Copy

DROPS TALKING CITY #12 - DEZ DE 2022

Que alegria poder dizer: conseguimos bater a meta com uma newsletter por mês durante o ano de 2022*. \o/ \o/ 

Com aquele clima de retrospectiva, começamos a fazer o balanço sobre nossas realizações e aprendizados. Uma das maiores dúvidas que sempre aparece por aqui é: será que queremos crescer a ponto de sermos grandes? Estou aqui, abrindo a cozinha, porque essa não é uma pergunta fácil de responder. Afinal, o que significa ser grande? Grande em faturamento? Grande em time? Grande em projetos? Grande em impacto? Grande internacionalmente? Quais outros indicadores podemos e devemos medir? Será que já não somos?

Para Talking City e para Futurar nossa prioridade sempre foi atuar em projetos voltados para melhoria de políticas públicas ou de organizações de interesse público (em advocacy, qualificando os processos de inovação ou apoiando organizações sociais).

Trabalhamos numa lógica de "boutique":

  • onde as lideranças atuam diretamente no desenvolvimento dos projetos;

  • com uma gestão mais horizontal, trabalhando a partir da colaboração, compartilhando orçamento e a tomada de decisão;

  • com olhar bem especial para os(as) profissionais envolvidos(as) no projeto. Tentamos ao máximo entender quem será a equipe no momento da proposta, buscando pessoas que tenham interesse no tema/projeto, com perfil mais sênior, conhecendo sua base de remuneração e tempo de dedicação;

  • praticamos a poligâmia, termo usado por uma das MADIs (Mulheres Atuando em Design e Inovação) numa discussão bem interessante sobre trabalho, considerando que "nenhum projeto ou empresa conseguirá satisfazer TODOS os meus desejos e aspirações de desenvolvimento profissional". Por isso, nossa rede é viva, e seus(suas) profissionais experimentam, testam, fazem outras coisas. O que importa é a presença, a transparência e o diálogo - para garantir que ninguém fique na mão e consiga trabalhar de forma colaborativa, alternando momentos síncronos e assíncronos. 

    Como falei, temos muitas dúvidas sobre esse ser ou não o melhor caminho, mas seguimos na lógica do design, prototipando essas relações, melhorando a cada novo projeto e buscando ao máximo garantir uma visão mais humana, sustentável, com cuidado e pensando no bem-estar da rede. 

    Por enquanto, crescer tem significado gerar mais valor para nossa rede e para os nossos clientes, que têm o desejo comum de poder criar impacto positivo na vida das pessoas.

    E com esse espírito, essa news traz um pouco mais da dados sobre a gente.... e dicas para você terminar o ano mais leveeeee. 


    Bom descanso, boas festas e boa leitura <3

    (* neste link você pode navegar por todas as edições do Drops TC 2022).

 

#1 - NOSSAS CONQUISTAS

Longe de tentar ser o Spotify, mas decidimos compartilhar os principais números do ano. Além dos dados quantitativos, também vale destacar conquistas importantes:

  • Laura Lemos: conquistou a bolsa Chevening e está fazendo mestrado no UCL Institute for Innovation and Public Purpose no Reino Unido <3
  • Cynthia Demetrio: realiza sua pesquisa de mestrado em políticas públicas na EACH-USP sobre a incidência política do terceiro através dos instrumentos para as Políticas Intersetoriais de Primeira Infância em São Paulo. Analisa o Protocolo Integrado de Atenção à Primeiríssima Infância, dentre outras iniciativas na trajetória das políticas para PI na cidade de São Paulo;
  • Aliás, já falamos aqui, mas vale destacar mais uma vez: o Protocolo, criado em conjunto com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal para cidade de São Paulo foi publicado e está em fase de implementação \o/

#2  - APRENDIZADOS E DESAFIOS PARA 2023

Desde 2019, a gente vem diminuindo a quantidade de projetos por ano e vem desenvolvendo projetos de maior complexidade e que exigem mais tempo. A palavra de ordem foi: CALMA.

Aprendemos com projetos passados: estamos conseguindo valorizar mais a saúde mental das nossas equipes. Queremos fazer os projetos com mais calma, menos ansiedade e gerando mais trocas, mesmo que isso signifique alguns NÃOs para propostas com prazos, modelos e processos que não concordamos.

São muitos os desafios, principalmente quando se trata de buscar novos modelos de negócios. Nosso desejo é criar algo diferente do modelo de consultoria tradicional - que acaba tendo pessoas mais seniores na liderança da empresa e mais juniores na entrega de projetos. 

Algumas dores ainda não foram superadas, principalmente pensando em como ir além da nossa bolha, como dar chance para outros(as) e novos(as) profissionais e como garantir mais diversidade para os nosso time.

 

#3 - PRESENTISMO

A White Rabbit compartilhou um vídeo comentando sobre duas narrativas emergentes mapeadas no seu projeto Radar, que vão impactar 2023.

Presentismo tem a ver com o entendimento que as coisas caducaram e não dá para continuar fazendo do mesmo jeito que antes. Ao mesmo tempo, as pessoas estão inseguras com o futuro e se questionando: será que tem outra forma de trabalhar, se relacionar e viver?

Veja o resto do conteúdo aqui.

 

#4 DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DESCANSISTAS PELO BEM-ESTAR DAS MULHERES

"Para pautar o respeito ao nosso direito ao descanso e incentivar mudanças em governos, corporações e indivíduos, a 65 | 10 se uniu à Subversiva e criou a Declaração dos Direitos Descansistas, um report-manifesto pelo bem estar das mulheres". 

Acesse aqui!

#5 PLANEJE SEU NOVO ANO 

A coMADI Coral Michelin disponibilizou no seu site um guia muito bacana para ajudar você a pensar suas metas e conseguir tirar seus planos do papel. É uma evolução do material de 2021, e você pode dar seus feedbacks e impressões para o material. Eu já peguei o meu.

Se joga aqui.

 

#6 DICAS DO MÊS!

>  Língua atrás dos dentes - Técnicas de oratória para mulheres

O curso é online e ao vivo, indicado para mulheres que querem destravar a fala. Acontece na semana de 26 à 30 de dezembro, das 19h às 20h30, nestas cinco aulas ela expõe teoria e propõe exercícios práticos sobre técnicas de oratória, como competência necessária para desenvolver e aprimorar falas públicas. A co MADI Rosângela Araújo é uma empreendedora maravilhosa e ainda disponibilizou 15% de desconto para as quatro primeiras mulheres que se inscreverem da nossa rede. O link de inscrição e mais informações está aqui, se joga!


Se você curtiu nosso conteúdo, compartilhe <3
Share Share
Tweet Tweet
Forward Forward
Assine o Drops Talking City

Sobre a Talking City

Somos uma organização que aproxima cidadãos de governos para criarmos cidades melhores e onde desenvolvemos cursos de Design de Serviço, para quem quer conhecer e praticar Design e Inovação. Conheça aqui e siga nossas redes sociais (links abaixo) !

YouTube
Instagram
Medium
Website
Copyright © 2022 Talking City, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp