Copy
View this email in your browser
NEWSLETTER DA COORDENAÇÃO DO ENSINO PORTUGUÊS NO REINO UNIDO E ILHAS DO CANAL - MAIO - 2020-2021
NOTÍCIAS DA COORDENAÇÃO
Celebração do dia 5 de Maio - Concurso Camões tem Talento
 


Para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021, a Coordenação de Ensino Português no Reino Unido e Ilhas do Canal organizou o concurso Camões Tem Talento. O concurso envolveu toda a comunidade de alunos e professores que se organizaram nas suas escolas de forma a encontrarem os mais diversos talentos, desde músicos, cantores e bailarinos a contadores de histórias e comediantes. De entre os muitos talentos, foram selecionados 10 alunos para a Grande Final, que teve lugar no final da tarde do dia 5 de maio através da plataforma virtual Zoom, tendo sido transmitido em direto na nossa página de Facebook. No painel de júri, tivemos três personalidades do mundo artístico: Catarina Amaral, Lara Martins e André de Freitas. Os apresentadores foram os professores Pedro Marques e Vanda Araújo, que conduziram a sessão com grande profissionalismo. Os 10 finalistas foram excecionais e o resultado foi um autêntico programa de entretenimento familiar. Foi muito difícil para o júri selecionar apenas um, como tal selecionaram três premiados, a quem oferecemos sessões de orientação com os artistas. Em primeiro lugar ficou a aluna Matilda Correia, que tem 15 anos e frequenta o curso de Português lecionado pela professora Paula Vila Cova na escola Convent of Jesus and Mary.

Veja aqui o vídeo:
https://www.facebook.com/ensino.portugues.reinounido/videos/922922451880482
Visita da Senhora Secretária de Estado ao Reino Unido
 
A Senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, veio em visita oficial ao Reino Unido. Depois de reunir com a Coordenação do Ensino Português na Embaixada de Portugal, no dia 18 de maio, visitou a escola Anglo-Portuguesa de Londres, no dia 19. Foi um prazer poder recebê-la e mostrar-lhe os avanços e conquistas da língua neste país.
 


AS NOSSAS ESCOLAS
Escola D´Auvergne Jersey

A Escola D'Auvergne é uma escola primária muito inclusiva com seu próprio berçário. É uma escola com padrões elevados, instalações modernas e amplos jardins que atendem às necessidades das 501 crianças que a frequentam atualmente. Nesta escola há aulas de Língua e Cultura Portuguesa às terças e sextas, lecionadas pela professora Isabel Matos, nas quais participam 24 alunos, dos níveis A1 e A2, sendo que alguns destes alunos frequentam outras escolas primárias em Jersey. Também existe um Clube de Livro Português que decorre às segundas-feiras. 

Para mais informações contacte-nos por e-mail para:

information@e-portuguese.co.uk 

NAS NOSSAS AULAS ACONTECE:
Trabalho sobre o Dia da mãe, 2 de Maio

















 
Maria Wightman, 7 anos, Escola St. Thomas More, Wood Green, aluna da professora Fernanda Shepherd
Trabalho sobre o Dia 5 de Maio - Dia mundial da Língua portuguesa


Trabalho feito por alunos do ano 4 e 6 da Escola Wyvil Primary, da professora Cistina Oliveira



Mariana Miranda, ano 4, Escola Holy Cross, aluna da professora Inês Ferreira
Celebrações após o confinamento: Natal e 25 de Abril 

Com o fim do confinamento, temos tido a oportunidade de celebrar algumas datas importantes, ainda que já um pouco fora de horas. Foi a caso das celebrações do Natal e do Dia da Liberdade, que foram celebradas pela professora Isabel Matos e pelos seus alunos em Jersey agora em maio. Os alunos realizaram trabalhos alusivos às épocas festivas e até houve um lanche de Natal. 
 






Trabalhos feitos pelos alunos das escolas D´Auvergne, Rouge Bouillon e Samares
ESTUDOS DE CASO

Como promover a aprendizagem do português numa escola primária inglesa? 

