Copy
Edição Extraordinária  |  22 de dezembro de 2022
Instagram IQUSP
Facebook IQUSP
YouTube IQUSP
Twitter IQUSP
LinkedIn IQUSP
Site IQUSP

Homenagem
ISAIAS RAW (1927-2022)

Nesta edição extraordinária de nossa Newsletter, o IQUSP presta uma homenagem ao professor e pesquisador Isaias Raw, falecido em 13 de dezembro de 2022.

Leia na reportagem um texto adaptado de Walter Colli, Professor Emérito do IQUSP e da USP.

“Os militares o prenderam como subversivo, entendendo que Isaias fazia parte de grupos que queriam derrubar o estado para implantar a ditadura do proletariado. Erraram. Mas Isaias era subversivo: o tempo todo, na Ciência, na Educação e na Saúde, criou para transformar. Fez a subversão da inteligência contra a mediocridade; da provocação intelectual contra a acomodação; da verdade no discurso contra a impostura da retórica vazia; da modernidade progressista contra a tradição reacionária. Em tudo que tocou, Isaias foi revolucionário. Plantou e plantou muito. Plantou e deixou para que alguém continuasse” (sic Colli, W.).

 

O início da jornada

Paulistano, médico, cientista, professor. Isaias Raw, nascido em 26 de março de 1927, começou sua trajetória acadêmica ainda no Colégio Anglo-Latino de São Paulo, onde era estudante. Entusiasta da educação em Ciência a partir de métodos experimentais, Raw construiu em sua escola um Museu de História Natural e fundou a revista Cultus, para difundir informações sobre as novidades na Biologia Moderna. Entre 1945 e 1950, ele cursou Medicina na Universidade de São Paulo.

Em 1952, Isaias foi nomeado para dirigir a seção do IBECC-SP (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura) — cargo que lhe permitiu organizar e realizar atividades como feiras de ciências, museus, clubes de ciência, treinamento de professores e produção de equipamentos de laboratório. Sua motivação sempre foi garimpar talentos e permitir que os jovens pudessem exercer a Ciência e o método científico na prática. Foi também neste contexto que nasceram os kits e minikits de Química, Eletricidade e Biologia, acompanhados de uma vasta quantidade de material escrito. A iniciativa atingiu grande capilaridade no sistema educacional e foi bem recebida por professores do Ensino Básico.

A visão integrada de Isaias sobre o processo educacional produziu um amplo movimento editorial em São Paulo. Seus esforços resultaram na fundação da Editora da Universidade de São Paulo e da Editora da Universidade de Brasília, sempre com a finalidade de garantir espaços abertos à inovação. Outra de suas contribuições foi a unificação dos exames vestibulares em SP — o que levou à instituição da Fundação Carlos Chagas e do CESCEM (Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas), órgão precursor da FUVEST. No mesmo período, Raw fundou e dirigiu o Curso Experimental de Medicina na FMUSP, onde os alunos eram preparados para o estudo de uma medicina científica. Enquanto existiu, o sucesso do curso foi tão grande, que os alunos o colocavam como primeira opção nos exames vestibulares.

 

O legado de Isaias: contribuições científicas

No início da década de 1960, Isaias já era um cientista reconhecido internacionalmente. De seus diversos trabalhos realizados, ressaltam-se sua participação, com Severo Ochoa, na cristalização da crotonase, enzima do ciclo de oxidação de ácidos graxos; a demonstração da existência de uma via alternativa de transporte de elétrons na membrana externa da mitocôndria; e a demonstração, já em 1955, de que subpartículas mitocondriais eram capazes de conservar energia química na molécula de ATP — destruindo o dogma de que havia a necessidade da mitocôndria estar intacta para haver fosforilação. Como em tudo o que fez, também nestes temas Isaias deparou-se com incredulidade e reservas advindas da comunidade científica.

A sua intensa atividade científica levou Raw a conquistar o cargo de Professor de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina em 1964, logo após sair da prisão. Havia sido preso um pouco antes pelos militares, acusado como subversivo. Em 1965, apoiou a Reforma Universitária e, sem o consentimento da Congregação ou qualquer outro órgão, mudou todo o Departamento de Bioquímica para os prédios recém-construídos e semi-prontos do Instituto de Química, na Cidade Universitária. Os demais grupos de pesquisadores mudaram-se no ano seguinte, mas a unidade só iniciou oficialmente suas atividades no novo endereço em 1º de janeiro de 1970.

 

Do exílio ao recomeço

Por uma infelicidade decorrente da ditadura, Isaias Raw nunca pertenceu formalmente ao IQUSP — em 1969, pouco antes da inauguração do Instituto, ele foi aposentado compulsoriamente. Vendo que suas iniciativas educacionais e científicas estavam bloqueadas, preferiu exilar-se no exterior. Porém, mesmo longe de sua terra natal, Raw teve uma década bastante frutífera.

Primeiro, ele passou um ano em Israel, na Universidade Hebraica. Depois, mudou-se para os Estados Unidos e lá frequentou o MIT, a Universidade de Harvard e o City College de Nova York. Ao longo deste período, participou de vários comitês de ensino; atuou como consultor da Pan American Health Organization; foi consultor do Banco Mundial, para um programa de ensino de ciências na Espanha; foi diretor do programa “What People Eat?”, projeto integrado de química e nutrição desenvolvido no MIT e em Harvard; escreveu livros, dentre eles o “Bioquímica: Fundamentos da Ciência Médica”, editado em 1981 pela McGraw-Hill.

