Copy
21 | OUTUBRO | 2022

O mar é sempre uma boa fonte para metáforas: sua imensidão é proporcional às possibilidades de comparações e a passagem Drake é a melhor imagem para descrever o ambiente para o investidor (e eleitor) dos últimos e próximos dias, até a nossa próxima newsletter. Drake é o estreito que separa a América do Sul da Antártida e é conhecido por suas águas violentas e por vezes implacáveis com os exploradores (e viajantes) que desejam conhecer o continente gelado.

Nas últimas semanas, insistimos que os ativos brasileiros estão mais sujeitos às tormentas exteriores que as locais. Os preços estão em patamares confortáveis e por isso são uma proteção contra a volatilidade inerente ao processo eleitoral. No entanto, isso não significa ausência de volatilidade no curto prazo. As principais pesquisas de opinião têm mostrado um pleito indefinido, o que gera mais ansiedade no investidor. Não é o momento de grandes movimentos nos portfólios locais: é hora de esperar que o horizonte esteja visível.

No exterior, dois destaques: as taxas de juros americanas continuam subindo e, com o mercado de trabalho aquecido (os pedidos de auxílio de desemprego foram abaixo das expectativas), o FED parece longe de seu objetivo de controlar a inflação. Continuamos nossa alocação em títulos públicos americanos de curto prazo, que hoje remuneram o investidor a uma taxa acima de 4% a.a.

Na Inglaterra, a primeira-ministra Liz Truss não passou da arrebentação: foi o mandato mais curto da história do Reino Unido. A libra continua próxima de suas mínimas históricas, após as decisões controversas que Truss tentou implementar na política fiscal. Um velho conhecido, Boris Jonhson, emerge como favorito para controlar a nau que parece à deriva.

O leitor que chegou até aqui vai entender o motivo de tantas citações marítimas no fim da newsletter: temos um convite especial para próxima terça-feira. Esperamos você!

🙋‍♀️ 🙋🏾 Você ficou com alguma dúvida? Faça uma pergunta!

NÚMEROS & FECHAMENTO DA SEMANA

 IBOVESPA: +6.78%
 Dólar: -1.87%
 NASDAQ: +5.08%
 FTSE 100: +1.60%
 GOLD: +0.76%
 S&P 500: +4.63%
 Treasury Yield 10Y: +4.94%
 USS AGGregate Bonds: -0.94%

Atualmente, existem 3.311 bilionários em todo o mundo, representando quase US$ 11,8 trilhões em riqueza coletiva. Veja a população bilionária do mundo, por país, mapeada pelo Visual Capitalist.

ICYMI

  • Liz Truss Brought Libertarians to Power in the U.K. and Quickly Out Again – WSJ
  • Getting Rich Is One Thing; The Tricky Part Is Keeping It – Zero Hedge

NO RADAR

Apple está se tornando cada vez mais como um banco: A empresa agora está oferecendo contas de poupança por meio do Goldman Sachs para titulares do Apple Card. Fast Company
(Imagem: Getty Images)

Uma grande chance para a ciência no centro da formulação de políticas globais: A principal liderança da ONU está entrando em contato com a comunidade científica para ajudar a informar a tomada de decisões – um movimento bem-vindo em um mundo altamente incerto. Nature
(Imagem: Luiz Rampelotto/ Lev Radin)

Quer mudar o mundo, mas não sabe como começar? Funciona assim: você faz um teste rápido e divertido, descobre seu propósito e recebe uma espécie de "mapa astral" para entender como essa causa mexe com a sua história. E mais: te damos bons conselhos para agir agora e transformar a realidade, dicas de quem seguir e quem tem a mesma causa que você, o que ler e assistir para se informar mais, que organizações apoiar e até como se voluntariar. Descubra Sua Causa
 

O QUE ESTAMOS LENDO

Livro: Tarsila - Uma vida doce-amarga
Autora: Mary del Priore

Editora: José Olympio

 

A premiada historiadora Mary Del Priore apresenta aqui uma biografia breve de uma das artistas mais geniais do modernismo: Tarsila do Amaral. Criadora de pinturas icônicas, que se confundem com uma estética canônica da representação do Brasil – a paisagem, a gente, as festas, o trabalho e os costumes –, Tarsila é um dos nomes mais aclamados na história da arte brasileira e, ao mesmo tempo, um vulto cuja vida íntima é pouquíssimo conhecida.

Criada em uma família conservadora, dona de terras no interior de São Paulo, Tarsila rompeu, no início do século XX, as barreiras do moralismo de sua época para se tornar uma artista mundialmente conhecida. Engana-se, porém, quem acha que ela teve uma vida apenas gloriosa. Desilusões amorosas e traições, ataques à sua arte e à sua honra, julgamentos reacionários à sua tentativa de romper com a vida burguesa e até mesmo acusações de que seria colaboradora da polícia política de Getúlio Vargas são indicações da coleção de infortúnios que a assombraram em vida.

O estilo de escrita de Mary Del Priore nos aproxima de Tarsila de forma ímpar. A narração desta biografia alia o lirismo da contação de histórias ao rigor da pesquisa em arquivo, e vai trazendo, aos poucos, sabores que sustentam um perfil incomum da grande modernista – tanto na revolução iconográfica que suas imagens representaram quanto na invenção de uma nova posição para a mulher na sociedade paulistana.

Tarsila: uma vida doce-amarga é uma oportunidade única de conhecer de perto uma das artistas mais queridas pelo público, em uma leitura prazerosa, repleta de revelações. E ricamente ilustrada por dois cadernos de imagens com fotos raras de Tarsila e os principais destaques na imprensa sobre sua produção. Amazon

ANTES DE VOCÊ IR


PARA ASSISTIR: Vita Investimentos tem o prazer de te convidar para um bate-papo imperdível com Bruno Coutinho, CEO da Mar Asset  Management. Bruno Coutinho, CEO e gestor macro do Mar Absoluto, possui 19 anos de experiência, foi sócio do BTG Pactual por 9 anos e head da área de Renda Fixa para América Latina do BTG Asset Management, tendo morado na cidade do México, Nova Iorque, São Paulo e Buenos Aires. Saiba mais sobre a Mar Asset Management 
 

QUOTE DA SEMANA

"If in doubt, paddle out."

– Nat Young
(Surfista e escritor australiano)

Obrigada pela leitura!

Um ótimo final de semana e Stay Invested


#VitaInvestimentos
#ValorizeSeuPatrimônio
#StayInvested 


Copyright © 2022 Vita Investimentos, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

A Vita Investimentos se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Ao fornecer seus dados você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 
☕ Siga nossas redes e fique por dentro das novidades da Vita Investimentos :)
LinkedIn
Twitter
Link
Website

Este material é apenas para informação geral e não se destina a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. Não há garantia de que as visões ou estratégias discutidas sejam adequadas para todos os investidores ou que produzam resultados positivos. Investir envolve riscos, incluindo a possível perda de capital. Quaisquer previsões econômicas estabelecidas podem não se desenvolver conforme o previsto e estão sujeitas a alterações. As referências a mercados, classes de ativos e setores geralmente referem-se ao índice de mercado correspondente. Os índices são compostos estatísticos não gerenciados e não podem ser investidos diretamente. O desempenho do índice não é indicativo do desempenho de qualquer investimento e não reflete taxas, despesas ou encargos de vendas. Todo o desempenho referenciado é histórico e não garante resultados futuros. Os nomes de empresas aqui mencionados são apenas para fins educacionais e não são uma indicação de intenção comercial ou uma solicitação de seus produtos ou serviços. Não fornecemos pesquisas sobre ações individuais. Acredita-se que todas as informações sejam provenientes de fontes confiáveis ​​na data da publicação; no entanto, não fazemos representação quanto à sua integridade ou precisão.