A escola St. Joseph’s Federation, em Woodend, iniciou em setembro de 2020 um protocolo com o instituto Camões para ensino do português como Língua Estrangeira, para todos os alunos dos anos 1 e 2. As aulas para os alunos destes anos correm com grande sucesso, mas queríamos que os restantes alunos da escola pudessem também entrar em contato com a nossa língua e que se interessassem em aprendê-la. Em conjunto com a escola, decidimos celebrar de forma alargada o Dia 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa, de forma a que todos, professores e alunos, conhecessem a presença do português na escola e tomassem contacto com uma língua que lhes é menos familiar. Desta forma, o dia foi planeado de modo a que todos participassem em atividades de língua portuguesa, do pré-escolar ao 6.º ano, incluindo professores e direção da escola. As sessões conjuntas por ano (“assemblies”) do dia foram todas dedicadas ao português. Elaborei um questionário interativo e divertido com perguntas de cultura geral sobre Portugal e sobre a língua portuguesa no mundo, em que todos participaram com entusiasmo. Organizámos ainda duas sessões para toda a escola com a escritora Isabel Stilwell, que contou histórias aos alunos e conversou com eles – em inglês e com algumas palavras em português. Nesse dia ninguém teve de usar uniforme. Foi pedido aos alunos que vestissem as cores da bandeira portuguesa e até os cozinheiros prepararam biscoitos decorados de vermelho e verde para o lanche dos alunos, para tornar o dia mais colorido, saboroso e português. Esta organização conjunta permitiu que, no fim do dia, todos conhecessem factos interessantes acerca de Portugal e conseguissem dizer algumas palavras de português.

 

professora Ana Figueiredo
















 

Quiz sobre cultura lusófona, no qual participaram alunos do ano 1 ao ano 6
















 

Sessão dos Infants (ano 1 e 2) com a escritora Isabel Stilwell
















 

Sessão dos Juniores (ano 3, 4, 5 e 6) com a escritora Isabel Stilwell

SUGESTÕES DE LEITURA
Crianças:
Coração de mãe
de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho

Esta história fala-nos de um cordão umbilical entre a mãe e os filhos que nunca se corta, apenas estica.
Assim se desvendam alguns mistérios das mães. O olhar os filhos com uma centelha nos olhos, o cuidar deles - no fundo tudo o que acontece ao filho - espelha-se no coração da mãe.

Adolescentes:
Gosto de amar de perto
de Rui Melo

O livro planta-nos à janela, como é rotina de tantos, para uma espreitadela sobre a humanidade e como ela parece apresentar-se aos nossos olhos e ao nosso coração. É preciso ter consciência do que se passa para que, arrumando primeiro o nosso mundo, se possa almejar ajudar a arrumar o outro. O muito maior. O de todos. Este é um olhar penetrante e desconcertante sobre a vida que levamos e sobre a evolução do sentir das várias velocidades e das várias proximidades. Pelo meio, o leitor irá acompanhar a extraordinária aventura do humano Pertus e a sua inexorável necessidade de estar perto, desde que nasce até que morre. O futuro da raça humana tem de ser alcançado através do optimismo e do equilíbrio, e a consciência do leitor é testada, espicaçada e convidada a realizar esta viagem para que saia do outro lado com um olhar penetrante sobre si mesmo, mas, principalmente, com a sua capacidade de se indignar restaurada. Em todas as fases da nossa vida encontramos fortes razões para querermos amar de perto. Ou queremos ou precisamos, mas a aposta é a mesma. Impregnado de uma gentileza desarmante, o autor expõe-se à sua comunidade e à Humanidade inteira, dizendo… Gosto de Amar de Perto.

Adultos:
What´s in a name
de Ana Luísa Amaral

«What’s in a Name» - A estranheza do inglês no título expressa a ambivalência da relação, de que sempre a poesia viveu, entre a coisa (nossa, do mundo) e a sua nomeação, apontando para a multiplicidade de sentidos que há neste livro. Nele se cruzam, em cumplicidade, o quotidiano e o cósmico, o poético e o político, a comoção e a ironia, o espanto e a indignação - em suma, a palavra e a vida.

Facebook
Website






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
education · 11 Belgrave Square · City Of Westminster, London SW1X 8PP · United Kingdom

Email Marketing Powered by Mailchimp