Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube

>> Notícias do ICOM


A volta do Ministério da Cultura


Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta à Presidência da República no dia 1° de janeiro após uma disputa acirrada contra Jair Bolsonaro. Em seu discurso de agradecimento, feito em São Paulo logo após o anúncio do resultado, Lula citou a palavra cultura 17 vezes e prometeu recriar o Ministério da Cultura, extinto em junho de 2019 por Michel Temer. A imprensa destacou este como um dos tópicos principais do seu pronunciamento.

Vale ler: A Folha de S. Paulo publicou uma longa matéria sobre as expectativas para o setor em 2023 - principalmente com relação à Lei Rouanet. A matéria inclui uma análise sobre o que esperar de Tarcísio de Freitas (Republicanos), eleito para governador do Estado com a maior rede de museus do País.  

O ICOM Brasil parabeniza a todas e todos os eleitos nas Eleições 2023 e os convida para conhecer as demandas e as propostas da entidade para o setor museal, através deste hotsite.
 

Conteúdo gratuito sobre a Red List Brasil em 2023 


Brasília ganha um novo museu em novembro: o SESI Lab, que se define como um espaço dedicado à arte, à ciência e à tecnologia. As equipes do SESI estão se capacitando através de um curso de qualificação profissional em Gestão e Inovação em Instituições Culturais que terá a parceria do ICOM Brasil no desenvolvimento e disseminação de conteúdos para profissionais de museus e instituições culturais. 

O primeiro produto dessa parceria será a criação de módulo inédito sobre a Red List Brasil e Gestão de Riscos. As aulas serão realizadas em 2023 e serão gravadas para posterior disponibilização, de forma gratuita, no site do ICOM Brasil. O curso é realizado pela Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) em parceria com a Unimais e a Expomus.

 

GARANTA SUA ASSOCIAÇÃO AO ICOM EM 2023

Está aberta a temporada de renovação e ingresso de novos membros no ICOM - o Conselho Internacional de Museus. Além de fazer parte de uma rede internacional com mais de 48.000 profissionais de todo o mundo, com a oportunidade de participar em primeira mão das discussões mais importantes do setor, os membros do ICOM têm uma série de benefícios: 

Carteirinha que dá acesso gratuito a museus em todo o mundo.
✅ Poder de voto, no caso dos profissionais ativos, em um dos 31 comitês internacionais temáticos.
Acesso a editais para apoio de projetos e bolsas para participação em eventos internacionais. 
✅ Acesso exclusivo a documentos e publicações como a revista Museum International.
✅ Desconto em cursos realizados por parceiros.


Pagamento facilitado
Você sabia? O valor da anuidade pode ser pago em até 5 vezes, desde que a última parcela seja paga em março de 2023. 

Como faço para me tornar membro? 
É preciso preencher um formulário eletrônico e enviar sua documentação - confira o passo a passo em nosso site.

Contribua com a rede Museologia Kilombola 
Junto com sua anuidade, você pode fazer uma doação voluntária, em qualquer valor, para viabilizar a associação ao ICOM dos integrantes da Museologia Kilombola, grupo de jovens estudantes e profissionais negros que vem levantando o debate sobre práticas antirracistas em museus. 

Dúvidas? Fale com a gente: 
📧 icom.bra@gmail.com
📱 (11) 97380-5381

 


ICOM Voices com o Museu da Pessoa


O segundo episódio do Podcast ICOM Voices está no ar e tem a participação de Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa. O tema em debate é consciência histórica e preservação de memórias sociais, com o objetivo de explorar como memórias de sofrimento podem fazer parte de um esforço coletivo para construir consciência histórica e identidade cultural. O episódio começa com uma menção ao trabalho do Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo. Escute aqui em espanhol
 


Exposição virtual sobre máscaras da pandemia


O COSTUME - Comitê Internacional do ICOM para Museus e Coleções de Vestuário - mantém em cartaz até dezembro a exposição virtual Clothing the Pandemic, uma coleção de fotografias de máscaras utilizadas durante a pandemia de Covid-19. Mais de 100 itens foram escolhidos em seis diferentes temas: arte e intervenções, política e protesto, solidariedade e comunidades, corpo e mente, inovação e sustentabilidade, moda e cultura pop. Pelos filtros, é possível buscar as peças por país de origem, país do artista, museu e material ou técnica. Vale muito a pena dar uma espiada

 

>> Notícias do setor


Museus brasileiros devem se preocupar com ataques de ativistas? 


Na Europa, voltou a ser moda o ataque a obras de arte famosas, dentro de museus, para chamar a atenção para causas variadas, com destaque para as questões climáticas. A última "vítima" foi a tela Girassóis, do holandês Vincent Van Gogh, banhada por sopa de tomate dentro da National Gallery, em Londres, por duas integrantes do grupo Just Stop Oil (o quadro estava protegido por vidro). Os museus brasileiros precisam se preocupar com ações assim?

A Revista Veja levanta a questão, mas não chega a uma conclusão clara. Embora alguns profissionais apontem como desejável o uso de vidro ou acrílico museológico para proteger peças em exposição, incêndios como o do Museu Nacional e da Cinemateca parecem ser riscos mais preocupantes. O último ataque a uma obra de arte no Brasil aconteceu em 1991, no MASP, contra uma tela de Renoir.  

***
Para rir: O ataque aos Girassóis foi tema de post do perfil @newmemeseum no Instagram
 

Museu virtual reúne arte brasileira digital


Com o sugestivo nome de Museu.xyz, a instituição virtual é um espaço para experimentação de arte e cultura digital no metaverso e tem como parceiro de pesquisa o Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Museu tem um espaço no metaverso chamado Distrito XYZ, com galerias e edificações virtuais "onde o museu e os residentes convidados (artistas, coletivos e projetos) desenvolvem atividades diversas".

A admin deu um rolê por lá e apanhou um pouco para aprender a se deslocar usando o teclado e o mouse simultaneamente. Lá dentro, além do Museu.xyz, encontrou um projeto de mapeamento digital do choro carioca, algumas galerias de arte, um laboratório de DNA de block chain (!?) e até tropeçou numa piscina. Tentou fazer contato com outro visitante anônimo - mas foi totalmente ignorada. 

Agora, falando sério. Você já parou para tentar entender  o metaverso, a arte digital e as NFTs? Já pensou que pode haver uma oportunidade de projeto ou pesquisa nesses campos? 





 

Curadora brasileira em museu americano


Após realizar uma busca global, o Minneapolis Institute of Art (Mia) anunciou a contratação da brasileira Valéria Piccoli como presidente de arte das Américas e curadora de arte latino-americana. Piccoli atuava como curadora chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo desde 2012. Um dos argumentos do Mia para a contratação foi o trabalho que ela vinha desenvolvendo na aquisição de obras de artistas de grupos historicamente sub-representados. O assunto foi destaque no Art Daily (matéria em inglês).

 

Unicamp inaugura Museu da Diversidade Biológica


Da junção do Museu de Zoologia com o Herbário da Universidade de Campinas, nasceu em outubro o novo Museu da Diversidade Biológica. O espaço tem mais de 1 milhão de itens de coleções botânicas e de zoologia, incluindo cerca de 40 mil gravações de sons de espécies. Por enquanto, o Museu está aberto apenas para pesquisa. A previsão é de que a visitação de público comece no ano que vem. As informações são do portal da Unicamp
 

Psiquiatras belgas receitam visitas a museus 


Esta notícia foi a mais compartilhada em nossas redes sociais em outubro. Em uma experiência-piloto, 20 psiquiatras belgas estão receitando visitas grátis a museus para os pacientes e seus familiares, principalmente em casos de estresse, burn-out e depressão. Cinco museus de Bruxelas participam da iniciativa, que vai durar seis meses na fase experimental. Saiba mais no site português Renascença.  

 

>> Para ficar de olho
 

>> Membros do ICOM Brasil têm 15% de desconto no curso on-line Projetos Culturais 306º, do consultor André Fonseca. O curso falará sobre estratégias para projetos culturais, preparação para captação de recursos e comunicação para gerar mais percepção de valor. Inscrições até 15/11. 

>> A edição número 50 da publicação ICOFOM Studies Series, do Comitê Internacional para Museologia do ICOM, está com chamada aberta para submissão de artigos. É a primeira vez na história da revista que isso acontece. Os textos devem ter até 6.000 palavras e ser escritos em uma das línguas oficiais do ICOM (inglês, francês ou espanhol). Envios até 11 de novembro

>> O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) está com inscrições abertas, até 20/11, para o curso on-line Criação de Projeto de Estudo de Público em Museus: da teoria à prática. A oficina acontece nos dias 22 e 23 de novembro. 

 

>> Publicações
 

Museu de Arqueologia e Etnografia da USP - (Des)construindo Arqueologias Digitais (e-book) 
 

>> Vagas

Pinacoteca (SP) - Estágio em Biblioteconomia (candidaturas até 12/11)

Museu da Pessoa (SP) - Desenvolvedor/a Web (sem informação sobre data de encerramento das inscrições)

Museu do Amanhã (RJ) - Educador/a e Estagiário/a de Contabilidade (até 30/11)


 

LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube
Copyright © 2022 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp