Copy

Dominando os Masters. Portugal lidera.

Novos países de todo o mundo conquistam medalhas na SKYULTRA.

Yuya Okada, do Japão, leva o ouro no O45. ©DamianoBenedettoFoto

O Campeonato Mundial Masters de Skyrunning 2024 para maiores de quarenta anos decolou hoje em Vouzela com a primeira das duas provas do fim de semana, a SKYULTRA, onde o país anfitrião Portugal liderou a contagem de medalhas, seguido pela Hungria, Japão, Brasil e Bélgica.


Duas estrelas do primeiro Campeonato Masters de 2023 brilharam hoje. O espanhol Pere Aurell e Ildiko Wermescher da Hungria levaram para casa o ouro pela segunda vez.


“Minha segunda participação, minha segunda medalha de ouro! Estou começando a ver o envelhecer como algo positivo!” comentou Aurell que também foi o primeiro a cruzar a linha de chegada.


“Comecei no meu próprio ritmo e vi alguns corredores na frente, então pensei que seria uma perseguição difícil. Porém, percebi que estava descendo com mais confiança e, no km 20 km, comecei a construir uma vantagem que consegui manter até o fim. Estou muito feliz com esta corrida: tudo correu como planejado e esta medalha brilhante prova isso!”

Pere Aurell conquista sua segunda medalha de ouro no Masters com Yuto Yakushiji, prata e Cesar Picinin, bronze. @DamianoBenedettoPhoto

Céus azuis intensos e altas temperaturas dominaram a Zela Ultra Marathon, com 55 km de extensão e 3.600 m de subida vertical, onde especialmente as descidas foram puro skyrunning por terreno técnico desafiador. No geral, vinte países participam nos eventos, lutando pelos títulos mundiais e 51 medalhas em quatro categorias de idade.


Portugal liderou orgulhosamente a contagem de medalhas de hoje, conquistando incríveis dois ouros, duas pratas e três bronzes em casa.


“Ainda sem acreditar no que aconteceu…Saí forte e querendo tentar me manter no Top 10, em certo momento soube que era o sétimo e já fiquei surpreso! Passei mais um atleta e na chegada que fui surpreendido ao saber que era o sexto geral da prova.” comentou Picinin.


"Mas saber que era o terceiro master e que com isso teria nossa primeira medalha individual em campeonato mundial de skyrunning me deixou feliz demais! Finalmente entreguei a performance que eu queria em um mundial!”

César Picinin, do Brasil, leva o bronze no O40. ©DamianoBenedettoFoto

Pela primeira vez, a Hungria subiu ao pódio, ostentando duas medalhas de ouro conquistadas por Wermescher no O55 feminino e Emoke Paal no O50.

Como de costume, o Japão marcou presença com uma equipe forte, com Yuya Okada, O45, levando o ouro e Yuto Yakushiji, O40, a prata.


“Gostamos muito desta primeira corrida e de Portugal. Estamos muito felizes com os resultados deste primeiro dia — já somos medalha de prata e Campeões Mundiais O45!”

Portugal, liderando o Masters com Nelson Amaral aqui que conquistou o bronze no O45. ©DamianoBenedettoFoto

César Picinin fez história ao conquistar a primeira medalha individual do Brasil, um bronze no O40, terminando em sexto lugar geral, enquanto Jasieli Tagliari embolsou a prata na mesma categoria feminina, terminando em terceiro lugar geral. Rita Fernandes conquistou o bronze no O55.


Jasieli Tagliari comentou: “Eu treinei muito focada para entregar o máximo pro time e motivar meu time, já que tive uma experiencia muito boa ano passado. Em 2023, ficou um no na garganta por essa medalha individual, em todos os treinos longos eu a enxergava, visualizava essa chegada e essa medalha, então foi construída com muita dedicação e o apoio da Skyrunning Brazil.”


“Obrigado a toda equipe que acreditou muito em nós, no que cada um podia entregar, estou orgulhosa do nosso time e do crescimento do skyrunning no Brasil, estou muito emocionada, só tenho a agradecer!”

Jasieli Rosa conquistou a primeira medalha feminina do Brasil, prata no O45 SKYULTRA. ©DamianoBenedettoFoto

Rafael Aquino Leal, Presidente, Skyrunning Brasil, comentou: “Hoje conquistamos nossas primeiras medalhas individuais em ambos campos, e a partir de agora é um ponto sem volta. O Brasil quer mais, torcendo sempre pela medalha de ouro individual e pelo título mundial, que um dia chegará!”


