Copy
Veja este email em seu navegador
LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube

>> Notícias do ICOM


Red List Brasil será lançada em 14/2 no Museu da Língua Portuguesa


Depois de muitos meses de trabalho intenso, a Red List Brasil - Lista Vermelha dos Objetos Culturais em Risco será lançada no dia 14 de fevereiro, às 16h30, no auditório do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O evento tem presenças confirmadas da presidente do ICOM, Emma Nardi; do diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner; da presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Fernanda Castro, além da diretoria do ICOM Brasil; representada pela presidente Renata Motta

A Red List Brasil terá versões inicialmente em português, inglês e sueco, podendo ser posteriormente traduzida para outros idiomas. O documento lista e ilustra as categorias de objetos culturais brasileiros sob maior risco de tráfico internacional, incluindo peças bibliográficas, arqueológicas, paleontológicas, etnográficas, de arte sacra e religiosa, além de objetos etnográficos. 

Após o lançamento, a publicação será distribuída para autoridades fiscalizadoras em todo o mundo e estará disponível para download gratuito na base de dados das Red Lists do ICOM.


O espaço do evento tem número limitado de lugares. Caso tenha interesse em comparecer pessoalmente, verifique a disponibilidade enviando e-mail para icom.bra@gmail.com.

Fernanda Castro assume presidência do IBRAM 


Servidora de carreira do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Fernanda Castro foi uma das profissionais indicadas na nominata subscrita pelo ICOM Brasil e encaminhada ao Ministério da Cultura no final do ano passado, junto com a Plataforma Unificada para o Setor Museal Brasileiro. Fernanda é graduada em História, mestre e doutora em Educação e tem uma extensa carreira na área da educação museal. Antes de ser nomeada pela ministra da Cultura Margareth Menezes ela atuava como Diretora Substituta do Museu Histórico Nacional. A Folha de S. Paulo publicou o seu perfil
 

Nova Definição de Museu tem tradução revisada 


Os comitês nacionais do ICOM nos países lusófonos fizeram uma revisão conjunta da tradução da Nova Definição de Museu para o português, levando em consideração as observações enviadas pela comunidade. A nova tradução consolidada sofreu pequenos ajustes para tornar a leitura em português mais direta, ao mesmo tempo mantendo a estrutura das versões oficiais em inglês, francês e espanhol, línguas oficiais do ICOM. Confira como ficou: 
 

“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos”.

 

FILIAÇÃO AO ICOM 2023 - SÓ ATÉ 24 DE MARÇO

Não custa lembrar: se você pretende ingressar no ICOM ou renovar sua filiação para manter-se como membro ativo em 2023, o prazo para pagamento integral das anuidades se encerra em 24 de março. Nossa rede cresceu este ano no Brasil e mostrou que tem poder de articulação e diálogo com profissionais das diferentes regiões. Além disso, quem faz parte do ICOM recebe os seguintes benefícios: 

Carteirinha que dá acesso gratuito a museus em todo o mundo.
✅ Poder de voto, no caso dos profissionais ativos, em um dos 31 comitês internacionais temáticos.
Acesso a editais para apoio de projetos e bolsas para participação em eventos internacionais. 
✅ Acesso exclusivo a documentos e publicações como a revista Museum International.
✅ Desconto em cursos realizados por parceiros.

Como faço para me tornar membro? 
É preciso preencher um formulário eletrônico e enviar sua documentação - confira o passo a passo em nosso site.


Já fui membro e quero voltar. Como faço?
Entre em contato através dos canais indicados abaixo. Voltar ao ICOM é muito mais fácil (e menos custoso) do que você imagina. 

Dúvidas? Fale com a gente: 
📧 icom.bra@gmail.com
📱 (11) 97380-5381



Novo número da Museum International tem artigo brasileiro


A nova edição da Museum International, que teve tema aberto, tem entre seus artigos um dedicado às estratégias de reconstrução e relações com o público implementadas pelo Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, após o incêndio ocorrido em 2018. O texto é assinado por Fernanda Cristina Cardoso Guedes (membro da equipe de comunicação) e Alexander Kellner (diretor). A revista está disponível para download na área de acesso exclusivo aos membros do site do ICOM.

E o próximo número da revista, que terá a Sustentabilidade como tema central, teve submissão de resumos prorrogada até 20 de fevereiro.



ICOFOM lança publicação focada nos 50 anos da Mesa de Santiago do Chile


Está disponível para download gratuito a revista ICOFOM Study Series: 50 años de la Mesa Redonda de Santiago de Chile: lecturas en clave actual, em espanhol, inglês e francês. A publicação foi editada por Leonardo Mellado (Chile) e pelo museólogo brasileiro Bruno Brulon. A revista tem artigo assinado por Rebeca Ribeiro Bombonato e Marília Xavier Cury, ambas do Museu de Arqueologia e Etnografia da USP, sobre os caminhos abertos pela declaração de Santiago para a autorrepresentação indígena em museus.
 

Agenda do ICOM: datas definidas para encontros internacionais 


O Comitê Internacional do ICOM para Documentação (CIDOC) realiza sua Conferência 2023 entre os dias 24 a 28 de setembro na Universidade Nacional Autônoma do México, tendo como tema principal as fronteiras do conhecimento em documentação e integração digital de informações. As inscrições já estão abertas.

Já o XIII Encontro Regional 2023 do CECA LAC - Comité Educación y Acción Cultural América Latina y el Caribe ocorrerá no Museo de Sitio y Santuario Arqueológico de Pachacamac em Lima (Peru), entre os dias 24 e 28 de outubro. Acompanhe notícias pelo Facebook do CECA LAC.




 

>> Notícias do setor


IBRAM disponibiliza estudo sobre impacto econômico dos museus 


A pesquisa Modelo Metodológico de Estudo e Valoração do Impacto Socioeconômico dos Museus Aplicado à Realidade Brasileira foi desenvolvida entre 2018 e 2021 em parceria com o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (Neccult) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e resultou em três publicações, disponíveis para download no site do Instituto Brasileiro de Museus: Avaliação do Impacto Socioeconômico de Museus no Brasil: um estudo exploratório, Manual para avaliação de impactos socioeconômicos dos museus brasileiros e Análise Múltipla - Planilha de Referência.  
 

 

Guerra na Ucrânia provoca roubo recorde de acervos locais


"Eles carregavam essas obras-primas como se fossem lixo", declarou a diretora do Museu Regional de Arte de Kherson, Alina Dotsenko, se referindo aos relatos que ouviu de pessoas que testemunharam o esvaziamento da instituição por tropas russas. Autoridades ucranianas afirmam que as forças da Rússia roubaram ou danificaram pelo menos 30 museus. Já a organização The Art Loss Register, sediada em Londres,  já registrou o desaparecimento de mais de dois mil itens da Ucrânia. O assunto foi destaque no jornal O Globo.

Vale lembrar: a Red List Emergencial da Ucrânia foi a última publicada pelo ICOM, justamente por conta do risco de pilhagem e tráfico amplificado pela invasão.


 

Museu Britânico e Grécia conversam sobre retorno dos mármores do Parthenon 


Este é talvez o caso mais emblemático de retirada de bens culturais de um país para outro, o que justifica tantos holofotes sobre as negociações em andamento. Segundo o The New York Times, em matéria traduzida pela Folha de S. Paulo, representantes do Museu Britânico e do governo da Grécia vêm tendo conversas secretas a respeito da devolução dos frisos do Parthenon de Atenas retirados das ruínas pelo Lord Elgin, no século 19, quando a Grécia estava sob domínio Otomano. 

O acordo de restituição aparentemente não está tão próximo de um desfecho, mas a pressão cada vez maior para rediscussão de acervos transferidos sem a concordância de seus países de origem - principalmente em razão de processos coloniais ou pilhagem em guerras - vem mantendo o diálogo em andamento. Há poucas semanas, o Vaticano devolveu à Grécia fragmentos do Parthenon que estavam em seu acervo.

Na contramão da tendência de devolução, artigo publicado na revista Veja aponta risco de "esvaziamento" de museus cujas coleções estão sendo questionados. 


 

>> Para ficar de olho

 

>>  O Ministério da Ciência e Tecnologia vai investir R$ 20 milhões na criação de museus e praças de ciência através de um edital, que fica com inscrições abertas até 30 de março. Podem participar instituições científicas e tecnológicas em cooperação com autoridades municipais. 

>>  A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está promovendo encontros setoriais para debater os editais do ProAC Direto - o programa de incentivo à cultura do estado. A reunião com representantes de museus será no dia 6/2, das 14h às 15h30, em formato híbrido. É preciso se inscrever para participar

>> Publicações


ICOFOM - Babel Tower: Museums people in dialogue.

Universidad Nacional de Córdoba (UNC) - EducaMuseo

Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina - Impactos da pandemia de Covid-19 nas instituições museológicas catarinenses

UNESCO - Segundo relatório sobre intolerância religiosa: Brasil, América Latina e Caribe



 

>> Vagas

Museu do Futebol (SP) - Coordenador/a do Núcleo Educativo (candidaturas até 5/2).

Museu da Diversidade Sexual (SP) - Articulador/a Social (até 8/2), Estagiário/a de social media (até 5/2), Coordenador/a de operações e facilities (até 5/2), Analista de projetos (até 8/2), Coordenador/a de exposição e programação cultural (até 5/2).

LinkedIn
Facebook
Website
Instagram
YouTube
Copyright © 2023 ICOM Brasil, Todos os direitos reservados.


Quer parar de receber esta newsletter?
Você pode cancelar a sua assinatura.

Email Marketing Powered by Mailchimp