Ao retornar para o Brasil, em 1980, Isaias não aceitou ser reintegrado ao quadro de funcionários da USP. Alegava que o Departamento de Bioquímica não mais necessitava de seus serviços e foi buscar novos ares. Neste sentido, trabalhou por algum tempo no Laboratório Lavoisier de Análises Clínicas e, em seguida, foi contratado para atuar no Instituto Butantan. Lá, Raw liderou a modernização das plantas de produção de vacinas e soros e contribuiu para o desenvolvimento de produtos para uso coletivo e promoção da saúde, tais como a vacina contra hepatite B, a tríplice com hepatite B, os primórdios da vacina contra a dengue, a vacina da gripe, da coqueluche, do pneumococo, da hepatite B com BCG e o surfactante pulmonar. Sua última obra no Butantan foi a construção do Museu de Microbiologia — um museu interativo no qual os estudantes secundários podem manipular organismos unicelulares vivos, além de estudar modelos fiéis de vírus, bactérias e protozoários.

Falecido em 13 de dezembro de 2022, Isaias será sempre lembrado por aqueles que o conheceram e por suas inúmeras contribuições nos ramos da Ciência e Educação.

 

“A trajetória de Isaias foi um perene recomeçar! Como uma faísca incontrolável, ele foi um gerador de iniciativas que sempre tiveram como fio condutor a ânsia de influir na criação de uma mentalidade científica na escola, na empresa e na sociedade. Tudo o que fez sempre tentou abranger o Brasil: educação científica para todos, vacinas para todos, insumos para todos. Neste processo, numerosas pessoas foram envolvidas; agrupamentos foram formados e permanecem, enquanto outros se desfizeram e foram fertilizar novas iniciativas. Foi isso o que, após 75 anos, ficou de Isaias: as ideias, as sementes de transformação e as pessoas que, trabalhando com ele, ele ajudou a moldar” (sic Colli, W.).

Concurso para Professor Doutor: IQUSP abre editais para o departamento de Química Fundamental | As vagas disponíveis são nas áreas de Físico-Química, Química Orgânica e Química Analítica. Interessados podem se inscrever via Sistema USP até 17 de fevereiro.
Concurso para Professor Titular: IQUSP abre editais para os departamentos de Bioquímica e Química Fundamental | As vagas disponíveis são nas áreas de Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química, Química Ambiental e Ensino de Química (prazo 27 de fevereiro de 2023) e Bioquímica e Biologia Molecular (prazo 27 de fevereiro de 2023). Interessados podem se inscrever via Sistema USP.

IQUSP recebe Incubadora USP/Ipen para apresentar o ‘Programa DNA’, da Cietec

Em 16 de dezembro de 2022, dando sequência aos eventos sobre empreendedorismo realizados no IQUSP, ocorreu no Anfiteatro Paschoal Senise uma roda de conversa sobre o novo Programa DNA do Cietec — que irá selecionar 30 startups pelo Brasil para o fomento à pesquisa e desenvolvimento empresarial. O bate-papo foi ministrado por Felipe Maruyama, diretor de Operações, Programas e Projetos do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec).

Em novo podcast, o professor Paulo Sérgio Santos conta mais de suas memórias sobre a história do Instituto de Química da USP

A Biblioteca do Conjunto das Químicas lança novo episódio em seu canal de podcasts, intitulado Podteca. Nesta edição, o prof. Paulo Sérgio Santos — que foi aluno e diretor do IQUSP —  conta aos ouvintes um pouco sobre a história da nossa instituição, usando como base a experiência proporcionada pelo programa NAS/CNPq nos anos 1970 | Podteca BCQ

BCQ: Funcionamento nas férias | A Biblioteca do Conjunto das Químicas irá operar em horários diferenciados durante as férias escolares. Entre 26 e 30 de dezembro, a biblioteca ficará fechada. Nos demais dias até 12 de março de 2023, ela funcionará somente de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Evento: IQUSP, CNPEM e FAPESP lançam chamada para a ‘The São Paulo School of Advanced Science in CryoEM’ | Entre 10 e 21 de julho de 2023, o Instituto de Química da USP sediará o evento — que visa cobrir os fundamentos teóricos e práticos das técnicas avançadas em Criomicroscopia Eletrônica (CryoEM) usadas para determinar estruturas macromoleculares. Entre as atividades oferecidas haverá palestras, demonstrações e sessões práticas, ministradas por pesquisadores de renome internacional na área de CryoEM. A participação será limitada a 70 alunos escolhidos pela Comissão Organizadora, entre candidatos sediados no Brasil e de outros países, e os selecionados receberão subsídio para transporte e diárias. Interessados podem se inscrever até 1º de março de 2023 e obter mais informações sobre o cronograma neste link.
Instagram IQUSP
Facebook IQUSP
YouTube IQUSP
Twitter IQUSP
LinkedIn IQUSP
Site IQUSP

Para mais informações ou sugestões: comunicacao@iq.usp.br

Se deseja divulgar seu evento ou pesquisa conosco, preencha o formulário:
https://forms.gle/rg12TeWMFQZr2N5b6  

 

Comunicação IQUSP

Instituto de Química
Universidade de São Paulo

 

Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Cidade Universitária
CEP: 05508-000 - São Paulo - SP


Este e-mail foi enviado para você, porque você é um membro da Comunidade IQUSP.
Se deseja cancelar a sua inscrição, contate-nos em comunicacao@iq.usp.br







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Comunicação IQUSP · Avenida Professor Lineu Prestes, 748 · Butanta · Sao Paulo, SP 05508-000 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp