Copy
View this email in your browser

EM REUNIÃO, GRUPO DE TRABALHO
DISCUTE LIBERAÇÃO DA FAIXA DE 410 MHz

O Grupo de Trabalho (GT) Anatel Utilities participou de reunião na sede da Anatel, em Brasília, em 25 de outubro. Em pauta, a liberação da faixa de 410 MHz para as empresas de missão crítica. No encontro, três empresas – Neoenergia, Cemig e EDP – apresentaram as facilidades e dificuldades para a migração para a rede LTE. Já a Celplan mostrou a ocupação dessa faixa em todo o país.

Com isso, foi possível concluir que, em alguns estados será mais difícil fazer a migração. De qualquer forma, o tema já vem se prolongando há muito tempo. Em reunião no dia 1º de abril, o GT havia sido informado pela Anatel que a faixa seria liberada no segundo semestre. Agora, esse prazo foi adiado para o começo de 2023

EMPRESAS JÁ PODEM FORMALIZAR PEDIDO
DE USO DO ESPECTRO DE 450 MHz

Ainda sobre a Anatel: a UTCAL foi recebida no dia 11 de outubro pelo presidente da agência, Carlos Baigorri. Entre outros temas, tratou-se da liberação da faixa de 450 MHz, que assegura às utilities uma flexibilidade maior para desenvolver seus projetos. Segundo a Anatel, o uso da faixa já pode ser solicitado pelos interessados. Nossa orientação é para que as empresas que queiram operar em 450 MHz enviem carta à agência, formalizando o pedido.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
DO WORKSHOP NO CHILE

 No dia 10, das 9h às 17h, a UTCAL promove o seminário "Tecnologia para utilities", em Santiago, no Chile.  A programação está a seguir:

  • 9:00 - 9:30 - Descripción general de UTCAL y UTC Global (UTC USA, Euro UTC y AfricaUTC))
    Palestrante: Dymitr Wajsman - UTCAL CEO.

  • 09:30 – 10:00 - "Ruta de transformación digital y evolución tecnológica para el sector de servicios públicos (utilities)".
    Palestrante - Severiano Macedo – Digital Transformation Specialist – CISCO.

  • 10:00 – 10:45 -“Mejores prácticas para la implementación de una red privada multiservicio en una visión de largo plazo”. Experiencia diseñando, implementando y administrando redes para varias empresas utilities y utilizando varios fabricantes".
    Palestrante: representante da Celplan.

  • 10:45 – 11:00 - Coffee Break.

  • 11:00 – 11:30 - "Espectro radioeléctrico para Utilities – Acciones UTCAL en CITEL (OEA) y ITU (ONU).
    Palestrante: Clovis Baptista – Consultor UTCAL.

  • 11:30 – 12:30 - “Mejores prácticas de ciberseguridad en las empresas eléctricas - ejemplo brasilero”
    Referenciar la Rutina Operacional del ONS RO-CB.BR.01, la Resolución Normativa 964/21 de la ANEEL y el marco de gestión de la ciberseguridad basada en riesgos NIST CSF, buscando

    • I - adoptar normas, estándares y referencias de buenas prácticas en ciberseguridad y
      II - identificar, proteger, diagnosticar, responder y recuperarse de incidentes cibernéticos.
      Palestrante: Roberto Boucinhas - Chair of the Cybersecurity Best Practices Working Group – UTCAL.

  • 12:30 – 14:00 – Almuerzo.

  • 14:00 – 14:30 - "Finalidades de las redes inteligentes en operación para hoy y para el futuro".
    Palestrante: Ricardo Silva - Gerente Executivo de Soluções - Landis+Gyr Equipamentos de Medição LTDA.

  • 14:30 – 15:15 - "Redes Privadas y Modernización de la WAN – ¿Cuáles son las tecnologías en la evolución de las redes de telecomunicaciones de las Utilities?
    Palestrante: Alberto Rodrigues – Energy Business Development Director, Nokia Enterprise LAT.

  • 15:15 – 15:30 - Coffee Break.

  • 15:30 – 16:00 - "Importancia de los Criterios para Definición de Estándares para las Redes Inteligentes".
    Palestrante: Fernando Fogolin - Regional Sales Manager – LATAM, Nansen

  • 16:00 – 16:30 - "Redes de comunicación para un sistema de energía inteligente, eficiente y estable
    ¿Cuáles son los desafíos que enfrenta la infraestrura de redes para alcanzar la transformación digital que demandan ciudades más comunicadas y sostenibles? Presentaremos soluciones para ambientes críticos y smart grid".
    Palestrante: Marcela Valencia - Key Account Manager de Furukawa Electric LatAm.

  • 16:30 – 17:00 - Q&A y Cierre. 

EM EVENTO DA NOKIA, ENTIDADE
FALA DE SUAS REALIZAÇÕES

Por conta da realização do workshop, a UTCAL foi convidada para participar de outro evento no Chile. Trata-se de um seminário promovido pela Nokia. Na ocasião, a UTCAL fará uma apresentação sobre suas realizações e sobre os desafios do setor.

PESQUISA VAI ENTENDER AS DORES DO SETOR

A UTCAL prepara uma pesquisa para conhecer os anseios e as necessidades das empresas nas áreas de telecomunicações, automação e cibersegurança, entre outros, neste momento de significativas transformações e exigências de modernização dos diversos ambientes industriais. Para coletar as informações, a entidade está desenvolvendo um questionário, destinado aos fornecedores de soluções de telecomunicações, especificamente no segmento de rádio abaixo de 1 GHz.

As questões estão distribuídas conforme as faixas de frequências abaixo de 1 GHz regulamentadas pela Anatel e segmentadas pelas principais aplicações demandadas pelas concessionárias de energia elétrica nesse processo de transformação digital, envolvendo os segmentos de geração, transmissão e distribuição, tais como: automação, medição inteligente, smart grid, videomonitoramento, mobilidade para as equipes de campo, geração distribuída, iluminação pública e relacionamento com o cliente.

ASSOCIADOS JÁ PODEM RESPONDER AO
QUESTIONÁRIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Marcado para acontecer entre 2 e 4 de dezembro, no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, avança um pouco mais: os associados já receberam os questionários para opinar sobre temas importantes do setor. A participação de todos é fundamental para construir as estratégias a serem desenvolvidas no biênio 2023/2024.

NOVIDADE NO SUMMIT 2023: SIMPÓSIO TRATARÁ DO COMPARTILHAMENTO DE INFRAESTRUTURA

Um dos temas que mais mobiliza o segmento de utilities, o compartilhamento de infraestrutura terá destaque na programação do UTCAL Summit 2023. A UTCAL está desenvolvendo um simpósio que reunirá todos os agentes da discussão: agências reguladoras, empresas do setor elétrico, empresas de telecomunicação, advogados e especialistas brasileiros e estrangeiros. 

O UTCAL Summit 2023 acontece de 29 a 31 de março, no Windsor Barra Hotel, no Rio. E a lista de patrocinadores não para de crescer. Já estão confirmados os seguintes apoios: Cisco, 4RF, Claroty, Quantum13/Nozomi, Ribbon, NTT/AWS, Byne/Globalsat, GE, Tait Communications, TI Safe, Fiberx, Hubbel, Motorola e VFP Telecom.

PATROCINADORES SUMMIT 2023

Facebook
Website
LinkedIn
Editoração e Layout: Grupo Brasil Design, Produções e Eventos

Copyright © UTC América Latina, direitos reservados.

Proibida a reprodução sem citar a fonte.

Clique aqui para sair de nosso cadastro.