Novidades de Maio - Estônia, Honduras e Panamá


Caro inscrito da Settee,

Em Maio houveram desenvolvimentos muito interessantes para quem pratica a teoria das bandeiras, principalmente na Estônia, Honduras e Panamá. Nesse newsletter, vamos te contar quais são essas novidades.
 

O bom: Estônia e Honduras

 

Em maio, alguns países que já eram opções interessantes ficaram ainda melhores. Para começar, a Estônia adicionou novas localizações de coleta para o cartão de e-Residência, que permite qualquer pessoa abrir e administrar uma empresa estoniana de forma completamente digital.

Finalmente, o Brasil foi incluído, junto com África do Sul, Tailândia e Singapura. Agora é possível retirar o seu cartão de e-Resident em São Paulo, facilitando muito a sua vida de quem mora no Brasil, já que antes era necessário viajar para os EUA ou Europa para conseguir retirar o cartão.

Para quem tem interesse no programa, no início do mês o Ideias Radicais publicou um artigo nosso sobre a Estônia como local para fazer negócios, que você pode ler aqui. A equipe da e-Residency na Estônia também está organizando um evento digital gratuito sobre as vantagens de empresas na Estônia para empreendedores brasileiros, que será realizado no dia 10 de Junho. Você pode encontrar mais detalhes aqui.

Mas a Estônia não é o único país com novidades relacionadas a e-Residências. Próspera, a primeira ZEDE de Honduras, acaba de lançar o ePróspera, seu próprio programa de e-Residência. As ZEDEs hondurenhas são umas das zonas especiais mais autônomas do mundo e são geridas e desenvolvidas de forma privada, verdadeiras Cidades Startup.

Próspera fez seu lançamento público no ano passado, e agora liberaram a abertura de empresas, opção que vale muito a pena ser considerada principalmente para quem tem negócios nas Américas. Se Próspera fosse um país, estaria no ranking número 9 de facilidade de se fazer negócios, sendo melhor que qualquer outra opção no continente. Se você quiser saber mais, pode assistir ao vídeo que o Raphaël fez sobre o tema essa semana.
 

O ruim: Panamá

 
Infelizmente nem tudo são flores, e nem sempre as notícias que temos para compartilhar são boas. No caso do Panamá, o país está tornando mais difícil o processo de se tornar um residente permanente através do Friendly Nations Visa.

Antes, bastava abrir uma empresa local e depositar 5 mil dólares em uma conta que a residência permanente era garantida. Porém, o governo panamenho recentemente aprovou uma alteração no programa, com as seguintes mudanças:
  • Em vez de obter a residência permanente diretamente, o candidato ao visto obtém uma residência temporária de 2 anos. Após esse período, é possível requisitar a residência permanente.
  • Para obter o visto, é necessário que a empresa aberta localmente tenha uma licença de operação e apresente declarações anuais. Alternativamente, é possível investir $200.000 em imóveis no país em vez de abrir a empresa.
O resultado final é que além da demora adicional para chegar na residência permanente, será mais custoso obter o visto, devido ao custo adicional da licença de operação e de um CPA que prepare as declarações para quem optar por abrir uma empresa panamenha.

É importante frisar que essas alterações entram em efeito somente a partir do dia 10 de Agosto, então se você tem interesse em adquirir o Friendly Nations Visa, recomendamos começar de imediato para conseguir o visto ainda de acordo com as condições anteriores. 

De qualquer forma, apesar de ter se tornado um pouco menos atrativo com as últimas mudanças, o Panamá continua sendo uma das melhores opções para quem quer permanecer na América Latina. O país oferece uma boa infraestrutura e qualidade de vida, além de uma natureza belíssima, uma cidade global com rotas de voo para o mundo todo e um sistema de tributação territorial extremamente atrativo.
 

Conclusão

 
Era isso por hoje! Caso você queira abrir uma empresa ou emigrar para a Estônia, Honduras ou o Panamá, pode contar com o nosso apoio e com os nossos parceiros para te acompanharem durante todo o processo. Basta entrar em contato conosco que podemos providenciar mais detalhes.

Se você ainda não é membro do nosso grupo no Facebook, não deixe de se juntar para interagir com outras pessoas de visão internacional e receber as últimas notícias sobre internacionalização e teoria das bandeiras. E, claro, se você precisa de ajuda para entender quais as melhores opções de países para viver e fazer negócios no seu caso, entre em contato conosco para marcarmos uma consultoria personalizada

Porque a sua vida te pertence!

Atenciosamente,
Francisco Litvay
Diretor de Operações da Settee


 
Copyright © 2021 Settee OÜ, Todos os direitos reservados.


Deseja mudar a forma como você recebe esses e-mails?
Você pode alterar suas preferências ou se desinscrever desse newsletter.