“Ainda temos uma equipe forte para a disciplina SKY de amanhã, as apostas são altas e não poderíamos estar mais orgulhosos do nosso Time Master. A América do Sul começou a escrever um novo capítulo no skyrunning e é épico!”

Primeiros medalhistas do Brasil comemoram com o técnico Ramiro Kramer. ©SB

Rita Fernandes comentou: “Algumas coisas acontecem para que possamos chorar e muitas vezes não ter a reposta mais adequada para o momento… Vim para este Mundial Master com muitas emoções, que foram nasceram em 2023 no último mundial da Itália — onde fui cortada. Mas hoje eu me dei um reposta a altura da minha dedicação.”


Por último, mas não menos importante, a nova entrada da Bélgica conquistou a merecida medalha de prata no O50 feminino, graças a Ann Andries.


Amanhã, domingo,14 de abril, acontecerá a Zela SkyRace®, com 37 km de extensão e 2.500 m de subida vertical onde os resultados destes Campeonatos Mundiais revelarão os novos campeões mundiais SKY e a classificação geral dos países.

O TIME BRASIL SKYULTRA começou com o pé direito hoje e grandes conquistas históricas. © SB

Masters Skyrunning World Championships SKYULTRA
Contagem de medalhas individuais


Masculino O40
Ouro – Pere Aurell (ESP)
Prata – Yuto Yakushiji (JPN)
Bronze – Cesar Picinin (BRA) 


Feminino O40
Ouro – Sofia Beizel
Prata – Jasieli Rosa (BRA)
Bronze – Estela Martinho (POR) 


Masculino O45
Ouro – Yuya Okada (JPN)
Prata – Francisco Freitas (POR)
Bronze – Nelson Amaral (POR) 

                          

Feminino O45
Ouro – Evgeniya Leonova
Prata – Maria Abreu (POR)
Bronze – Esther Pereira (ESP)         

                       

Masculino O50
Ouro – Paulo Morais (POR)
Prata – Luis Rubio (ESP)
Bronze – Mario Esteban (ESP)     

            

Feminino O50
Ouro – Emoke Paal (HUN)
Prata – Ann Andries (BEL)
Bronze – Jocelina Ferreira (POR) 


Masculino O55
Ouro – Leonardo Diogo (POR)
Prata – Adolfo Fernandes (ESP)
Bronze – Vladimir Fabus (SVK)            

     

Feminino O55
Ouro – Ildiko Wermescher (HUN)
Prata – Manuela Gonzalez (ESP)
Bronze – Rita Fernandes (BRA)




Resultados da Ultra Maratona Zela

Contagem de medalhas

Mais informações

Site da corrida

Mais nove estrelas do Brasil brilharão amanhã na disciplina SKY. © SB

RESULTADOS PRELIMINARES SKYULTRA — Masters World Championships 2024


Jasieli Tagliari Dalla Rosa (RS) 2ª O40

César Henrique Goldner Picinin (MG) 3º O40

Rita de Cassia Araujo Fernandes (BA) 3ª O55

Sabrina Erbisti de Freitas (RJ) 4ª O40

Michel Schrameck (MG) 4º O45

Ederson Nunes Silva (MG) 5º O50

José Virginio (SP) 7º O45

Elen Cristiane Guida Vasconcellos (RJ) 7ª O45

Dante Mendes Rocha (MG) DNF O55



TIME BRASIL SKY — Masters World Championships 2024


Adriane Cellarius Clasen (SC)

Alexandre Santiago (SP)

André Luiz Mapa (MG)

Antonio Jose Gonçalves (MG)

Elizabete Aparecida Dias do Prado (MG)

Elizete Aparcida Mol Tavares (MG)

Ivania Rambo (RS)

José João Rodrigues (BA)

Maria Abadia da Silva (MG)

CAMPEONATOS ISF


Apresentando os eventos…


Desde as primeiras corridas extremas em 1992, o primeiro Campeonato Mundial em 1998 e a introdução da Skyrunner® World Series em 2004, o skyrunning cresceu e se tornou um esporte de renome mundial governado pela Federação Internacional de Skyrunning desde 2008. Mais recentemente, Campeonatos Mundiais SkySnow e Master foram introduzidos. O esporte é praticado em mais de 65 nações e conta com adeptos de 126 países.

Patrocinador Principal

Parceiros

Realização

Mídias parceiras