióloga Noelia Rodrigues, e a finalidade é apresentar um debate sobre a construção de uma educação libertadora no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em contraposição a uma pedagogia tradicional conteudista baseada em pressupostos de um currículo eurocentrado e de sentido homogêneo.
Entrevista com médica mareense no combate às fake news


 
Tem texto novo no site do Jornal O Cidadão: "Nem Cloroquina nem Ivermectina: médica mareense fala sobre 'kit Covid' e a verdadeira prevenção". O texto é uma entrevista com Amanda Dantas, educadora do CPV-CEASM e médica residente da Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos Correia, em Vila Kosmo. Ela falou sobre os medicamentos falsamente indicados no chamado "tratamento precoce", a condução da pandemia pelo governo federal e as verdadeiras medidas de prevenção. Leia no site.
Memória da Maré em lives com movimentos sociais

 
O Museu da Maré fez participação, essa semana, em duas lives. A primeira, "Memória de bairros populares latinoamericanos", proporcionou no dia 26 um intercâmbio cultural com o Museu Popular de Siloé, na Colômbia, e foi promovida pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Sociambientais (LEUS) do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio. A participação da coordenadora do Museu Cláudia Rose pode ser vista no Facebook.
 
A segunda live foi promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no dia 28. Com o tema "Universidade Popular dos Movimentos Sociais e ecologia de saberes na formação", a live reuniu, além de Cláudia Rose, o rapper Rafa Rafuagi e os representantes das universidades Cheron Moretti (UNISC), Fábio Merladet (UPMS), Carla Liane (UNEB), Salomão Hage (UFPA), além da mediadora Luiza Sussekind (UNIRIO). Pode ser vista no Youtube.
Matheus Falcão: arte educador homenageado pelo Museu


O homenageado do Museu da Maré na última sexta (30) é alguém conhecido em todo o CEASM, que já participou de muitos projetos: o arte educador Matheus Frazão, aniversariante do dia 29. Desde 2012 ele participa de projetos como o grupo teatral Entre Lugares Maré; Jovens Talentos da FAPERJ, no Museu da Maré; também já foi agente de promoção socioambiental do EcoRede; e, claro, passou pelo CPV-CEASM, e dele foi aprovado em três universidades diferentes! Desde 2018 é contador de histórias e arte educador do Museu da Maré, e pode ser visto em muitos vídeos de apresentações, principalmente dos contos e lendas da Maré. Ele ainda teve sua cena "Cavalo Alado" premiada no I Festival Entre Lugares Virtuais, recentemente. Leia a homenagem completa do Museu, com sua biografia e as dedicatórias de parentes e amigos, no Facebook do Museu.
Denise Rocha presente!



Os projetos do CEASM também fizeram, no dia 28, uma homenagem a alguém muito importante que nos deixou há um ano. Denise Rocha era uma amiga da instituição e, em abril de 2020, colaborava na Frente Maré quando faleceu de COVID. Denise era formada em Serviço Social pela UFRJ e dirigia o CRAS Nelson Mandela. Deixou em nós a memória de uma pessoa muito especial, que estimula nossas lutas, principalmente porque seguimos vítimas de um governo genocida que já permitiu que Denise e outros 400 mil brasileiros perdessem  suas vidas para a pandemia. Leia a homenagem completa no Instagram do CEASM.
Edições anteriores
Inscreva-se para receber a próxima edição
Facebook
Email
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Confira a próxima edição no dia 16/05. 
Copyright © 2021 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp