Copy

DROPS TALKING CITY #10 - OUTUBRO 2022

Semanas intensas por aqui. Outubro é um pontapé inicial para o final do ano, ainda mais sendo a última semana antes do segundo turno, que está aquecendo as redes sociais e os grupos de whatsapp com discussões, memes, fake news e muito mais, não é mesmo? Não tem como ficar alheio a tudo que está acontecendo. A pergunta que fica é: dá pra fazer política para além das eleições?

Aqui na Talking City, acreditamos no impacto das nossas decisões, focando nossa atuação em apoiar gestores(as) e servidores(as) públicos(as) que querem implementar inovação, que buscam caminhos para gerar mais valor para os cidadãos e para sociedade, mas que nem sempre tem repertório e/ou respaldo político para isso. Entramos como parceiros daqueles que querem de fato fazer a diferença. Mas como identificar um bom/boa gestor(a) público(a)?

Nos nossos anos de trabalho, percebemos algumas características comuns, que são:

  • colaboração - sabem que não vão promover mudanças disruptivas sozinhos(as) e envolvem diferentes stakeholders, criam comitês, laboratórios, meetups, grupos, ações, encontros para compartilhar a sua visão e buscar caminhos possíveis para implementação, trazendo para perto a sociedade civil - como organizações, outros órgãos e gestores públicos, organismos internacionais e o cidadão(ãs), etc.

  • transparência - compartilham e se preocupam em deixar tudo documentado e acessível a outros, afinal o recurso (seja ela financiamento ou próprio tempo da equipe) é público e deve ser bem aproveitado.

  • inquietude - não param na burocracia, buscam alternativas, caminhos legais para fazer o novo;

  • ação  - fazem, testam na prática, não se contentam com o primeiro ou segundo não que recebem, vão além da discussão e querem testar caminhos.

  • institucionalização - sabem que a importância de garantir a sustentabilidade de uma política, e que existem caminhos e mecanismos legais para garantir que seja uma política de Estado e não de um governo.

  • valor compartilhado - o valor também deve ser pensado para o prestador do serviço, e não apenas para o(a) cidadão(ã), isto é, uma nova solução deve necessariamente tornar o trabalho menos burocrático e mais inteligente para quem está executando.

Esses são alguns pontos que valem destacar! Muitas pessoas têm uma visão equivocada sobre o trabalho de um servidor(a) ou gestor(a) público(a). Assim como existem bons e maus profissionais no setor privado, o mesmo acontece na área pública. 

Na última semana, tivemos a oportunidade de rodar um teste de usabilidade de uma nova ferramenta para apoiar gestores(as) públicos(as) da área da primeira infância de 5 municípios do Brasil, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a rede Faturar. Ao total, 15 profissionais, de norte a sul, relataram os seus desafios e boas práticas desenvolvidas para melhorar o acesso e a qualidade de vida de gestantes, crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores. E dá um quentinho no coração, saber que tem muita coisa boa acontecendo. Usamos esses mesmos critérios para apoiar o nosso recrutamento.

Nosso convite é que essa lista possa te inspirar e te apoiar nas escolhas de quem vai representar o país e o seu Estado (se for o caso), neste segundo turno; e com os conteúdos desta edição do DROPS, te aproximar da vida política por meio de oportunidades, pessoas e projetos que fazem a diferença.

Boa leitura!

#1 - PROJETOS TALKING CITY: SAMPA+RURAL 

Em 2018, apoiamos a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Cidade de São Paulo, a reunir gestores públicos, sociedade civil e ativistas para idealizar a plataforma Sampa+Rural - "que reúne informações sobre desenvolvimento rural sustentável, turismo, meio ambiente e alimentação saudável, onde qualquer cidadão pode explorar e descobrir as zonas rurais da cidade". 

Na prática, é possível encontrar locais para comprar produtos locais, quem são os agricultores da cidade, quem comercializa esses produtos, atrações turísticas ligadas à natureza e turismo rural, e iniciativas da sociedade civil e poder público para tornar a cidade mais conectada às práticas sustentáveis. O Projeto, financiado pela Bloomberg Philanthropies, é resultado de uma proposta apresentada pela Prefeitura de São Paulo para promover o desenvolvimento sustentável do território rural e aprimorar suas relações com o meio urbano.

No papel, o projeto fazia muito sentido, mas como transformar a ideia em prática com tantos stakeholders envolvidos e necessidades específicas? A Talking City, então, conduziu uma oficina que reuniu todos esses atores para discutir e idear caminhos. A partir das propostas desenvolvidas pelos participantes, criou-se uma lista de funcionalidades e prioridades para a plataforma, assim como levantamento de possíveis bases de dados e informações que poderiam ser compartilhadas e usadas na plataforma. O desenvolvimento foi  da Jurema!

