Copy

Boletim do site Algumas Observações, da escritora Fernanda Rodrigues.

Polaroides

Tenho feito polaroides para congelar o tempo. Acumulo uma a uma sobre a minha pequena estante: minhas gatas, a única ida ao meu lugar preferido da cidade durante a pandemia, meus projetos de tricô. Congelo o tempo como forma de aquecer o coração. Este músculo tão forte na sua tarefa de bombear o sangue e tão frágil na tarefa de se entregar ao mundo. Potências e fragilidades caminham juntas. Clarice me ensinou isso quando falou da baleia encalhada na orla carioca, mas não tenho certeza se de fato eu aprendi. Clarice não tinha medo. Eu queria dizer que a vida não me assusta, mas a verdade é que ela — em muitos momentos — me apavora.

Congelo o tempo para tentar me entender nele. Como transito nesta linha infinita que segue enfileirando segundos, horas, dias, meses e anos? Quando o caminho é amargo e confuso, ter polaroides na minha estante me garante que eu vim de algum lugar, que meu coração funciona
nem que seja biologicamente. Tudo é como deve ser.

Os últimos dias foram cheios de conversas importantes.
Aprendi com o Bono que muitas vezes a gente diz para os outros aquilo que queríamos ouvir. Nessas conversas, me peguei dizendo para alguns amigos aquilo que eu queria que alguns deles me dissessem: uma palavra de esperança, uma bronca que bastasse como impulso — mais do que um “você deveria fazer isso” ou “não se esqueça de fazer aquilo”, um afago. Ando suplicante por afagos. Do mesmo jeito que eu falo para os amigos começarem, da mesma forma como eu digo é possível amar de novo, da mesma maneira que eu vejo o quanto eles são genuinamente incríveis… Um abraço. Que falta eu sinto de um abraço!

A voz da insegurança segue tagarelando na minha cabeça. Ela existe
— ao contrário do que muita gente possa pensar. Minha insegurança existe é tão falante quanto eu. Fico me perguntando se algum dia ela esgotará suas perguntas. Será que terei respostas para todas elas ou sucumbirei na linha de chegada desse tempo que eu teimo em tentar congelar?

Minhas polaroides funcionam como recordações adoráveis. Elas pousam lindamente silenciosas na minha área de trabalho. Quando a exaustão bate, elas são meu suspiro de renovo. Congelar o tempo é tão poesia quanto o templo da lírica. Acredito que viver é ser poesia o tempo todo. Faço polaroides para me lembrar de que eu também sou verso.

“O que vale talvez um pouco nisto tudo é o que eu disse atrás e repito: é certo que uma pessoa de sua sensibilidade e da sua volúpia de consciência não pode ter a felicidade comum que é feita de insensibilidade e de inconsistência. A felicidade de você tem que ser espiritual e a melhor maneira de alcançar isso é ter não a vaidade mas coragem de si mesmo”.

(Mário de Andrade em carta a Carlos Drummond de Andrade 27 de maio de 1925)

Abril

Oi!
Que tudo esteja bem por aí quando esta news chegar na sua caixa de entrada. :)

Por aqui, tudo certo — acho. Como você deve ter reparado, a newsletter de abril saiu em maio, porque eu não dei conta de tudo o que tinha para fazer. O lado ruim é que atrasou. O lado bom é que você receberá notícias minhas no fim do mês.

Acho que estou tão habituada ao trabalho e à quarentena que mal reparei que fiz 1 ano e 1 mês em casa. Honestamente, talvez tenha sido melhor assim. Não sei se isso acontece com você — você ainda se mantém em casa? —, mas eu tenho tido cada vez menos paciência com quem trata todo esse caos como se fosse nada. Na contramão disso tudo, estão os meus amigos que vivem no Hemisfério Norte (principalmente os que vivem nos EUA e na China) que estão vivendo uma vida normal. É doido vê-los vendo paradas com aglomeração na Disney, enquanto a gente não sabe ainda quando vai tomar a primeira dose da vacina.

Talvez por tudo isso — o combo notícias ruins + gatilho da fobia + vida normal distante — eu tenha me afastado das redes sociais e até mesmo do meu blog em abril. Foquei no trabalho, no descanso, em aprender a tricotar. Coisas que aquecem o meu coração.

Como você tem aquecido o seu tão potente coração?

Seguimos.

Algumas Observações

No blog, tivemos apenas quatro posts:
- O despertar da deusa, de Emma Mildon — resenha;
- Casa Vazia II — poema;
- O tricô e eu — pessoal;
- Retrô mensal #9: abril/2021 — pessoal.

Grupo de estudos de escrita | Mentoria para escritores

Muita gente me pergunta como funcionam as aulas de escrita, então vamos aos recadinhos sobre isso. Atualmente, ofereço essas aulas em duas modalidades:

Grupo de estudos de escrita literária:
Acontece às quintas-feiras, das 19h às 21h, para estudos de temas pertinentes à escrita literária (tanto poesia, quanto prosa). As aulas são de 15 em 15 dias, todas online. Ideia aqui é aprofundar alguns conhecimentos teóricos e depois produzir textos baseados neles. | Investimento por aula: R$80,00. | Quem quiser se matricular, basta responder a este e-mail.

Mentoria de escrita literária e mercado editorial:
As aulas da mentoria normalmente são individuais, focadas não só em técnicas de escrita, mas também de publicação (como e por onde se publicar) e divulgação (como planejar um evento de lançamento, o que fazer com o livro já lançado, como se comunicar com o seu leitor). O principal objetivo da mentoria é fazer todo o processo: escrever, editar e publicar um livro. A quantidade de encontros e seu respectivo investimento irão depender das necessidades de cada autor/autora. | Quem quiser um orçamento de mentoria, basta responder a este e-mail.

Agenda

Maio será SUPER agitado! Então, já pegue a sua agenda e marque os dias em que você irá me ver! :)

  • 04/05, às 15h: Live de comemoração de 6 anos do Projeto Escrita Criativa, no Instagram @escritacriativaprojeto;

  • 09/05, às 16h: Live de plantão de dúvidas sobre produção de literatura no canal do Projeto Escrita Criativa;

  • 15/05, às 16h: Live “Devo investir na minha carreira literária?”, com a escritora Anna Carolina Ribeiro, no meu Instagram @fe_notavel;

  • 16/05, às 16h: Live de comemoração de 6 anos do Projeto Escrita Criativa, no YouTube do Projeto;

  • 30/05, às 16h: Café Notável #5: Conversa com a escritora Elizza Barreto, no meu canal do YouTube.

Antes de eu ir: dois recadinhos

  1. A escritora e amiga Anna Carolina Ribeiro, que foi minha aluna na mentoria de escrita no ano passado, vai publicar o primeiro livro dela! (Eu estou morrendo de orgulho? ESTOU!). Para saber sobre a data do lançamento e outras informações, siga a Anna no Instagram: @escrevipratirardacabeca.

  2. A escritora e amiga Tatiana Lazzarotto acabou de abrir uma newsletter muito maravilhosa! Você pode ler e se inscrever clicando aqui (para se cadastrar basta clicar em subscribe).

Para onde vamos?

Vamos continuar todas essas conversas?! Me conte como você está, o que tem feito, como tem lidado com os desafios da vida. :)
Espero a sua resposta!

Obrigada por ter chegado até aqui.
Beijos, queijos e nos vemos nas lives do mês. <3
Fernanda Rodrigues

Inscreva-se!

Recebeu a newsletter encaminhada por alguém? Clique aqui para se inscrever. :)

Sigam-me os bons!

Facebook iconInstagram iconTwitter iconWebsite iconEmail iconYouTube iconPinterest iconLinkedIn icon

Copyright (C) 2021 Algumas Observações. All rights reserved.


Our mailing address is:


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe

Email Marketing Powered by Mailchimp