Bom dia!
Você provavelmente já recebeu algum conteúdo – um vídeo bem engraçadinho – da Tik Tok, a rede social chinesa que virou a sensação do momento. Você, adulto, consumir esse conteúdo não é um problema. Mas o que anda preocupando especialistas em educação infantil é o número cada vez maior de crianças que estão tendo acesso a materiais dessa rede – e até produzindo.
A editora Verônica Fraidenraich entrevistou especialistas como a psicóloga Andrea Jotta, do Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), para explicar aos nossos leitores quais são os perigos para as crianças nesta rede tão pop que já tem mais de 500 milhões de usuários pelo mundo.
E os perigos não estão só na Tik Tok, infelizmente. Você sabe tudo que seu filho está vendo na net? Eu adoraria responder que sim, mas não seria verdade. Eu não sei. Na medida em que meus filhos foram se aproximando da adolescência, foi ficando cada vez mais difícil acompanhar de perto as navegações deles. “Mãe, fecha a porta” já virou um bordão lá em casa. E, sim, eles passam mais tempo no quarto, de frente para alguma tela, do que eu gostaria.
Mas não é só coisa de adolescentes. Crianças cada vez mais novas estão se tornando dependentes da rede mundial. Ex-secretária executiva do Ministério da Educação, pedagoga e consultora educacional de grandes redes de ensino, nossa colunista Iolene Lima conclama os pais a exercerem mais o “controle”, em nome da proteção dos pequenos. Em seu artigo, ela relata 7 razões para que as crianças não fiquem sozinhas na internet.
Por razões como as citadas por Iolene é que Ana Cláudia Leite, consultora de educação do Instituto Alana, nos lembra, em outra reportagem que destacamos hoje, que “brincar é a linguagem da criança”. É por meio das brincadeiras que os pequenos conseguem compreender melhor o mundo e o contexto em que estão inseridos.
Sem desrespeitar as regras de segurança sanitária impostas pela pandemia, aproveite o fim de semana para dar uma volta com seu filho, para ir a um parque, a uma praça. Reserve um tempo para que ele possa simplesmente... brincar.
Boa leitura!
Comportamento

A Canguru News ouviu especialistas sobre o boom da rede social chinesa que vem atraindo o público infantil. Com mais de 500 milhões de usuários, a rede é acompanhada por um grande número de crianças entre 9 a 12 anos.
Leia a reportagem »
Comportamento

Nunca o debate sobre o uso seguro da tecnologia foi tão atual. A colunista Iolene Lima, pedagoga, toca na ferida: crianças são, hoje, administradoras de suas próprias contas em redes sociais; outras passam horas em jogos online sem nenhum acompanhamento. Por que os pais cedem a essa pressão? Quais os perigos e consequências de tal exposição?
Leia o artigo »
Desenvolvimento infantil

Um lençol vira uma cabana. Uma caixa de papelão é a nave espacial. O desenvolvimento pleno da criança – cognitivo, emocional, ético e estético – está relacionado ao brincar. Nesta semana do Dia Internacional do Brincar, ouvimos especialistas no assunto. E, claro, selecionamos brincadeiras para vocês fazerem juntos em casa.
Leia a reportagem »
Relacionamento

Especialistas em pedagogia do Laboratório Inteligência de Vida (LIV) prepararam cinco sugestões de livros que abordam o tema da inteligência emocional. Compreender como competências e habilidades socioemocionais podem ajudar as famílias a enfrentar momentos delicados é uma ferramenta crucial, sobretudo na pandemia.
Confira as dicas »
Família

Selecionamos um vídeo da Phitters, produtora parceira da Canguru, sobre educação parental, útil nos dias de hoje. A consultora educacional Bete Rodrigues fala sobre como fazer perguntas verdadeiras, ficar em silêncio e tomar atitudes que realmente terão impacto no desenvolvimento da autonomia dos filhos.
Assista »
Coronavírus

Na cidade de Tubarão, em Santa Catarina, um bebê nasceu com anticorpos que combatem o coronavírus. A mãe, uma médica, foi vacinada com 34 semanas de gestação.
Conheça essa história »
Coronavírus

O Ministério da Saúde orienta as gestantes que já tomaram a primeira dose da AstraZeneca a aguardar 45 dias após o parto para a imunização com a segunda dose.
Leia a reportagem »
Saúde

O projeto Fada do Dente, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), pode parar por falta de recursos. A partir de dentes de leite doados por crianças autistas o projeto faz pesquisas sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Veja como ajudar »
Educação

É nos corredores da escola, fora da sala, que as crianças podem encontrar um espaço de troca inovador, livre, sem hierarquias. Esse ambiente pode ser a verdadeira escola do “saber empreendedor”, reflete o escritor Fernando Dolabela, criador da Pedagogia Empreendedora.
Leia o artigo »
Obrigada por seu tempo. Até quarta!
*Com Amanda Nunes Moraes, Malu Delgado, Renata Corte e Verônica Fraidenraich.