Confira aqui.

#2  - CONSESUS: BUSQUE EM PESQUISAS CIENTÍFICAS

O que mais ouvimos nessas últimas semanas para o combate de informações falsas foi a expressão "dá um google". Mas com tanta desinformação, é preciso também um olhar crítico sobre as fontes primárias daqueles dados - quem está compartilhando, qual o viés, qual base de dados e evidências utilizadas?

Para facilitar ainda mais o acesso a bases científicas, a CONSESUS criou "uma ferramenta que usa inteligência artificial para extrair, agregar e priorizar as informações mais relevantes diretamente de fontes de dados científicas".

Por aqui, pesquisamos "service design", e a plataforma apresenta trechos ou título de artigos que possuem as palavras, apontando a  revistas científicas publicadas e os(as) autores(as) do conteúdo. Bem interessante! Ainda está em versão beta e exige cadastro para uma segunda busca.

Apenas em inglês, acesse aqui.

#3 - OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION BRASIL

A OKBR é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e apartidária, que "utiliza e desenvolve ferramentas cívicas, projetos, análises de políticas públicas, jornalismo de dados e promove o conhecimento livre nos diversos campos da sociedade. Na esfera política, busca tornar a relação entre governo e sociedade mais próxima e transparente".

Possui quatro eixos de atuação: Advocacy e Pesquisa, Inovação Cívica, Escola de Dados (rede global comprometida com o avanço do uso de dados para resolver problemas reais em prol de sociedades mais conscientes, sustentáveis e justas) e Serviços.

A OKBR trabalha e articula pautas importantes, como a transparência dos dados relacionados ao COVID, e um projeto super interessante chamado "Querido Diário" (AMAMOS ESSE NOME), "que propõe utilizar inteligência artificial para classificar, contextualizar e expandir a informação dos diários oficiais municipais brasileiros, tornando-os disponíveis em uma plataforma que permitirá sua visualização em formato aberto e amigável".

Atualmente é liderado pela Fernanda Campagnucci, ex-gestora pública do município de São Paulo, tendo atuado em diferentes iniciativas de transparência e abertura de dados. Comentamos sobre ela, na edição passada da Drops Talking City, por ter sido uma das gestoras do Pátio Digital - Laboratório de Inovação e Governo Aberto da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Tem um currículo e atuação F-O-D-A. 

Acesse a página da OKBR aqui e siga nas redes sociais também!

#4 DICA DE NEWSLETTER: CAIO DIB

Quer saber mais sobre projetos, dados, vagas e conteúdos de Educação no Brasil? O Caio Dib é um daqueles joveeens criativos, pesquisadores e experimentadores que dá gosto de seguir. Este ano, ele começou vários projetos interessantíssimos - como acompanhar, mapear e analisar as vagas na educação; até uma série de lives com candidatos a Deputados Estaduais que trazem consigo a pauta da Educação. 

Você pode se inscrever na news ou seguir esses conteúdos nas redes sociais. 

#5 DICAS DO MÊS!
 

> Festival Social Good Brasil

Um dos eventos mais inspiradores e maravilhosos do Brasil, que acontece anualmente em Floripa. É sempre uma experiência, muito mais que um evento.

Faz alguns anos que o Social Good direcionou suas ações de inovação social para o olhar qualificado e de letramento em dados. Segundo o site da organização, "o Social Good Brasil quer ver cada vez mais pessoas, organizações e governos fluentes em dados. Juntos, podemos enfrentar os desafios urgentes do mundo e preparar as pessoas para navegar no mar de dados".

O evento É GRATUITO e acontecerá de forma híbrida - com atividades online e presenciais em Florianópolis, entre os dias 01 e 05 de Novembro. Se joga, conheça a programação e inscreva-se aqui.
 

> CASE 2022

É um o maior evento de Startups e Empreendedorismo da América Latina, que chega à sua 9ª edição, e conta  conta com a participação de empreendedores, grandes startups e corporates, investidores anjo, aceleradoras de startup e outros agentes do ecossistema de inovação e empreendedorismo. Durante os dois dias de evento é possível passear pela feira de negócios, assistir palestras sobre os mais diversos temas e participar de mentorias para startups.

Vai acontecer nos dias 17 e 18 de Novembro, em São Paulo, presencialmente. Saiba mais aqui. 


Se você curtiu nosso conteúdo, compartilhe <3
Share Share
Tweet Tweet
Forward Forward
Assine o Drops Talking City

Sobre a Talking City

Somos uma organização que aproxima cidadãos de governos para criarmos cidades melhores e onde desenvolvemos cursos de Design de Serviço, para quem quer conhecer e praticar Design e Inovação. Conheça aqui e siga nossas redes sociais (links abaixo) !

YouTube
Instagram
Medium
Website
Copyright © 2022 Talking City, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp